Carreira
Publicado em
9/5/23

Residência em Coloproctologia: O que é, residência médica e mercado de trabalho

Escrito por:
Residência em Coloproctologia: O que é, residência médica e mercado de trabalho

Você sabia que a Coloproctologia existe a milhares de anos? Apesar de ter iniciado como especialidade médica formalmente no fim do século 19, na Inglaterra, o estudo do reto, cólon e ânus é muito antigo, com os primeiros registros documentados de 5.000 mil anos atrás!

Apesar de possuir uma história tão longa, a especialidade não é muito conhecida no país. Segundo dados da pesquisa Demografia Médica 2023, o Censo Médico, em todo o Brasil existem pouco mais de dois mil e quatrocentos Coloproctologistas. Assim, a área figura na lista das 20 com menor quantidade de profissionais.

Neste artigo te explicaremos o que é a Coloproctologia, qual a rotina e salário de especialista, o que é necessário para se tornar um e muito mais. Confira!

O que é a Coloproctologia?

Formada majoritariamente por homens, a Coloproctologia é uma subespecialidade cirúrgica responsável por doenças que atingem o cólon, reto e o ânus. Eles se aprofundam em problemas relacionados ao intestino. De um modo geral, os pacientes dos proctologistas são em sua maioria ambulatoriais, mas algumas de suas condições podem se tornar caso cirúrgico, por isso eles devem estar preparados. Isso explica o motivo pelo qual é uma área clínica e cirúrgica.

Você com certeza deve estar se perguntando: “qual a diferença entre ela e a proctologia?” Te digo agora! Os termos são sinônimos, a Proctologia passou a se chamar Coloproctologia, pois a sua atuação no organismo deixou de ser restrita ao reto e ânus, e expandiu para o cólon também.

Quais as características de um Coloproctologista?

Além do conhecimento técnico, possuir algumas características comportamentais chaves são um grande diferencial que ajuda no destaque de profissionais no mercado de trabalho. 

Quando falamos da Coloproctologia, uma boa comunicação e gentileza ajudam muito esses profissionais que lidam com uma região tão delicada do corpo humana e por vezes, seus pacientes chegam em estado desenvolvido de patologias por receio de procurar ajuda médica. Gostar de trabalhar em equipe junto a outros profissionais também é um ponto chave já que, como dito, essa área lida constantemente com outras.

Se deseja abrir uma clínica e possuir a própria clientela, conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado constante com a saudade do intestino e da frequência adequada a profissionais de saúde irão te ajudar nesse processo.

Cenário atual no Brasil

De acordo com a pesquisa Demografia Médica 2023, no Brasil existem um total de 2.414 coloproctologistas. Apesar do número baixo, a área registra forte crescimento: de 2012 a 2022 houve um aumento no total de especialistas de quase 70%. Quanto ao perfil desses profissionais, são em sua maioria homens (64,3%), com uma média de idade de 48 anos.

Como é a rotina de um proctologista?

Para médicos em busca de uma especialidade dinâmica, com uma rotina, de maneira geral, mais tranquila, a Coloproctologia é uma opção. Nessa especialidade, a rotina é mais agitada se o médico priorizar a realização de cirurgias. Isso porque há risco de complicação e de cirurgias de emergência, e, por isso, o coloproctologista pode trabalhar em feriados e aos finais de semana.

Como dito anteriormente, a maioria dos atendimentos realizados são a nível ambulatorial, com queixas frequentes de constipação intestinal e doenças orificiais, como as hemorroidas. O proctologista também é responsável por cuidar de problemas mais complexos com o câncer colorretal, a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn

Além disso, também faz parte da rotina do especialista em Proctologia a realização de exames complementares como a colonoscopia, a manometria anorretal, a anuscopia e retossigmoidoscopia e a endoscopia digestiva baixa. Eles são utilizados para definir se a conduta será clínica ou cirúrgica. 

Os coloproctologistas cuidam de doenças como hemorroidas e a doença de Crohn. Foto: Reprodução/ Adobe Stock
Os coloproctologistas cuidam de doenças como hemorroidas e a Doença de Crohn. Foto: Reprodução/ Adobe Stock

De todos os atendimentos, uma pequena parcela representa casos cirúrgicos, por isso a sua atuação é menor nesta área, mas saber identificar quando fazer uma cirurgia pode mudar o prognóstico do paciente.

Para mais, exercendo esta especialidade, o médico, em alguns casos, atua diretamente com outros especialistas como o ginecologista e o oncologista. Na maioria dos casos atuam em conjunto com o gastroenterologista, a fim de tratar doenças do trato gastrointestinal como a doença inflamatória intestinal e a Síndrome do Intestino Irritável.

Como é a residência médica em Proctologia?

Pensando na atuação do especialista, a residência é voltada para a formação ambulatorial, cirúrgica e para a realização de exames. A residência médica em Proctologia ocorre por um período de dois anos, mas por ser uma sub especialidade cirúrgica, para cursá-la é preciso antes fazer a especialização em Cirurgia Geral, com duração de três anos. 

Ao longo de dois anos de residência o nível de complexidade vai aumentando. De acordo com a matriz de competências, dentre outras coisas, o residente deve o realizar o pré-operatório de procedimentos operatórios proctológicos, abdominais e pélvico

Além disso, deve aprender a fazer exames como a rectosigmoidoscopia flexível e rígida, a anuscopia e a colonoscopia, a dominar técnicas vídeo cirúrgicas e a realizar diagnóstico e tratamento de doenças comuns à especialidade. A prescrição de antibioticoterapia também faz parte do aprendizado, além do domínio da fisiopatologia dos distúrbios - como a doença de chagas - e das técnicas de ressecção intestinal das neoplasias malignas e benignas. 

O que estudar para ser um residente em Coloproctologia?

A residência médica em Coloproctologia possui requisito em Cirurgia Geral. Dessa forma, a prova para Coloproctologia versa sobre assuntos dessa área médica sendo fundamental que o profissional esteja com o conhecimento na ponta da língua para a prova.

Para se preparar da maneira adequada, é importante que você saiba os assuntos que serão mais cobrados na sua prova. Assim, conheça os 10 assuntos mais cobrados de Cirurgia Geral do ENARE, o ENEM da medicina

  • Remit e Perioperatório;
  • Anatomia e Fisiologia;
  • Abdome Agudo;

Para conhecer mais conteúdos voltados a estudos para a prova de residência médica, confira nosso blog e Youtube onde adicionamos materiais de estudo de forma gratuita todos os dias. 

Mercado de trabalho e salário

Como dito, a Coloproctologia está entre as 20 áreas médicas com menor número de profissionais, por isso a chance de obter destaque na área é bem maior. Além disso, devido ao número baixo de profissionais, pode representar uma grande oportunidade para aqueles que estão começando a ingressar no mercado de trabalho.  

Além disso, há uma grande concentração desses profissionais: 70% de todos os Proctologistas do país vivem na região sudeste ou nordeste, enquanto a região norte e centro-oeste somam juntas apenas pouco mais de 11% do número de especialistas. Dessa forma, a chance de você ter destaque na área cresce exponencialmente se você residir em uma região com menor competitividade.

Sobre a remuneração do Proctologista, segundo o site salário.com, ela gira em torno de  R$ 4.716,27, por uma jornada de 14 horas semanais. O teto salarial varia por volta de R$ 8.729,76. É válido ressaltar que normalmente os profissionais trabalham com uma carga horária bem maior, aumentando proporcionalmente seu salário. 

Conclusão

A Coloproctologia não é lá das áreas médicas mais requisitadas e conhecidas, mas oferece uma grande área de atuação, sobretudo por ser clínica e cirúrgica. Sendo assim, dominar as técnicas cirúrgicas e a fisiopatogenia, para tratar e curar os pacientes é de extrema importância. Para mais, a carga horária e o salário da especialidade são fatores que chamam bastante atenção

Leia mais: