Mentalidade
Publicado em
15/3/21

Tenho usado meu tempo com sabedoria?

Escrito por:
Tenho usado meu tempo com sabedoria?

O nosso tempo é limitado.

Vivemos nos lamentando que não temos tempo para nada. Sempre estamos correndo para fazer diversas atividades e nunca estamos felizes, pois muitas delas sequer são iniciadas, ou, mesmo quando as começamos, grande parte fica sem finalização.

Estamos sempre devendo projetos importantes para nós mesmos - como a aprovação na prova de residência médica!

Será que não temos tempo de verdade, ou o utilizamos com coisas menos importantes que nos ocupam e ajudam a fugir das coisas difíceis???

É da natureza humana se enganar e querer acreditar que, ao iniciar o horário de estudo com atividades mais leves, será mais fácil dar conta de todos os afazeres. O tempo vai passando, e à medida que nos lembramos de pequenas coisas da nossa rotina, vamos procrastinando o estudo - assim, quando nos damos conta, o tempo que temos já não dá mais para executar todas as tarefas do dia.

Será que falta tempo ou é você que não está sabendo administrá-lo bem?

Pense: 

  • Por que pessoas com menos tempo disponível que outras conseguem estudar mais? 
  • Por que mesmo estudando menos horas, algumas pessoas conseguem melhores resultados?
Calculating GIF by memecandy

A diferença é que as pessoas que têm pouco tempo livre precisam otimizá-lo para conseguir atingir seus objetivos. Elas focam no que é importante para os seus objetivos futuros e não deixam as coisas sem importância roubarem o seu precioso tempo disponível.

Se veio até este ponto empurrando com a barriga seu projeto para aprovação, ou mesmo se apenas agora se deu conta de que ainda não conseguiu priorizar o que é importante para o seu futuro, não se desespere!

Ao final dessa leitura, você já será capaz de dar os primeiros passos para mudar a sua realidade e começar a caminhar rumo à aprovação.

Aprenda a dizer não

Courteney Cox No GIF by Friends

Entenda que o mais difícil é aprender a dizer não para os outros e para si mesmo. Sempre existirá alguma outra atividade para atrapalhar a sua programação de estudo. Seja ela importante ou urgente ou mesmo só tentadora.

E agora que você sabe disso, vamos criar um novo hábito para focar no que realmente importa e fazer com que consiga dizer aquilo que gosto de chamar de um “não” elegante para tudo o que te impede de cumprir as suas metas.

Faça anotações

Jimmy Fallon Lol GIF by The Tonight Show Starring Jimmy Fallon

Aprenda a descarregar tudo o que você precisa fazer em um papel. Pare de querer lembrar de tudo e com isso não se concentrar em nada, principalmente pelo medo de esquecer o que precisa ser feito.

Toda noite escreva em um papel tudo o que você precisa fazer no dia seguinte

Atividades relacionadas ao estudo, trabalho, descanso e lazer. Estime quanto tempo você precisa para fazer cada atividade e depois categorize por ordem de importância.

Vá encaixando essas atividades nas horas do dia seguinte e não esqueça de estimar o tempo de deslocamento, caso precise, assim como os horários para as refeições e descanso. Agora você tem o primeiro esboço do seu dia.

Analise

Em seguida, chegou a hora de começar a tornar seu dia mais eficiente - mas para isso, é necessário refletir: 

Animated GIF
Quais dessas atividades são menos importantes? E quais delas posso deixar para outro dia?

Gerencie seu tempo

Work Publishing GIF

Depois de cortar essas atividades delegáveis ou menos urgentes, você já é capaz de separar as horas do trabalho (essas são intocáveis, é claro) e as restantes devem ser preenchidas com as atividades que sobraram na lista.

Estime se o tempo será suficiente para fazer tudo o que precisa; em caso positivo, inicie os horários livres com as atividades mais importantes, claro que quem deseja ser aprovado na prova de residência vai começar com o estudo!!!

Caso perceba que não tem tempo para fazer tudo, comece o processo de reflexão para decidir como mudar a rotina e focar no que é importante para a aprovação na prova de residência!

Coloque as atividades mais difíceis ou menos prazerosas nos horários que você está mais descansado. E transfira as atividades mais fáceis para os horários finais, pois assim ficará mais fácil aprender e conseguir terminar as atividades.

Conclusão

Agora você poderá até mesmo dividir melhor o seu tempo para ajudar os outros e curtir momentos de lazer - sem esquecer de antes dividir os próprios horários para continuar se dedicando à realização do seu sonho, é claro. 

Happy Greys Anatomy GIF by ABC Network

A cada noite, quando fizer a lista para o próximo dia, faça uma avaliação do que acabou de passar, utilizando-o como referência para conciliações futuras em sua agenda. Aprenda a dar importância aos seus projetos e siga firme no seu propósito - porque acredite: as tentações e interrupções não vão sumir da sua vida! Você simplesmente terá que aprender a priorizar aquilo que realmente tem valor para o seu futuro.

Forte abraço,

Diana Sette - Mentoria EMR