Dicas
Publicado em
21/5/22

A importância de ler o edital

Escrito por:
A importância de ler o edital

Olá queridos alunos,

A preparação para a prova de residência médica é algo que envolve várias etapas, mas geralmente os alunos só se preocupam com uma delas: estudar os conteúdos que podem ser cobrados na prova.

Entenda que para ter uma boa preparação e, principalmente, reais chances para a aprovação, não basta só estudar os possíveis conteúdos mais importantes. Você precisará entender a banca que fará a sua prova e conhecer as regras da prova através do edital.

Muitas pessoas acreditam que a leitura do edital deve ser feita no momento que o mesmo é publicado (infelizmente, uma grande parcela nem mesmo o lê), porém a poucas semanas da prova você já não poderá mais mudar muita coisa. Por isso não se pode esperar sua publicação para conhecer as regras do jogo

Saiba mais detalhes sobre as etapas da prova

Antes de iniciar a preparação para a residência é preciso ler o edital. Foto: Reprodução/AdobeStock
Antes de iniciar a preparação para a residência é preciso ler o edital. Foto: Reprodução/AdobeStock

Comece a sua preparação sabendo, por exemplo, quais atividades podem pontuar no seu currículo; se ter uma língua estrangeira pode te garantir uma pontuação extra ou mesmo quais programas você poderá participar para ganhar uma pontuação extra na sua nota. Você fará prova de múltipla escolha ou aberta? Terá entrevista? Fará prova prática?

Entenda quais as regras da prova

Cada edital tem regras diferentes, são muitas variáveis e você precisará estar completamente preparado para todas elas. Se você pretende fazer várias provas, leia o edital de todas elas.

Decida quais te proporcionam maiores oportunidades de ficar na frente dos concorrentes e foque sua preparação nelas. Não precisa deixar de fazer as outras, mas gaste a maior parte da sua energia no projeto que tem a maior chance de virar realidade.

Desta forma, pegue o edital do último ano e dê uma lida. Fique por dentro das possibilidades que poderão te deixar à frente dos seus concorrentes, e claro, estude muito os assuntos que poderão ser cobrados pela banca, resolvendo questões para conhecer como eles são cobrados.

Escolha o seu preparatório

Descubra qual curso poderá te preparar de forma mais completa para o seu objetivo e converse com colegas e professores que já passaram por essa experiência: eles podem te dar diversas dicas que te farão economizar tempo e dinheiro.

O EMR trabalhar com o foco na sua aprovação, fazendo valer o seu tempo e dinheiro. Nossos preparatórios contam com um banco de questões com mais de 25 mil questões comentadas em áudio e vídeo, as aulas têm duração de cerca de uma hora e a material didático envolve não somente a apostila, como também resumos, flashcards e mapas mentais.

Além disso, os alunos contam com apoio psicológico individual e com revisões constantes por meio dos nosso simulados gerais e de fixação. Se interessou? Confira aqui quais são os nosso preparatórios e como eles contribuirão para a sua formação.

Lembre-se: o preparo para a residência começa no curso de medicina

A trajetória ao longo da faculdade de medicina é importante para ganhar pontos na residência. Foto: Reprodução/AdobeStock
A trajetória ao longo da faculdade de medicina é importante para ganhar pontos na residência. Foto: Reprodução/AdobeStock

É muito comum o aluno estudar muito durante o ano e se desesperar quando chega perto da prova, porque precisa entregar os certificados dos cursos feitos e não sabe onde eles estão, ou, nunca solicitou os mesmos à instituição. Algumas vezes ele não os consegue a tempo e termina perdendo aquela pontuação.

Outro detalhe é a nota final do seu curso, que pontua também no seu currículo. A sua preparação para a prova de residência acontece durante todo o curso de medicina. Entenda que desde as suas notas nas cadeiras até as atividades que você se propõe a fazer durante o curso ajudarão na sua nota e na sua possível entrevista.

Perceba que as instituições querem o candidato mais bem preparado, e para isso, não será avaliado somente a sua nota na prova. Essa nota faz parte de um conjunto e quanto antes você entender tudo o que precisa, mais chance terá de ficar em uma boa classificação.

Tenha certeza: atentar-se a todos estes “pequenos” detalhes, pode fazer uma grande diferença!

Diana Sette,

Mentora EMR

Leia mais: