Mentalidade
Publicado em
18/6/22

Aprenda a controlar a sua mente para fazer a diferença nos estudos

Escrito por:
Aprenda a controlar a sua mente para fazer a diferença nos estudos

Estamos sempre em busca da produtividade que nos ajudará a fazer a diferença no nosso processo de estudo.  

Na nossa mente realizamos planejamentos perfeitos e já conseguimos enxergar o nosso nome no listão, mas quando vamos para a realidade, percebemos que é muito difícil colocar em prática todo o nosso planejamento mental.

Durante o tempo no qual vim acompanhando alunos nessa jornada rumo a aprovação percebi que existem 8 verdades que não nos damos conta, mas que são libertadoras sobre a maneira ideal que devemos ser para nos tornar produtivo.

Hoje vou compartilhar essas 8 verdades com você e espero que essa leitura ajude no processo de controle da sua mente para a melhora no seu desempenho de estudo.

1- Ocupar-se não é o mesmo que produzir!

Não adianta fazer um planejamento onde você não tem o tempo e nem o ritmo para cumpri-lo. Inicie de forma mais tranquila e vá aumentando o ritmo de acordo com sua evolução.

2- As tarefas nunca param de chegar!

Não fique esperando o momento ideal para iniciar o estudo, pois este momento dificilmente chegará. Faça o possível e vá criando as oportunidades favoráveis para seu estudo.

3- Se você não tem uma agenda definida, acabará virando a agenda dos outros!

Organizar as suas tarefas diárias é essencial para alcançar a aprovação na residência. Foto: Reprodução/Adobe Stock
Organizar as suas tarefas diárias é essencial para alcançar a aprovação na residência. Foto: Reprodução/Adobe Stock

Caso você não tenha planejamento e nem controle sobre as suas vontades, você terminará dizendo SIM para todos ao seu redor e Não para você mesmo. Crie seu cronograma de estudos e primeiro finalize suas atividades para depois ajudar nas atividades dos outros.

4- Mais importante que a velocidade do estudo é o direcionamento!

Não adianta de nada estar em dia com todas as aulas do curso, caso você não conheça como esses assuntos são cobrados na prova e nem consiga criar um modelo de estudo onde as suas revisões são adequadas para ajudá-lo a lembrar dos assuntos estudados na hora da prova.

Foque nos assuntos mais importantes e crie um ciclo de revisão adequado até a data da prova.

5- O maior ladrão de energia é pensar em algo que não podemos resolver agora!

Ficar tentando lembrar de várias coisas que precisam ser feitas é a maneira mais fácil de se perder ou não realizar tarefas bem feitas. Concentre-se na atividade atual e crie uma lista de prioridades do que você precisa fazer.

6- Não trate as exceções como regra!

Não deixe que as atividades extras sejam sempre as responsáveis por você não conseguir cumprir com a sua programação. Procure realizar uma gestão viável dessas tarefas, e crie um turno na semana para dar conta daquelas que não forem realizadas.

7- Se fosse fácil, você sempre faria!

Compreenda que os obstáculos fazem parte da caminhada e será aprovado aquele que entender que o difícil não é impossível. Supere-se e pare de lamentar a cada dificuldade.

8- A felicidade não está na linha de chegada. Ela é o caminho que te levará até lá!

Viver o presente e valorizar as pequenas conquistar é de extrema importância para se manter motivado. Foto: Reprodução/Adobe Stock
Viver o presente e valorizar as pequenas conquistar é de extrema importância para se manter motivado. Foto: Reprodução/Adobe Stock

Viva o agora e aprenda a não apenas aproveitar, mas valorizar as pequenas conquistas do presente. O futuro será resultado de suas ações presentes e não de suas expectativas e projeções.

A sua mente será a sua grande aliada nesta caminhada: ensine ela o lugar que você deseja chegar e conte com ela como uma aliada e não o inimigo que a todo momento vai falar que você não conseguirá chegar lá!

Acreditar na sua aprovação é o primeiro passo para realizar o que é necessário.  

Depois, vá trabalhando a sua mente para facilitar a execução do seu planejamento e finalmente comemore as suas conquistas diárias, ensinando e demonstrando a si próprio o caminho correto a ser percorrido.

Leia mais: