Dicas
Publicado em
27/5/23

Como escolher a área da residência médica: dicas e orientações

Escrito por:
Como escolher a área da residência médica: dicas e orientações

A vida é cheia de escolhas. E quando pensamos na parte profissional, desde cedo precisamos tomar decisões  que definem o nosso futuro, nem sempre estando seguros de que naquele momento essa será  a melhor opção . 

Primeiro, quando chegamos no terceiro ano, temos que escolher dentre as seguintes áreas: exatas, humanas e saúde. Depois, precisamos decidir qual curso faremos. Mas será que com 17/18 anos já temos a maturidade para decidir qual a profissão que iremos exercer pelo resto da nossa vida?

Aí seguimos fazendo a faculdade, e ao final dela ainda temos que decidir a qual área nos dedicaremos diante das diversas opções. Sabemos  que são escolhas difíceis, e hoje estamos aqui para falar sobre a sua escolha para residência médica

Agora vamos tentar ajudá-lo a tomar mais essa decisão - mas desta vez, de forma consciente e sabendo que, caso daqui a algum tempo você perceber que essa não foi a melhor decisão de todas, nem tudo estará perdido, pois como em todas as profissões, novas portas se abrem e você poderá trocar de área sempre que achar necessário.

A medicina possui diversas áreas de atuação como: professor, cientista, auditor, gestor, políticas públicas, entre outros. Atualmente são 55 especialidades médicas no Brasil e a dúvida já se inicia no momento do início da graduação - ou até mesmo antes, pois são muitas influências de familiares, professores, seriados, filmes e médicos renomados.

Você deve estar se perguntando, "como escolher a minha residência?", quando, na verdade, a primeira grande pergunta a ser feita é: “por que quero me especializar?” Posteriormente, comece considerando 5 pontos:

  1. Desejo restringir ainda mais aquilo que gosto de fazer?
  2. Desejo qualidade e segurança na minha prática clínica?
  3. Desejo status, credibilidade e reconhecimento?
  4. Desejo uma remuneração melhor?
  5. Pense na relação oferta x demanda de médicos da localidade que deseja exercer.

Não existe resposta correta para essas perguntas, portanto você não deve ficar constrangido com qualquer resposta. O objetivo principal é você se conhecer melhor para fazer uma escolha adequada. Sendo assim, descubra o porque, e principalmente, como escolher a sua especialidade. 

Por que escolher uma área de residência médica?

A especialização por meio da residência médica é considerada o padrão-ouro. Então se você optar por escolher uma área médica, saiba que será mais valorizado e reconhecido no mercado de trabalho. Além de conseguir pleitear melhores salários, também é possível conseguir melhores empregos quando se faz a especialização, principalmente por meio da residência médica.

Ela vai oferecer uma maior carga horária prática e um aprofundamento também do conhecimento teórico. Isso vai permitir que a consulta  aos seus pacientes, que são a prioridade no atendimento, seja mais qualificada.  A residência vai oferecer uma base de conhecimento mais aprofundado e específico. E ainda, de acordo com a lei da residência médica, quem opta por ela tem direito à bolsa-auxílio.

Acima estão listados os mais variados motivos pelos quais se deve escolher uma área de residência médica, que vão desde interesses coletivos aos próprios. Avalie bem e opte pela sua. Está com dificuldades!? Não sabe qual escolher? Continue acompanhando o texto que vamos te mostrar. 

Como escolher a área de residência médica ideal?

Antes de escolher a residência o médico precisa decidir, dentre outras coisas, se vai querer trabalhar em consultório ou dando plantão; Foto: Reprodução/Adobe Stock
Antes de escolher a residência o médico precisa decidir, dentre outras coisas, se vai querer trabalhar em consultório ou dando plantão; Foto: Reprodução/Adobe Stock

É preciso salientar que quando falamos em residência médica ideal, é aquela ideal para você, para o que almeja, para as suas necessidades. Depois de descobrir o porquê de fazer a residência médica, agora saiba quais são os caminhos para escolher a que se encaixa melhor para você.

Pesquise sobre as áreas disponíveis

A comissão Nacional de Residência médica considera 55 especialidades médicas, dentre elas, 31 são de acesso direto e as 24 restantes exigem algum pré-requisito. É importante procurar todos os detalhes sobre elas para entender como é a rotina, principalmente, não só da residência, como também da rotina de trabalho. Afinal, aquele vai ser também o seu dia-a-dia. 

Para te ajudar na decisão, no blog do Eu Médico Residente, você pode filtrar a categoria ‘carreira’ e ver a rotina, remuneração, mercado de trabalho de uma gama de especialidades, e assim, escolher a sua. 

Considere suas habilidades e interesses

Considerar se as suas habilidades casam com aquilo que é exigido pela especialidade é essencial, mas ainda assim, não é algo tão determinante. Isso porque muitas delas, mesmo que você não tenha, pode adquirir ao longo da residência médica, ou até mesmo ao longo do dia-a-dia no trabalho. Agora os interesses sim são determinantes. Você deve possuir afinidade com a área antes de optar por ela, isso é imprescindível, até para não correr o risco de abandonar a residência médica no meio ou ficar infeliz com a escolha feita. 

Ah! E nada de escolher somente por causa da remuneração da área médica em. O salário que você vai receber quando começar a exercer a especialidade é importante sim, mas não deve ser o fator preponderante, já que a sua primeira obrigação é sempre com o paciente. 

Considere a concorrência na área

Antes de escolher a área médica, a concorrência é um fator que também pode ajudar, principalmente para quem vai fazer o acesso direto. Nesse sentido, existem algumas especialidades médicas que figuram entre as mais concorridas, são elas:

  • Clínica Médica
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Pediatria
  • Medicina da Família e Comunidade
  • Anestesiologia
  • Ortopedia e Traumatologia
  • Cardiologia
  • Dermatologia
  • Radiologia e Diagnóstico por Imagem
  • Cirurgia Geral
  • Psiquiatria 

Para saber mais detalhes sobre a concorrência das especilidades, confira este texto exclusivo. Ademais, saber também quais as residências médicas mais concorridas por banca é importante. Dessa maneira, saiba quais são esses programas no ENARE e no SUS-SP.

Avalie o mercado de trabalho

É uma especialidade com um mercado de trabalho já saturado? A empregabilidade na área é difícil? Existem postos de trabalho para a área no lugar onde você quer exercer a especialidade? Essas são algumas das perguntas que você deve fazer e buscar as respostas para ter a certeza de que a especialidade escolhida vai realmente valer a pena. Afinal, não adianta estudar tanto e ficar sem emprego.

Além desses pontos a serem questionados dentro dessa perspectiva, existem alguns outros que abrangem outros aspectos que também devem ser considerados. Eles também vão te auxiliar a escolher a sua área da residência médica. Veja a seguir.

O que deve ser levado em consideração antes de escolher a área da residência médica?

Eixo 1 - Relação médico-paciente

Neste ponto o importante é fazer uma autoavaliação. Reflita sobre estas perguntas a seguir e comece descartando o que não se enquadra no seu perfil!

  • Desejo ver resultados mais rápidos ou mais demorados no meu trabalho?
  • Qual o tempo de consulta/atendimento que desejo dedicar para o paciente?
  • Qual o nível de envolvimento emocional que desejo desenvolver com o meu paciente?
  • Qual a faixa etária que desejo acompanhar?

Eixo 2 - Empregabilidade / Remuneração

Nesta etapa vamos avançar com as reflexões pensando o seguinte:

  • Qual a carga horária que pretendo fazer?
  • Acompanhe e/ou converse com profissionais das áreas pretendidas.
  • Quais são as características da rotina da especialidade?
  • Desejo trabalhar em consultório ou dando plantão?
  • Reflita sobre questões que podem mudar o mercado, como o envelhecimento da população ou informatização da medicina, por exemplo.

Eixo 3 - Onde desejo morar

Pense nas opções de moradia durante a residência:

  • Qual o custo de vida? 
  • Quero ficar longe da família? 
  • Qual o estilo da cidade que gostaria de viver? 

E depois pense na fase pós-formado:

  • É importante fazer networking durante a residência para a minha especialidade
  • Qual o número de pacientes mínimo médio da especialidade na região? 
  • Quais as características da cidade?

Eixo 4 - Rotina

Pensar no dia a dia da residência também é um ponto a ser considerado durante a escolha da residência médica. Foto: Reprodução/AdobeStock
Pensar no dia a dia da residência também é um ponto a ser considerado durante a escolha da residência médica. Foto: Reprodução/AdobeStock

A respeito da sua futura rotina, enquanto residente e depois de formado. Caso você ainda não esteja formado, aproveite o internato para avaliar as diversas áreas!

  • Você prefere enfermaria, ambulatório ou cc?
  • Você prefere trabalhar no horário comercial ou dando plantões?
  • Você é mais motivado por uma rotina estanque ou surpresas?
  • Qual a duração da residência e subespecialidades? Você está disposto a se dedicar durante todo esse tempo?

Eixo 5 - Status e reconhecimento

Reflita sobre o nível socioeconômico do público que irá atender e pense também se você prefere trabalhar nos bastidores ou no palco principal

Conclusão

Acredito que depois desse sobrevoo por esse texto você já deve ter ao menos estreitado as possibilidades e já é capaz de seguir com suas pesquisas até a escolha ideal para este momento. Pense que agora você fará a melhor escolha para esse momento, então não tenha medo de errar e nem fique preocupado com a opinião dos outros, pois o mais importante é você entender suas razões e seguir com sua escolha!

Sabemos que muitas pessoas nos amam e querem o melhor para nosso futuro, mas lembre-se que só você será capaz de decidir o que fará sentido para você! Finalmente, entenda que não existe especialidade perfeita, apenas aquelas em que você se encaixa mais ou menos e não esqueça que essa escolha, apesar de importante, não é definitiva - você pode mudá-la a qualquer momento.

Espero que todas essas reflexões direcionem a sua escolha dentre as residências médicas que fará mais sentido para você e que fará grande diferença na sua vida profissional!

Leia mais: