Carreira
Publicado em
16/3/23

Residência em Dermatologia: O que é, residência médica e mercado de trabalho

Escrito por:
Residência em Dermatologia: O que é, residência médica e mercado de trabalho

A residência médica em Dermatologia, entre as de acesso direto, costuma estar sempre entre as mais procuradas.

Como já dito em nosso texto sobre Anestesiologia, ela faz parte do acrônimo cunhado e popularizado nos EUA, o ROAD (“caminho” ou “estrada” em inglês; com o acrônimo descrevendo Radiologia, Oftalmologia, Anestesiologia e Dermatologia).

ROAD é utilizado para descrever residências médicas que oferecem um bom estilo de vida associado a uma boa recompensa financeira, permitindo ao médico que este desenvolva um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. Como veremos, é o caso da Dermatologia.

O que é a Dermatologia?

A Dermatologia é a especialidade clínico-cirúrgica responsável por estudar, diagnosticar e tratar de enfermidades que acometem a pele, unha e cabelos. Além desses profissionais poderem atuar de forma clínica-cirúrgica, atendendo pacientes em consultórios e realizando cirurgias de doenças dermatológicas, também podem atuar em cosmiatria, ou seja, na estética. 

A área, conta com uma das maiores presenças femininas da medicina: quase 80% dos dermatologistas no país são mulheres. A média de idade dos profissionais é de 46 anos, segundo a pesquisa Demografia Médica 2023.

Quais as características de um dermatologista?

O médico Dermatologista precisa ser um profissional altamente detalhista, perfeccionista e curioso, com excelente capacidade de observação e habilidade para fazer um bom exame clínico em seus pacientes.

Muitas vezes as lesões dermatológicas são parecidas entre si e, sob o olhar de médicos de outras especialidades, é muito fácil confundi-las. O papel do dermatologista aqui é ter um olhar mais incisivo e ser capaz de correlacionar pequenos detalhes e dados clínicos aos seus diferentes diagnósticos.

Além disso, um médico dermatologista precisa ter “boa mão”. Muito da especialidade é focado na realização de procedimentos mais delicados que os procedimentos cirúrgicos normais, e o resultado deles afetará diretamente a aparência de seus pacientes.

Graças à explosão da medicina estética na última década, é importante também que o dermatologista mantenha os dois pés no bom senso e no profissionalismo. Alguns pacientes procuram resultados inatingíveis e exageram nos procedimentos estéticos, como podemos ver facilmente nas redes sociais. O papel de seu médico é orientá-lo e até, se for o caso, indicar auxílio psiquiátrico.

Por que escolher a Dermatologia como especialidade médica?

Como comentamos na introdução, se você procura um bom balanço entre vida pessoal e profissional enquanto médico, a Dermatologia é uma das quatro especialidades médicas (“ROAD”) que melhor oferecem essa condição.

Além disso, oportunidades de trabalho não faltarão. Mesmo que você more em um lugar saturado – não só para a Dermatologia, mas todas as profissões – sempre encontrará vagas, mesmo que não seja de primeira no lugar em que almeja.

A Dermatologia é uma das áreas de medicina que oferece boas chances para que você seja bem-sucedido apenas com seu consultório particular, também. Pode ser que esse momento da carreira não chegue tão rápido, mas a oportunidade para crescimento e captação de pacientes é muito grande.

Sobretudo, ela é considerada uma especialidade mais leve. Claro, há pacientes graves também, mas o dia a dia de um dermatologista costuma ser bem mais tranquilo do que o de um intensivista ou de um cirurgião cardíaco, por exemplo. 

Como é a residência médica em Dermatologia?

A residência médica em Dermatologia é de acesso direto, possui três anos de duração – não contando eventuais sub-especializações – e dá ao médico o  título de especialista. O primeiro ano da residência é mais focado na área de Clínica Médica como um todo, enquanto os dois seguintes são mais específicos para a Dermatologia em si.

O residente de Dermatologia dividirá seu tempo entre o ambulatório, as visitas às unidades hospitalares de internação e a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos (e outros procedimentos que não envolvem cirurgia). A residência em Dermatologia como um todo, porém, é centrada no ambulatório.

Para conhecer mais sobre a residente em dermatologia, seu dia-a-dia, rotina, e como é a vivência de um profissional já atuante venha assistir a nossa entrevista com a Drª. Paula Monteiro, médica dermatologista, no EMR Cast.

Qual é a rotina de um residente em Dermatologia?

Durante o primeiro ano, o médico residente em Dermatologia rodará praticamente junto com a Clínica Médica. Além dela, passará pela Endócrino, pela Hemato, pela Infecto e pela Reumatologia, além de estagiar na Emergência.

No restante da residência, o médico ficará especialmente na Dermatologia, em ambulatórios especializados durante a maior parte do seu tempo. Nele temos as cirurgias ambulatoriais, as interconsultas e os procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

Os procedimentos realizados por um residente em Dermatologia variam de pequenos (ambulatoriais) até os de médio porte, que podem ser realizados em centros cirúrgicos. Podem também ser de baixa ou média complexidade.

Abaixo listamos alguns exemplos: 

  • Exérese de lesões pré-neoplásicas ou neoplásicas;
  • Cauterizações cutâneas
  • Crioterapia
  • Esfoliações
  • Injeções de toxina botulínica (o “botox”)
  • Injeções de ácido hialurônico (o “preenchimento”)

Há ainda as atividades teóricas semanais e a rotação entre enfermarias, onde supervisionará seus R menos. A carga horária semanal fica em torno das 60 horas na maior parte dos serviços.

Qual a grade de estudo de um residente médico em dermatologia?

Segundo a matriz curricular da especialidade, elaborada pelo MEC, alguns dos conhecimentos que você deve ter ao fim de cada ano da residência em dermatologia são:

O que devo saber ao fim do primeiro ano em Dermatologia segundo o MEC?

  • Desenvolver habilidade para comunicar-se com os pacientes/responsáveis sobre a investigação diagnóstica e plano terapêutico, bem como suas complicações, efeitos inesperados, mudanças de plano terapêutico, com ênfase na segurança do paciente;
  • Dominar as bases da genética aplicada à dermatologia;
  • Dominar o diagnóstico, tratamento e orientações de medidas preventivas para infecções sexualmente transmissíveis com manifestação cutânea, hanseníase e outras doenças infecciosas prevalentes;
  • Dominar os princípios da biópsia da pele, como suas técnicas e seleção do local para sua realização;
  • Valorizar a relação custo/benefício para as boas práticas na indicação de medicamentos e exames complementares.

O que devo saber ao fim do segundo ano em Dermatologia segundo o MEC?

  • Dominar o atendimento dos pacientes internados, bem como prestar inter-consulta especializada a outras especialidades;
  • Manejar o atendimento às doenças nas faixas etárias pediátrica e geriátrica;
  • Aplicar os aspectos médico-legais envolvidos no exercício da prática médica;
  • Realizar acompanhamento e revisão dos exames realizados na rotina dermatológica e reconhecer padrões de complexidade intermediária em dermatopatologia;
  • Dominar o diagnóstico, tratamento e orientações de medidas preventivas para as doenças mais prevalentes em dermatologia nos ambulatórios de dermatologia geral.
A residência em Dermatologia é o período em que o médico passa na especialização em cuidados – tanto clínicos quanto cirúrgicos, sendo uma especialidade “mista” – com a pele e seus anexos, unhas e cabelos. Foto: Reprodução/AdobeStock
A residência em Dermatologia é o período em que o médico passa na especialização em cuidados – tanto clínicos quanto cirúrgicos, sendo uma especialidade “mista” – com a pele e seus anexos, unhas e cabelos. Foto: Reprodução/AdobeStock

O que devo saber ao fim do terceiro ano em Dermatologia segundo o MEC?

  • Realizar exames dermatoscópicos de rotina e analisar a indicação e do mapeamento digital corporal;
  • Dominar procedimentos cirúrgicos de maior complexidade na abordagem de tumores cutâneos e ungueais;
  • Tomar decisões sob condições adversas, com controle emocional e equilíbrio, aplicando liderança para minimizar eventuais complicações, mantendo consciência de suas limitações;
  • Dominar o manejo geral de aparelhos para tratamentos físicos como crioterapia e fototerapia. Avaliar o manejo da terapia fotodinâmica e laserterapia e outras fontes de energia não laser;
  • Dominar a indicação das terapêuticas medicamentosa, física e cirúrgica das doenças dermatológicas genéticas, inflamatórias (infecciosas e não infecciosas) e neoplásicas, suas eficácias, segurança e custo;

Como funciona a rotina profissional do dermatologista?

De modo geral, a rotina desse especialista é majoritariamente clínica, diagnosticando  e prevenindo doenças relacionadas à pele, unhas e cabelos ou realizando procedimentos estéticos. Caso trabalhe em hospital, o médico dermatologista pode ainda passar horas em centros cirúrgicos, em casos multidisciplinares ou tratando doenças dermatológicas como melanomas.

Vale lembrar que o médico dermatologista hoje possui um grande leque de áreas onde pode atuar, graças à tecnologia e ao avanço da medicina estética. Confira algumas:

Tricologia

Área da Dermatologia que foca no diagnóstico e tratamento de doenças capilares.

Onicologia

Área da Dermatologia que foca no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas às unhas.

Dermatologia estética

Voltada a pacientes que buscam melhorar sua aparência de forma geral, seja com procedimentos, tratamentos conservadores ou uma combinação de ambos.

Dermatologia cirúrgica

Foca em pequenos procedimentos cirúrgicos na pele, removendo ou curando lesões cutâneas por meio de laserterapia, cirurgia ou microcirurgia convencional, eletrocirurgia, quimiocirurgia etc.

Dermatologia clínica

É uma área mais geral, focada no atendimento clínico de pacientes em consultório privado ou em ambulatórios hospitalares.

Dermatologia oncológica

É focada na prevenção, diagnóstico e tratamento das diversas neoplasias de pele.

Dermatopediatria

Área da dermatologia que foca no diagnóstico e tratamento das doenças dermatológicas na infância.

Mercado de trabalho e salário

Conforme vimos, a dermatologia é uma especialidade muito ampla – especialmente nos últimos anos, com a ampliação da tecnologia incorporada à medicina estética – e suas áreas de atuação são diversas. Por isso, o mercado de trabalho apresenta a esses profissionais um índice alto de empregabilidade e excelentes remunerações

Graças à expansão, o número de vagas ofertadas em vários hospitais e clínicas é grande e muitas vezes elas não são preenchidas. Ainda é trabalhoso, é verdade, formar uma clientela grande o suficiente para poder garantir uma boa remuneração apenas com um consultório particular em início de carreira, principalmente em áreas saturadas, como as grandes capitais.

A dermatologia  é uma das especialidades médicas com maior presença feminina, com quase 80% de seus profissionais sendo mulheres. Foto: Reprodução/AdobeStock
A dermatologia  é uma das especialidades médicas com maior presença feminina, com quase 80% de seus profissionais sendo mulheres. Foto: Reprodução/AdobeStock

Já falando de salário, o ganho médio do dermatologista, de acordo com o site Guia de Carreira, é de cerca de R$ 10.674,00. Esse número normalmente é inferior ao número real, porém, pelo fato da maioria dos médicos trabalharem em mais de um lugar na maior parte das vezes.

Conclusão

A residência em Dermatologia não é procurada por tantos médicos à toa – ela abre muitos caminhos e possibilita que se atue nas mais diversas áreas, além de oferecer boa compensação financeira associada a uma excelente qualidade de vida.

É de se esperar, então, que seja uma das residências médicas mais concorridas. Se você tem o perfil de dermatologista, se interessa naturalmente pela área e acha que pode ser o seu caminho, não deixe para estudar de última hora.  ‍Organize-se, defina um calendário de estudos, escolha um curso preparatório que atenda às suas demandas e comece o quanto antes.

Leia mais: