Mentalidade
Publicado em
24/9/22

Como revisar os simulados de forma rápida e eficiente

Escrito por:
Como revisar os simulados de forma rápida e eficiente

Você tem conseguido fazer simulados de forma regular?

Essa é uma questão pertinente neste momento de preparação, pois os alunos que já estão fazendo curso a algum tempo precisam conhecer bem a banca que fará a prova e ter a certeza que conseguem lembrar os assuntos que já foram estudados.

Quem vai começar o estudo agora, não fica desobrigado pela falta de conteúdo, pois com o tempo mais curto de preparação você precisa ser muito preciso nas suas escolhas - e a maneira mais eficiente de direcionar o seu preparo de forma eficiente é sabendo os assuntos que mais caem e como eles são cobrados!

Sei que é difícil fazer questões e revisões durante a semana corrida de estudo, na qual precisamos aprender os conteúdos e ainda incluir simulados na nossa rotina.

Na verdade, entre os alunos a maior queixa nem é a falta de tempo para realizar os simulados em si, pois para uma finalidade como essa sempre arrumamos mediante organização - o que é realmente custoso para a logística de qualquer preparação é o ato de corrigir TODAS as questões, buscando entender o motivo dos erros e voltando para analisar as dificuldades.

Vários alunos comentam comigo e pedem sugestões a respeito da forma correta de revisar os simulados que já fizeram, pois levam bem mais tempo corrigindo do que fazendo a prova.

Durante a preparação para a residência, além de fazer simulados, é importante saber corrigíl-los. Foto: Reprodução/AdobeStock
Durante a preparação para a residência, além de fazer simulados, é importante saber corrigíl-los. Foto: Reprodução/AdobeStock

Inclusive, muitas vezes até mesmo deixam de fazer os simulados, porque não conseguem corrigi-los.

Não caia nesta armadilha! Muitas vezes é a própria auto sabotagem falando mais alto. Sei que é duro fazer as provas e não conseguir uma média boa de acertos, principalmente quando estamos sem muito tempo e atrasados com os assuntos.

Já cortamos de cara essa atividade para retomá-la em um momento mais "favorável" - momento esse, que adianto: muitas vezes não chegará!

Entenda que a preparação para a prova de residência exige organização para conseguirmos fazer todo o necessário da forma mais eficiente.

Como não é negociável fazer simulados de forma frequente, vou trazer várias sugestões para ajudá-lo a ser mais eficiente na correção, e com isso não cortar essa atividade tão importante para o seu aprendizado.

Como otimizar a correção dos simulados?

1- Entenda de uma vez por todas que o simulado é um exercício, e que não importa hoje qual será a sua pontuação, pois o objetivo do mesmo é destacar os pontos que precisam ser melhorados!

2- Só faça um novo simulado depois que corrigir o anterior! Geralmente os acumulamos e depois que se tornam muitos os pendentes de correção, não conseguimos mais encontrar tempo e nem lembramos bem o porquê de ter marcado alguma resposta específica, o que só nos faz perder mais tempo.

3- Faça simulados dos quais já possua acesso aos comentários das questões - isso fará com que você ganhe tempo na correção.

4- Priorize ler/assistir os comentários das questões que você acertou sem ter certeza da justificativa correta e daquelas que errou. Os comentários das acertadas por você cujas respostas sabia como justificar podem ser pulados - assim você não perde tempo com algo que já sabe, deixar de reforçar algo que não sabe ou esqueceu. 

5- Questões de assuntos que não foram vistos ainda não devem ser ignoradas, pois você pode aprender algo novo com os comentários - mas também não devem ser motivo para desespero! Responda aquela que você acredita ser a resposta correta e depois veja o comentário para agregar informações.

Dica especial: É importante que você crie uma lista com o nome desses assuntos e vá cortando à medida que avançar no curso; caso não dê tempo de ver tudo até a data da sua prova, priorize os assuntos que você já sabe que costumam ser cobrados.

6- Não vá vendo o comentário a cada questão que responde, pois geralmente quando você erra fica mais ansioso, e com isso, termina comprometendo o seu desempenho e perdendo mais tempo para chegar ao final da prova. Aja exatamente como se você estivesse no dia real e só depois que terminar todas as questões da prova, comece a corrigi-las.

Conclusão

A revisão dos simulados é de extrema importância para fixar o conhecimento. Assim, tenho certeza que com essas dicas você nunca mais deixará de fazer um simulado por achar que vai perder muito tempo com a correção e atrasará seus estudos. 

Ficar em dia com o curso é importante para te deixar tranquilo, porém acertar questões dos assuntos que já estudou e ver a sua evolução dos resultados na prática é o que te impulsiona a seguir adiante motivado e acreditando na sua aprovação.

Forte abraço,

Diana Sette | Mentora EMR

Leia mais: