Mentalidade
Publicado em
21/1/23

Como organizar o estudo para a residência 2024?

Escrito por:
Como organizar o estudo para a residência 2024?

Estudar para as provas de Residência não é fácil, mas utilizando a metodologia correta você perceberá que é bem possível! Inicie o seu projeto de estudo direcionando o seu aprendizado para a banca que você escolheu. É muito importante conhecer a forma que o conteúdo é cobrado através da resolução de questões e simulados de provas anteriores.

Caso você pretenda fazer mais de uma prova, deve incluir simulados de todas elas. Segue um passo a passo do que não pode faltar na sua preparação:

  • 1. Aulas e/ou apostilas direcionadas para a Banca;
  • 2. Faça muitas questões selecionadas da Banca;
  • 3. Mantenha um ciclo de revisão contínuo;
  • 4. Planeje simulados frequentes.

Esses passos precisam fazer parte do seu dia a dia de estudo. Organize seus horários para conseguir criar metas que incluam todas essas atividades, mantendo o curso em dia. Regularidade no estudo é muito importante para um processo tranquilo e eficaz.

Dicas para organizar os seus estudos para a residência 2024

Planeje seus horários

É importante fazer o primeiro planejamento dos horários, testando quanto tempo leva para cumprir com as atividades da semana e já separar este tempo médio para as próximas semanas.

Fazer grande esforço para manter o curso em dia, pois quando os assuntos se acumulam muito, geralmente os alunos vão se desmotivando e perdendo o ritmo, levando muitos até mesmo a parar de estudar. Tente manter a REGULARIDADE. Montar um rotina de estudos é essencial.

Alerta: não existe semana perfeita! Imprevistos acontecem e o aluno precisa aprender a ser flexível e lidar com os atrasos.

Aprenda com a resolução de simulados

A resolução de questões é o diferencial para a sua aprovação na residência. Foto: Reprodução/Unplash
A resolução de questões é o diferencial para a sua aprovação na residência. Foto: Reprodução/Unplash

Não se cobre com o resultado dos simulados, pois eles são exercícios para ajudá-lo a identificar os assuntos que precisam ser reforçados e como a banca coloca pegadinhas para induzir o candidato ao erro.

O início é sempre mais difícil, mas com o hábito vai ficando mais fácil. E para facilitar ainda mais, todos os nossos preparatórios contam com simulados inteligentes, focados na sua aprovação, e com um banco com milhares de questões comentadas em texto e em vídeo, para você personalizar o seu simulado.

Ser eficiente no estudo é muito importante, pois motiva o aluno a seguir em frente. Sempre avalie seu desempenho e faça mudanças quando necessário. Não tenha medo de mudanças!

O mais importante para o estudo é a qualidade e não a quantidade - estude nos momentos em que você estiver bem e sentindo que está descansado para aprender

Monte um cronograma de estudos

Atenha-se ao cronograma de estudos da sua metodologia! Iniciar o estudo do dia já tendo em mente as atividades que visa realizar fará com que o seu tempo seja otimizado e te ajudará no cumprimento das suas metas. Se possível, estabeleça metas semanais!

Revise os assuntos constantemente

Mantenha uma revisão regular dos assuntos estudados. Foto: Reprodução/Unplash
Mantenha uma revisão regular dos assuntos estudados. Foto: Reprodução/Unplash

Revise os conteúdos já estudados para não esquecer os detalhes. Além disso, sempre que perceber que o assunto não ficou muito claro, retome-o e só siga para o próximo quando tiver certeza que aprendeu - evite deixar dúvidas pelo caminho.

Conclusão

A resolução de questões na preparação para a prova de residência é essencial. Ela é um grande diferencial, assim como a elaboração de um cronograma de estudos, que te ajudará a planejar os seus estudos e a manter uma regularidade.

Manter uma constância nos estudo também é um fator importante, pois ajuda a evitar a desmotivação. Ademais, a revisão dos conteúdos estudados é essencial para aprendê-los. Assim, depois dessas dicas, tenho certeza que você estará preparado para organizar o seu estudo!

Leia mais: