Carreira
Publicado em
26/2/23

Urologia: residência médica, atuação, rotina e mercado de trabalho

Escrito por:
Urologia: residência médica, atuação, rotina e mercado de trabalho

A residência médica em Urologia tem como pré-requisito a residência em Cirurgia Geral. De acordo com a pesquisa Demografia Brasil 2023 foram registrados 6.690 especialistas. A maioria avassaladora desses profissionais é formada por homens, são mais de 90% do total de especialistas. 

Sendo assim, proporcionalmente são 33 médicos para 1 médica, e a maioria deles têm mais de 55 anos. A maior concentração está na região sudeste (51,9%), logo em seguida vem o nordeste (17,2%) e a região Sul (16,5%).

Se você está pensando em seguir esta especialidade é só acompanhar o texto, pois falaremos todos os detalhes sobre ela.

O que é Urologia?

A urologia é uma subespecialidade cirúrgica voltada para o estudo do trato geniturinário masculino e para o trato urinário feminino, por isso atende tanto homens, quanto mulheres, crianças e idosos.

Sendo assim, é uma área responsável por estudar os seguintes órgãos: pênis, testículos, próstata, ducto deferente, uretra, epidídimos, vesículas seminais, ureteres, bexiga, rins e glândulas suprarrenais.

O médico urologista não só trata as doenças que atingem esses órgãos de forma cirúrgica, como também de forma clínica, focando na saúde do homem (andrologia).

Quais as características de um urologista?

Para ser um médico urologista é preciso fazer três anos de residência em Cirurgia Geral, para então fazer a residência em Urologia, que também tem a duração de três anos.

Com isso é possível ver que a Cirurgia Geral é pré-requisito para a Urologia. Além disso, é preciso dizer que esta é uma área muito diversificada. As cirurgias podem ser abertas, laparoscópicas ou robóticas, o que aumenta as opções dos profissionais que pretendem enveredar por esta área. 

A escolha pelo consultório também é uma ótima opção, pois o atendimento aos pacientes é bastante diversificado. Com isso, é possível ver que a especialidade é bastante abrangente, e o profissional pode seguir vários caminhos. Por isso, é preciso que o médico seja preciosista, bem treinado, perseverante e tenha muito foco. Ser paciente também é uma característica essencial. 

Como é a Residência Médica em Urologia?

Na Urologia, o médico possui uma atuação clínico-cirúrgica, atendendo homens e mulheres desde a infância até a terceira idade. Por isso, ao longo dos três anos a rotina do médico residente acontece da seguinte maneira: 

  • Atendimento ambulatorial;
  • Cirurgias;
  • Visitas em enfermaria;
  • Plantões;
  • Interconsultas de problemas urológicos de pacientes de outras clínicas; e
  • Cuidado com os pacientes de urgência. 

Assim, além da parte prática, dos atendimentos supervisionados aos pacientes, a residência médica em Urologia se dá por meio de aulas, seminários, discussões de casos e reuniões clínico-patológicas.

Vale salientar que, as atividades teóricas equivalem a 20% da carga horária da residência. Os residentes desenvolvem habilidades cirúrgicas, de imagens, endoscópicas, avaliativas, manuais e microcirúrgicas, tão necessárias para a sua atuação profissional. 

É tanto que, em alguns casos, o médico urologista é o único responsável por cuidar do paciente oncológico - principalmente dos homens. Realizando os diagnósticos, tratamentos, cirurgias e fazendo o rastreamento oncológico. 

Ao terminar a formação é possível fazer anos adicionais em algumas das subespecialidades: transplante renal, uro-oncologia, uropediatria, litíase, andrologia, urologia feminina, disfunções miccionais, uretra, próstata, urologia geral e infertilidade.

O que estudar para ser um residente em Urologia?

Para se tornar um residente em Urologia, é preciso primeiro estudar para a residência médica em Cirurgia Geral, que é de acesso direto. O Eu Médico Residente possui vários cursos extensivos para diversas bancas pelo Brasil. 

Além da nossa plataforma de métricas que vai mostrar a sua performance nos estudos, contamos também com um banco com mais de 35 mil questões comentadas em vídeo e textos, além de resumos e flashcards, dentre outros benefícios.

Depois de se tornar cirurgião geral, o especialista vai precisar estudar somente conteúdos direcionados para a Urologia, para então fazer a prova. 

Qual a grade de estudo de um residente médico em Urologia?

De acordo com o que diz a Associação Brasileira de Urologia na matriz de competência desse programa de residência, no primeiro ano são vistos os fundamentos da Urologia, assim como é vista a embriologia, pato-fisiologia e anatomia cirúrgica do trato geniturinário. O diagnóstico e terapêutica das IST’s, interpretação dos exames de imagem com e sem contraste, cirurgias de pequeno e médio porte, cirurgias videolaparoscópicas e  procedimentos endourológicos são algumas das habilidades e competências do R1.

No segundo ano da residência médica, dentre outras coisas, passam a ser realizados procedimentos endourológicos de média complexidade, exames endoscópicos de alta complexidade, cirurgias de média complexidade e auxílio em cirurgias de alta complexidade, e  passa a ser feito o diagnóstico e tratamento da incontinência urinária feminina e masculina.

Com o passar dos anos a complexidade dos aprendizados aumenta. Sendo assim, o R3 é responsável por fazer a avaliação pré-cirúrgica, planejar as cirurgias de médio e grande porte, assim como realizá-las. Ele também deve dominar os princípios do transplante e da capacitação renal, realizar o diagnóstico e tratamento de neoplasias do trato geniturinário, realizar procedimentos endourológicos de alta complexidade e compreender as bases da cirurgia robô-assistida.

As informações contidas na matriz de competências são bem maiores, para saber com mais propriedade sobre o que deve acontecer em cada ano da residência acesse aqui.

Em que áreas um urologista pode atuar?

Dentro da Urologia é possível se subespecializar. Existe uma grande diversidade de subespecialidades clínicas e cirúrgicas onde o médico que fez a residência em Urologia pode atuar. Veja a seguir mais detalhes sobre as principais delas:

Uro-oncologia

Na uro-oncologia o urologista está apto a fazer o tratamento cirúrgico do câncer. Foto: Reprodução/Adobe Stock
Na uro-oncologia o urologista está apto a fazer o tratamento cirúrgico do câncer. Foto: Reprodução/Adobe Stock

Também conhecido como Urologia Oncológica, é um ramo responsável por estudar, prevenir, diagnosticar, tratar e acompanhar os tumores do sistema urinário e dos genitais masculinos como o câncer de bexiga, de pênis, de testículos e de próstata.

O profissional está apto a realizar o tratamento cirúrgicos destes tipos de tumores, podendo trabalhar de maneira multidisciplinar com patologistas, oncologistas e radioterapeutas.  

Uropediatria (Urologia Pediátrica)

Na Uropediatria o médico é responsável pelo atendimento de crianças (independente do sexo) que apresentem má-formações ou que adquiram alguma doença no sistema genitourinário e no sistema reprodutor

Muitas vezes são responsáveis por tratar doenças urológicas diagnosticadas ainda no pré-natal, também são responsáveis por tratar infecções urinárias e outras séries de doenças como tumores e cálculos renais. 

Andrologia

O Andrologista está para o homem, como o Ginecologista está para a mulher. Ele é responsável pela saúde do homem. 

Essa subespecialidade é responsável pelos cuidados reprodutivos e sexuais exclusivamente dos homens. Sendo o médico responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas como disfunções eréteis, colocações de próteses, deficiência androgênica e fimose.

Urologia feminina (uroginecologia)

Esta é uma subespecialidade tanto da Urologia como da Ginecologia, sendo ela responsável por atender pacientes com problemas em órgãos localizados no baixo abdômen das mulheres: útero, reto ou bexiga, por exemplo. Incontinência urinária, prolapso genital, flacidez vaginal e infecções urinárias de repetição são algumas das disfunções tratadas pelo uroginecologista.

Neuro-urologia (uroneurologia)

Ela é responsável por tratar disfunções relacionadas ao controle do sistema nervoso sobre o sistema genitourinário, como aquelas ocasionadas pelos distúrbios neurológicos: doença de Parkinson, esclerose múltipla e derrame. Ademais, também é responsável por tratar indivíduos que sofreram danos nos nervos causados por lesões cerebrais, na coluna e distúrbios metabólicos.

Endourologia

A endourologia é responsável pela manipulação endoscópica do trato urinário. Sendo assim, trata das patologias de forma minimamente invasiva por meio das cirurgias endoscópicas. 

Os dois procedimentos mais conhecidos são a cistoscopia - que promove a visualização da parte interna da bexiga e da uretra - e a ureteroscopia - procedimento que permite investigar o ureter e a parte interna dos rins. As principais doenças tratadas são: litíase urinária, hiperplasia prostática benigna e cálculos urinários

Como funciona a rotina profissional de Urologia?

Como já dito anteriormente, sendo uma especialidade clínico-cirúrgica, o médico urologista pode realizar diagnósticos, tratamentos e trabalhar com procedimentos terapêuticos, além de realizar o rastreamento oncológico. Ele pode atuar na rede pública e/ou privada, ou montar o seu próprio consultório ou clínica

Na Urologia, apesar do avanço tecnológico, ainda há um certo déficit, por isso é exigido um maior conhecimento e responsabilidade desses profissionais. Dessa forma, o estudo contínuo e o contato com novas experiências vai impactar positivamente na atuação, melhorando a performance e beneficiando o paciente. 

Mercado de trabalho e remuneração

Assim como outros médicos, aqueles que fizeram a residência em Urologia podem atuar pelo SUS, no setor privado ou atendendo pacientes que tenham convênio. Vale salientar que, a remuneração dos procedimentos desta área é bastante satisfatória se comparada a outras especialidades. 

A rotina profissional, geralmente, é no consultório, onde são feitos os atendimentos clínicos e, eventualmente, cirúrgicos. Também é possível, que o médico trabalhe sob o regime de plantões, seja ele presencial ou de sobreaviso. 

A remuneração do urologista gira em torno de R$ 5.969,21 por 19 horas semanais, conforme o site salario.com. O teto salarial pode chegar a R$11.507,10. 

Conclusão

Para se tornar um médico urologista antes é preciso fazer a residência em Urologia. A especialidade é clínico-cirúrgico, o que a torna bastante abrangente,permitindo fazer atendimento tanto em mulheres como em homens.

O especialista pode atuar em diversas subespecialidades como a andrologia ou uroginecologia, podendo atender em hospitais ou em consultórios. Para aqueles que optarem pela área a perseverança e o foco são características essenciais para o exercício da profissão.

Leia mais: