Dicas
Publicado em
1/3/21

Técnicas de estudo que visam melhorar o seu aprendizado

Escrito por:
Técnicas de estudo que visam melhorar o seu aprendizado

A preparação para uma prova de residência requer muito esforço e dedicação, você sabe bem. São muitos conteúdos, de diversas áreas, o que dificulta lembrar de tudo e pode até fazer você confundir os assuntos.

Sabendo disso, nós fomos atrás de técnicas de estudo para facilitar o seu aprendizado e otimizar suas horas estudando. São 4 opções que podem melhorar bastante o seu desempenho durante a prova. Uma dica: teste todas elas e veja qual se encaixa melhor na sua rotina de estudos, veja qual a melhor para você.

Freddie Highmore Excited GIF - FreddieHighmore Excited GoodDoctor GIFs

Testes práticos

Nós sabemos que para ficar realmente bom em algo é preciso ir muito além da teoria, precisamos também da prática. É aquela famosa frase: “a prática leva a perfeição”.

Por isso, os testes práticos são mais do que indispensáveis, eles são imprescindíveis. Desse modo, consistem na resolução de provas antigas da seleção para a qual você está se preparando. A utilização do cronômetro é bem importante, pois os simulados devem ser feitos respeitando o tempo original da prova.

“Ah! Mas eu vou perder um tempo precioso dos meus estudos em busca de simulados”
“Como eu vou saber para qual área ou assunto dar uma atenção especial?”
Sigh - Grey's Anatomy GIF - GreysAnatomy SandraOh Sigh GIFs

Se acalme, cara(o) concurseira(o), pensando nesses e em outros eventuais questionamentos, nós da EMR criamos para você um pacote de estudos chamado ‘rodada de simulados’. Contratando ele, você terá o direcionamento adequado, podendo praticar e revisar os assuntos mais relevantes das 5 áreas (ginecologia e obstetrícia, medicina preventiva e social, cirurgia geral, pediatria e clínica geral). Ele te dá acesso a 50 questões semanais comentadas por vídeos e textos, das principais bancas do país. E não para por aí, visse. Ficou curiosa(o)? Dá uma olhadinha no nosso pacote!

Gravação de áudio

Recursos auditivos ajudam na memorização, então gravar o que se está estudando, para depois ouvir novamente é uma ótima dica para você que não gosta de fazer resumos escritos. Essa técnica de estudo otimiza o tempo do concurseiro, mas é como falamos no começo, escolha a melhor para você, para o seu dia a dia de estudos.

Ron Swanson Headphones GIF - Parksandrec Ronswanson Headphones GIFs

Sistema Leitner

Também chamado de “cartões de memorização”, esse sistema se utiliza dos flashcards, mas de uma maneira bem diferente. Desse modo, para você que aprende melhor escrevendo, essa é uma boa técnica. É bem simples. Então aqui vai o passo a passo dela:

  • Primeiramente é preciso 5 caixas e os flashcards dos conteúdos estudados;
  • Definir a frequência com a qual a caixa deve ser revisada (diariamente, semanalmente, mensalmente ou semestralmente);
  • Os intervalos de tempo entre as caixas deve ir aumentado, logo, as primeiras caixas devem ter um tempo de revisão menor;
  • Os Flashcards ficam na primeira caixa, caso sejam respondidos de maneira correta, vão para a caixa seguinte. Já se o cartão for respondido errado, fica na mesma caixa ou volta para a anterior.

Diante disso, é possível ver que essa é, de fato, uma ótima maneira para memorizar aquele remédio para aquela doença específica, para lembrar definições, percentuais, ou seja, para facilitar a recordação na hora da realização da prova.

You Good Flashcards GIF - YouGood Flashcards Logan GIFs

Intercalar matérias

Os assuntos para uma prova de residência são muitos e envolvem diversas áreas. Então presta atenção aqui nesse método de estudo. Ele vai te ajudar a fixar melhor e vai auxiliar no aprendizado do conteúdo estudado.

Ele consiste em estudar os assuntos das 5 áreas de forma intercalada. Por exemplo, se você escolheu estudar a especialidade ginecologia e obstetrícia hoje, o próximo assunto tem que ser de uma especialidade diferente.

O indicado é que esse revezamento seja feito no mesmo dia, após o seu momento de descanso, caso o estudo do conteúdo anterior tenha sido encerrado. Esse método auxilia o cérebro a processar melhor as informações e pode ajudar na hora de fazer as devidas conexões entre os assuntos, ajudando assim na fixação do conteúdo.

The Good Doctor GIF - TheGoodDoctor GIFs

Por fim, por mais que a residência represente uma mudança importante na sua vida, lembre-se de descansar sempre. Os minutos de intervalo durante os estudos são extremamente importantes, já que ajudam o cérebro a apreender os ensinamentos e não o sobrecarrega.

Bons estudos, futuros residentes!

FONTES: