Dicas
Publicado em
10/2/23

Residência médica em Cirurgia Geral: rotina e remuneração

Escrito por:
Residência médica em Cirurgia Geral: rotina e remuneração

A Cirurgia Geral é uma das cinco áreas básicas da medicina e, dessa forma, seus conteúdos são muito cobrados em todas as provas de acesso direto ou com pré-requisito nessa área em todo o país. 

Mas você sabe quais assuntos mais cobrados de Cirurgia Geral no ENARE, o ENEM da Residência Médica? É sobre isso e muito mais que falaremos nesse texto onde também iremos te contar mais detalhes desta área tão desejada da medicina.

Como funciona a residência de Cirurgia Geral?

A residência em Cirurgia Geral é uma das mais procuradas do país, sendo a 3º com maior número de especialistas, segundo dados da pesquisa Demografia Médica No Brasil 2020. Como o próprio nome sugere, é um curso majoritariamente cirúrgico com muitas horas de carga prática, possui ainda 3 anos de duração e é de acesso direto

A rotina do residente dessa área será dividida em atendimentos ambulatoriais, aulas teóricas, realização de cirurgias de emergência ou eletivas - sempre supervisionado - e ainda a supervisão de outros residentes. Conforme o residente vai ganhando experiência a carga horária de atendimentos ambulatoriais é diminuída e substituída por mais tempo no centro cirúrgico.

residência de Cirurgia Geral
A residência em Cirurgia Geral é de Acesso Direto e possui grande parte de sua carga horária no centro cirúrgico. Fonte/Foto: AdobeStock

Quais os campos de atuação de um médico cirurgião geral?

O médico cirurgião geral tem um campo de atuação muito vasto. Dessa forma, podem trabalhar em consultório fazendo atendimentos ambulatóriais e cirurgias eletivas, atuar em hospitais fazendo principalmente cirurgia de emergência (caminho com muita procura nos grandes centros urbanos), ser um docente para aqueles que querem seguir a carreira acadêmica ou ainda fazer uma subespecialização.

Cursar uma subespecialidade cirúrgica é um caminho muito procurado por aqueles profissionais que que querem maior remuneração, tem interesse em um ramo específico cirúrgico e procuram maior reconhecimento profissional. Algumas das principais subspecializações no ramo cirúrgico são Cirurgia Plástica, Cirurgia Pediátrica e Cirurgia de Mão.

campos de atuação de um cirurgião geral
Cirurgia plástica é uma das subespecializações possíveis para um médico cirurgião geral. Fonte/Foto: Adobe Stock

Como é a prova de residência de Cirurgia Geral?

Sendo um curso de acesso direto, a prova de residência médica em Cirurgia Geral é a mesma de todos os outros cursos que não possuem pré-requisito. Dessa forma, de forma geral, a prova costuma ser constituída de 100 questões de múltipla escolha dividida igualmente entre as cinco grandes áreas da medicina: Medicina Preventiva e Social, Cirurgia Geral, Obstetrícia e Ginecologia, Clínica Médica e Pediatria.

Falando especificamente de Cirurgia Geral, confira abaixo a lista dos 10 assuntos mais cobrados no Exame Nacional de Residência Médica, o ENARE:

  • Remit e Perioperatório
  • Anatomia e Fisiologia;
  • Abdome Agudo;
  • Câncer de estômago;
  • Urologia;
  • Doenças benignas do estômago;
residência médica doença benignas do estômago
Doenças benignas do estomâgo é um dos assuntos que mais caem sobre Cirurgia Geral no ENARE. Fonte/Foto: AdobeStock
  • Hérnias de parede abdominal;
  • Neoplasias intestinais;
  • Sangramento gastrointestinal;
  • Obstrução intestinal;

Qual é a remuneração para um médico cirurgião geral?

Segundo a plataforma Salário.com juntamente com dados do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, um médico cirurgião geral ganha em média R$ 7.769,65 para uma jornada de 21 horas semanais. O valor, no entanto, costuma ser bem maior já que os profissionais costumam trabalhar em mais de uma instituição acumulando mais horas de trabalho.

Leia Mais: