Dicas
Publicado em
25/3/23

Residência médica: saiba quais são os principais erros na preparação e desafios

Escrito por:
Residência médica: saiba quais são os principais erros na preparação e desafios

A preparação para a residência médica envolve diversos fatores. Alguns deles se não forem realizados impactam diretamente nas suas chances de aprovação. E como você tem o objetivo de se tornar um residente, saber, principalmente, quais os principais erros irá te ajudar a fugir deles e trilhar o caminho à aprovação sem muitos percalços. Além disso, entendê-los, assim como os desafios pode ser o seu diferencial, e o impulso que estava faltando para ver o seu nome na lista de aprovados.

O que é a residência médica?

A residência médica é considerada uma especialização em medicina, sendo uma etapa cursada por médicos formados que desejam ser especialistas em alguma área médica, aprimorando o seus conhecimentos e habilidades práticas em hospitais e outras instituições de saúde. 

Ela é regulamentada pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Federal de Medicina. A duração dos programas de residência varia entre 2 e 5 anos, a depender da especialidade escolhida e o residente passa tanto pelo treinamento teórico quanto prático. Ao concluir esta etapa o médico recebe o título de especialista, responsável por conferir mais conhecimento e prestígio ao profissional.

Fazer a residência é importante pois torna o atendimento mais qualificado, permite que o especialista consiga as melhores vagas de trabalho e tenha uma remuneração maior. Então ao questionar se vale a pena fazer a residência médica, nós te dizemos que sim, vale muito a pena. 

Quais são os principais obstáculos para ingressar na residência médica?

Concorrência da prova

A concorrência da prova de residência costuma ser muito alta, afinal, não temos tantas vagas quanto médicos formados. Em janeiro de 2023 os 27 Conselhos Regionais de Medicina registraram 562.229 inscritos, quando foram oferecidas aproximadamente 50 mil vagas para a residência médica. Só para dar um exemplo: o ENARE,que oferece vagas para instituições de saúde pelo país, teve 409 candidatos para a residência em Neurocirurgia para 31,46.

Valor da prova

O preço das inscrições para as provas de residência costuma ser alto, já que as vagas são limitadas. Em alguns casos, pode exceder os R$ 1000 reais, como no caso da prova de residência médica AMRIGS. Para realizá-la é preciso pagar a taxa de inscrição do processo seletivo, e posteriormente, ao receber o certificado de bom desempenho, pode ser preciso passar por outros processos de avaliação próprios de cada instituição, que podem ter um custo adicional.   

Considerando que o recém-formado pode ter acabado de começar a trabalhar ou nem mesmo ter começado, um valor desses não é brincadeira. Portanto, a maior parte dos candidatos não pode sair fazendo inscrições a torto e a direito em todas as instituições, tendo que escolher as preferidas e/ou as que têm mais chances de ser aprovado.

Rotina de estudos

A rotina de estudos pode ser muito pesada mesmo para quem se dedica exclusivamente a ela. Para piorar, esse não é o caso da maioria dos candidatos. Alguns ainda estão no internato de medicina, ou seja, têm que lidar com provas e atividades curriculares enquanto estudam para a residência médica; outros já estão trabalhando e precisam encaixar essa rotina dentro de outra, a dos plantões.

Programa de residência escolhida

Às vezes o programa de residência escolhido pelo futuro residente está em outra cidade ou estado, o que demanda um investimento ainda maior, com passagem, hospedagem e alimentação, por exemplo. Sendo assim, se já é difícil lidar com o valor da inscrição, o candidato precisa pagar a mais para conquistar a sua tão sonhada e necessária aprovação na residência médica.

Principais erros ao estudar para a residência médica

Não revisar

Para reter as informações a nossa memória precisa de estímulos constantes sobre determinado aspecto. Sendo assim, para não deixar que os mais importantes detalhes dos conteúdos estudados caiam no esquecimento, revisá-los constantemente é essencial. A revisão vai reforçar o aprendizado, impactando diretamente na sua prova, pois vai fazer com que você lembre de mais conteúdos, acerte mais questões, e consequentemente, tenha um desempenho melhor. 

Um método muito eficaz para revisitar constantemente as temáticas é o caderno de erros. Nele você vai anotar a resposta certa do que errou, para olhar periodicamente até que passe a dominar o conteúdo. 

Não fazer simulados

Assim como não fazer revisões constantes, não fazer simulados também é um erro durante a preparação para a residência médica. Isso porque, a resolução dos simulados vai servir para conhecer mais profundamente a sua banca, vai ser possível entender quais são os assuntos mais abordados, como eles são cobrados, e quais são os seus pontos fortes e fracos. Além disso, fazer simulados também é importante para lembrar dos conteúdos, e, também aumentar o seu desempenho. 

Sabemos que incluir essa parte na sua rotina de estudos não é fácil, mas ela é imprescindível, por isso a nossa equipe fez um texto para te ensinar a otimizar a resolução dos simulados e torná-la mais rápida e objetiva. 

Focar apenas em um método de estudos

Muitas vezes com a rotina atarefada fica difícil focar no que deve ser estudado. A concentração acaba sendo prejudicada e você não vai conseguir apreender aquilo que gostaria e/ou deveria. Aqui entram os métodos de estudo, eles permitem que o aprendizado seja feito com mais qualidade. A sua escolha por um ou mais deles vai te ajudar a apreender melhor os conteúdos cobrados pela banca de residência médica. 

Não descansar

A pressão e ansiedade para estudar todos os assuntos antes do dia da prova são fatores que contribuem para o aluno não descansar. Mas para que o cérebro absorva o conhecimento ele precisa estar descansado. Então o recomendado é que você não passe dos seus limites ao estudar, isso porque ao fazer isso é possível até acelerar o seu ritmo de estudo, mas você ficará mais cansado, o que pode resultar em várias lacunas de conhecimento que irão fazer total diferença no resultado da sua prova.

Descuidar da saúde física e mental

A rotina da preparação para a residência médica pode ser bastante exaustiva e estressante, por isso é fundamental cuidar da saúde física e mental para ter energia e disposição para estudar. Além disso, cuidando desses dois fatores também vai ser possível se concentrar melhor na resolução das questões na hora do exame. 

‍Como se preparar para ingressar na residência?

Fazer simulados frenquentemente é de extrema importância para quem deseja ser aprovado na residência médica. Foto: Reprodução/ShutterStock
Fazer simulados frenquentemente é de extrema importância para quem deseja ser aprovado na residência médica. Foto: Reprodução/ShutterStock

Em primeiro lugar, o candidato precisa se atentar aos editais referentes aos locais onde ele quer prestar a prova de residência. Anotar datas, requerimentos e detalhes específicos de cada um. Em segundo, é importante frisar que não se deve escolher uma especialidade sem ter o perfil para ela. Você pode, por exemplo, passar por um teste vocacional para ver com quais áreas mais se identifica antes de tomar a decisão final.

Reservar um ambiente de estudo calmo é importante. Nossa atenção é um recurso muito limitado, que anda sendo desperdiçado em demasia graças às tecnologias atuais – que possuem benefícios, claro, mas seu efeito na dispersão de atenção tem sido sentido com muito impacto, especialmente pela nossa geração. 

Certifique-se de estudar em um ambiente silencioso, bem iluminado e isento de distrações o máximo quanto possível. Para mais, tudo o que for preciso para estudar deve estar ao seu alcance, para que não hajam interrupções desnecessárias; fazer simulados de exames anteriores e revisões periodicamente; escolher o melhor método de estudo; descansar e cuidar da saúde física e mental também são pontos que merecem o máximo de atenção ao longo da sua preparação.

Como entrar na residência médica?

Curso preparatório de residência médica

Sabendo que o estudo direcionado para a banca de residência, a revisão e fazer simulados são essenciais para quem deseja ser aprovado na residência médica, os cursos preparatórios do Eu Médico Residente possuem todos esses benefícios e muito mais.

A nossa inteligência artificial integrada à nossa plataforma de métricas diz exatamente qual o seu desempenho, e a partir dele promove simulados e revisões personalizados. Assim você vai reforçar aquilo que tiver com mais dificuldade, para que passe a dominar cada aspecto envolvendo os conteúdos que irão cair na sua banca

Além disso, a nossa metodologia é focada na banca. Dessa forma, não vai ser preciso saber de todos os conteúdos aprendidos ao longo da faculdade de medicina, somente é ensinado pelos nossos professores o que realmente é cobrado pela sua prova. Também é mostrado como ele é abordado, já que os processos seletivos possuem um padrão, e qual o raciocínio ter ao resolver questões de cada conteúdo. Tudo isso para você dominar a prova e conseguir se tornar o residente na especialidade escolhida.

Conclusão

O caminho da aprovação é longo, exaustivo e com muitos obstáculos, mas fazendo coisas como: simulado e revisões periódicas é possível tornar esse caminho mais fácil. É preciso ter planejamento e foco no seu objetivo. Isso porque, lembre-se que a preparação adequada faz total diferença no seu resultado final e jamais deve ser negligenciada. 

Leia mais: