Dicas
Publicado em
6/8/22

Aprenda a estudar por questões para Residência Médica

Escrito por:
Aprenda a estudar por questões para Residência Médica

Passar numa prova de residência médica não é fácil, e saber usar os melhores métodos de estudos é fundamental para quem quer garantir a aprovação na banca dos seus sonhos.

A resolução de questões é uma estratégia excelente para fixar o conteúdo aprendido e identificar os tópicos mais importantes em cada área. Mas para garantir seus resultados ela deve ser usada da maneira certa.

Pensando nisso, Bruno Kosminsky, médico e CEO do Eu Médico Residente, na série Dicas de Estudo no nosso canal do Youtube, fez um vídeo mostrando Como Estudar Por Questões Para a Residência Médica.

Por que estudar por questões?

Priorizar a resolução de estudos como método de estudos tem diversas vantagens e entre elas podemos destacar:

Saber identificar o que é relevante

É comum termos o primeiro contato com um conteúdo através de material teórico como apostilas e videoaulas, e só então responder questões referentes a essa área.

Porém, ao fazermos isso, acabamos consumindo todo o material como uma coisa só, de igual importância.  

E só depois de estudar de forma prática percebemos qual assunto daquele conteúdo é realmente relevante.

Ao estudarmos primeiro através da resolução de perguntas conseguimos perceber o que é de fato relevante é cobrado naquele tópico. 

Assim, quando for para a teoria você vai conseguir deter sua atenção no que for realmente relevante.

Resumos mais eficientes

Se você estuda a certo tempo, com certeza deve saber que incluir resumos na rotina de estudos é um hábito essencial para a retenção do conteúdo aprendido. 

Dessa forma, criar resumos que sejam eficientes tem a capacidade de alavancar seu potencial na hora da prova de residência médica.

Porém, se você estuda priorizando o material teórico como a apostila, muito dificilmente conseguirá perceber o que é de fato cobrado pelas bancas. 

Nesse sentido, a chance de fazer um resumo às cegas, baseado no que você acha que será cobrado e pode ser que não seja aumenta muito.

Priorizando estudar por questões, além de perceber o que é de fato importante, você conseguirá perceber quais assuntos têm mais dificuldade, e ainda poderá construir um caderno de erros personalizado - um dos métodos de revisões mais eficientes.

Menor preparo para a prova de residência

A prova de residência médica é composta por dezenas de questões que variam conforme a banca que você escolheu e que pode chegar a mais de 150 questões

Se você responde questões de forma rotineira dentro do seu cronograma de estudos - sejam questões soltas ou simulados inteiros - quando chegar a hora da prova vai estar muito mais acostumado a responder várias questões, muito mais do que os concorrentes que só estudam por simulados de maneira pontual.

As questões se repetem

As perguntas da maioria das bancas de residência médica costumam se repetir. Não é incomum encontrar a mesma pergunta com dados ou abordagem um pouco diferente em vários anos de aplicação.

Se você tem o hábito de responder questões passadas da banca que quer prestar, irá perceber essas semelhanças, e provavelmente acertar essas questões que já teve contato anteriormente e só estão com uma abordagem um pouco diferente.

Ter o hábito de estudar por questões é um método com diversas vantagens que aumenta suas chances de aprovação para a residência médica. Foto: Reprodução/Adobestock
Ter o hábito de estudar por questões é um método com diversas vantagens que aumenta suas chances de aprovação para a residência médica. Foto: Reprodução/Adobestock

Como estudar por questões?

Se você vai estudar para um assunto que nunca estudou antes, pesquise algumas questões referentes a ele. 

Por exemplo, se a Doença de Chron é o próximo assunto que você irá estudar e ele é novo para você, pesquise e responda algumas questões sobre ele - poucas, até dez é suficiente.

Após isso, já conhecendo o que é de fato pedido sobre esse assunto, estude a teoria.  Ao terminar o estudo de forma teórica, responda mais algumas questões, dê preferência a perguntas que tenham comentários de especialistas.

Assim você estará fixando o conteúdo e também revisando o conteúdo que aprendeu.

Além disso, mantenha uma rotina com revisões e realização de simulados de forma periódica

Revisando o conteúdo através de um caderno de erros, por exemplo, você lembrará assuntos que têm dificuldade e como respondê-los de forma rápida. 

Já os simulados, além de terem os benefícios das respostas de questões, ainda irão te habitar a fazer provas longas.

Conclusão

Ter o estudo através de questões incluídas na sua rotina irá alavancar seus resultados na hora da prova de residência médica, ainda mais quando feito da maneira correta e com questões selecionadas e comentadas por especialistas. 

Conheça a plataforma Eu Médico Residente, nela temos um Banco de Questões com mais de 28 mil perguntas comentadas em texto e vídeo por médicos renomados em suas áreas. Experimente!

Leia Mais: