Mentalidade
Publicado em
4/6/22

Residência médica 2023: ainda é possível garantir a aprovação?

Escrito por:
Residência médica 2023: ainda é possível garantir a aprovação?

Você está com a sensação de que o ano já está perdido? De que já passou o momento de focar no estudo para conseguir ser aprovado em 2022?

Saiba que isso é muito comum e vários alunos estão com a mesma sensação:

É o nosso inconsciente tentando nos sabotar  e nossa ansiedade nos paralisando antes mesmo de começarmos!

Procure observar que nem passamos da metade do ano, existem turmas sendo lançadas nos cursinhos neste exato momento e várias pessoas entrando na corrida pela vaga, então por que só você não iria conseguir?

Entenda que a quantidade de conteúdo que é preciso estudar continua a mesma, independente do momento no qual você inicia o seu estudo. 

A única diferença será a disponibilidade de tempo que precisará ser maior por dia a cada vez que você atrasar o início do seu estudo - e com o passar dos meses vamos acumulando o cansaço.

Trabalhar e estudar

Trabalhar antes de começar a estudar para a residência exige muito planejamento. Foto: Reprodução/Adobe Stock
Trabalhar antes de começar a estudar para a residência exige muito planejamento. Foto: Reprodução/Adobe Stock

Muitos alunos utilizam a estratégia de trabalhar muito durante os meses do primeiro semestre para juntar dinheiro e focar no estudo na reta final, porém não levam em consideração o cansaço acumulado e os imprevistos e festividades dos últimos meses do ano. 

Fique tranquilo: não estou dizendo aqui que você não conseguirá alcançar o que deseja usando essa estratégia, só estou alertando que precisamos ter consciência das nossas escolhas, e, principalmente, precisamos criar estratégias que funcionem.

Avalie as possibilidades entre trabalhar muito agora e parar, diminuir drasticamente na reta final ou mesmo dividir o tempo entre estudo e trabalho durante todo ano. Qual dessas duas situações você acredita que será possível na sua realidade hoje?

Entenda que não existe resposta perfeita, ou seja, independente da sua decisão você poderá sempre voltar atrás e mudar a sua escolha, porém uma coisa é certa:

Independente da forma como você bater o martelo, é muito importante que você inicie agora!

Lembre-se que a qualquer momento você pode entrar na corrida pela sua vaga, criando um bom planejamento e liberando horário para executar o que for necessário. A grande questão é: ‍

Quanto mais tarde você entrar na corrida, mais eficiente você precisará ser para chegar lá

Comece conhecendo a sua banca

Mesmo que você só tenha pouquíssimas horas de estudo por semana, comece conhecendo a banca: entenda a metodologia que seu curso utiliza e vá fazendo o que for possível, pois desta maneira quando você decidir intensificar o estudo será muito mais fácil. 

O mais importante agora é não perder tempo com materiais sem foco, questões sem comentários e nem pensamentos que não agregam. 

“A energia tem que estar 100% e a estratégia é de decidir, acreditar e focar”.

Nosso preparatório oferece Cursos Intensivos a esta exata altura do ano, capaz de te ajudar a absorver somente o essencial para fazer uma ótima prova

É por isso que você precisa entender que essa é a melhor oportunidade de direcionar seu estudo, pois é agora que você entrará na corrida

Então, sem arrependimentos e sem perder tempo com o que já não fez, pois o passado não pode ser modificado.

“Temos que fazer do nosso presente um momento produtivo para transformar o nosso futuro”. 

6 dicas para te ajudar a iniciar seus estudos no meio do ano

Ainda dá tempo de começar a estudar, mas é preciso ter planejamento. Foto: Reprodução/AdobeStock
Ainda dá tempo de começar a estudar, mas é preciso ter planejamento. Foto: Reprodução/AdobeStock

As dicas irão ajudá-lo a dar o start no seu estudo e te ajudar a começar a construção do seu projeto de aprovação:

  • Tudo começa ao confiar  seu preparo à nossa metodologia: por meio dela você terá a oportunidade desenvolver do zero um preparo de alto nível, e o que é melhor - a tempo de contar com um aprendizado focado na sua banca examinadora até a data da prova, estudando através dos materiais mais completos e assertivos.
  • Não se compare com outras pessoas que estão estudando a mais tempo do que você.
  • Não se cobre para conseguir estudar muitas horas no início, ou seja, vá aumentando gradativamente.  Caso não consiga nos primeiros dias ou o ritmo seja fraco inicialmente, não desista! Coloque na sua cabeça que independente do ano que será aprovado hoje será o início do seu projeto APROVAÇÃO!!!
  • Crie metas semanais depois de conhecer um pouco melhor as atividades que precisa fazer.
  • Crie um cronograma de estudos de horário possível de ser acompanhado e faça SEU melhor para cumpri-lo, os ajustes vêm com o tempo e ritmo de estudo…

Entenda que não será fácil, porém se você se comprometer agora e gradativamente for melhorando o seu processo de estudo - independente da quantidade de tempo com a qual você conta hoje - o seu resultado será muito melhor do que se você ficar esperando o momento ideal!

E para fechar, segue outra dica que faz grande diferença:

  • Procure pessoas que estão passando pela mesma situação que você. Busque apoio e dicas e vá evoluindo um pouco a cada dia. 

Tenho certeza que desta forma você conseguirá dar os primeiros passos e com o tempo perceberá que já estará muito próximo da sua aprovação!!!

Fico aqui na torcida e trazendo diversas dicas para ajudá-lo nesta caminhada!

Forte abraço,

Diana Sette | Mentora EMR

Leia mais: