Dicas
Publicado em
28/5/22

Residência Médica 2023: como se dedicar aos estudos com um tempo limitado?

Escrito por:

Estudar com antecedência é sem dúvidas a melhor técnica para quem quer passar naquela prova importante, mas o que fazer se você não tiver muito tempo? 

Com a rotina e comportamento certos é completamente possível passar na residência dos seus sonhos sem começar a estudar muito tempo antes. 

Para quem quer passar e não tem muito tempo, algumas técnicas quando usadas corretamente vão ajudar bastante no caminho para aprovação. Pensando nisso Bruno Kosminsky, CEO do EMR, separou 7 hábitos  de quem passa RÁPIDO na Residência Médica:

1. Valorize seu tempo

Com pouco tempo até as provas, é fundamental que a valorização do seu tempo se torne um hábito. 

Procure gastar menos tempo com pequenas distrações como redes sociais e séries e se dedique mais para ter uma quantidade maior de estudo eficiente.

2.Busque a eficiência

De pouco adianta estudar muito se você não estuda de forma adequada, por isso busque sempre a forma mais eficiente de estudos para você. 

Se questione sobre a metodologia que você usa: ela é a ideal para você? Está recebendo os resultados adequados? Se a resposta for negativa, não tenha medo e teste outros métodos de estudos

3. Revise sempre

Buscar a forma mais eficiente de estudos é fundamental para quem quer passar em uma residência médica com pouco tempo de preparo. Foto: Reprodução/AdobeStock
Buscar a forma mais eficiente de estudos é fundamental para quem quer passar em uma residência médica com pouco tempo de preparo. Foto: Reprodução/AdobeStock

Começando a se preparar pouco tempo antes das provas você terá uma quantidade grande de assuntos para absorver em um curto período de tempo. Logo a chance de esquecer o que aprendeu se torna bem maior, por isso, revise constantemente

Você pode fazer simulados e responder às edições anteriores da prova, dessa forma você percebe seus erros e revisa os assuntos que aprendeu.  

4. Tenha uma mentalidade de crescimento

Ao tentar aprender um assunto novo ou que você não tenha facilidade é normal cometer muitos erros, eles são inevitáveis e, com a abordagem certa te ajudam a aprender.

Por isso, ao invés de pensar:  “não sei e não tenho capacidade de aprender” entenda que você pode não saber ainda mas, com esforço e persistência, pode ser capaz de dominar o assunto.

5. Faça provas de outras bancas

Você já sabe que fazer edições anteriores da prova em que você deseja passar é fundamental para a sua aprovação. 

Mas, além disso, busque praticar com edições anteriores de outras bancas que são renomadas no país

Se um assunto for muito abordado em outras instituições, pode ter certeza que também será na banca que você escolheu. 

6. Enxergue as questões como extensões dos estudos

Ao realizar simulados e bancos de questões não encare as questões como seu inimigo que, caso você não passe nunca passará.

As questões são complementos ao seu estudo que te guiam mostrando quais assuntos você já domina e quais precisa praticar mais.

7. Estude muito

E, claro, estude muito e de forma consistente. Se você começa a se preparar para a prova três meses antes, não pode estudar na mesma quantidade de horas de quem começou a um ano, por exemplo. 

Calcule quanto tempo pode estudar por dia e quantas horas líquidas de estudo você tem.

Conclusão

Apesar de difícil, passar em uma residência médica com pouco tempo de preparo é perfeitamente possível. 

Tenha uma rotina de estudos consistente e eficiente e busque boas fontes de informação para se manter atualizado rumo a residência.

Você pode contar com a gente do EMR nessa trajetória. Além de conteúdos completos nas nossas plataformas de estudos, temos conteúdos gratuitos através do nosso blog, site, redes sociais e canal do Youtube.

Leia Mais:

Artigos relacionados

Ver todos
Este autor ainda não possui outros artigos publicados.
Ver todos
Teste por 7 dias grátis

Experimente a nossa plataforma de estudo

Receba um acesso gratuito para testar todos os nossos recursos e tirar suas dúvidas!

Teste 7 dias grátis

Experimente a nossa plataforma de estudos

Ao confirmar sua inscrição você estará de acordo com a nossa Política de Privacidade.