Dicas
Publicado em
12/2/23

Como funcionam as entrevistas na residência médica?

Escrito por:
Como funcionam as entrevistas na residência médica?

Antes, durante e após a entrevista para a residência médica a ansiedade e expectativa tomam conta, já que o candidato não sabe bem o que esperar ou muito menos como se comportar e o que será preciso dizer. Mas você não precisa mais se preocupar, neste texto iremos te dizer cada detalhe que você deve esperar nesta fase.

Embora ela represente uma pequena parcela da nota final, não deve ser relegada ou negligenciada, pois pode representar aquele ponto que falta para a sua aprovação. 

Como é a entrevista de residência médica?

Entrevista para residência médica
A sinceridade e objetividade devem ser imperativas na sua entrevista. Foto: Reprodução/Shutterstock

A entrevista varia de acordo com a instituição, em algumas são realizadas perguntas mais técnicas, mas também são realizados questionamentos pessoais e subjetivos, de modo a observar a postura e o comportamento ético do candidato. Por mais nervoso que você esteja, preze sempre pela sinceridade, pois os examinadores já têm bastante experiência nessa função.

Também é avaliado se você possui um interesse genuíno pela especialidade, já que a desistência do residente acaba desestruturando o serviço, e se você consegue trabalhar em equipe. Além do cuidado e a dedicação que você tem com sua formação. 

Em qual etapa se faz a entrevista de residência médica?

A entrevista de residência médica costuma ser a segunda ou terceira etapa de um processo seletivo. Para seleções com duas fases, vem logo depois da aprovação na prova objetiva (e/ou discursiva em alguns casos). Já em seleções com três fases vem logo após a aprovação no exame escrito e na prova prática.

O que é analisado na entrevista?

Entrevista para residência médica
Estar preparado para a entrevista de residência médica é um plus para alcançar a sua aprovação. Foto: Reprodução/Shutterstock

Todo o aprendizado que você teve ao longo da faculdade vai contar pontos na entrevista para a residência médica. Isso vai ser avaliado pela sua nota de desempenho durante a graduação. O conhecimento adquirido sobre as doenças é essencial para a sua prática médica. Dito isso, normalmente o examinador vai  perguntar pela suas notas, então seja conciso e objetivo, não minta, pois suas notas falarão por si só.

Além disso, é feita a análise do seu currículo de atividades extracurriculares. Sendo assim, se prepare para falar todos os detalhes do seu currículo, todas as suas experiências. É importante que você mesmo faça uma análise do que aprendeu ao longo dos anos, pois será levado em consideração.

A argumentação sobre a motivação da escolha pela área médica também faz parte da entrevista para a residência médica. Todos os seus argumentos devem ser construídos para que os avaliadores conheçam melhor o seu perfil e a sua personalidade.

Então esteja preparado também para responder perguntas sobre as suas qualidades, mas também sobre os seus defeitos. Lembre-se que para chegar nesta fase você já passou por outras diversas, você vai conseguir passar por essa também. É só manter a calma, ser autêntico e manter o foco.

O que fazer pra se sair bem na entrevista?

Se houve um preparo anterior para o exame escrito e/ou prático de residência médica, então é necessário se preparar também para a entrevista. Além da autenticidade, concisão e objetividade, outros pontos importantes que são analisados na entrevista de residência médica estão listados a seguir.

Conhecer a instituição de saúde

Saber como funciona a rotina da especialidade de escolha na instituição é essencial, pois os avaliadores querem saber que você escolheu o serviço de maneira genuína e não que está ali porque passou, somente. Eles gostam de saber disso. Então conhecer bem a instituição para a qual irá fazer a entrevista de residência médica é imprescindível. Sendo assim, se puder, mantenha contato com o residente da área médica da sua escolha para entender o dia-a-dia do serviço.

Faça um roteiro de respostas

Já sabendo o que pode ser abordado durante a entrevista de residência médica, prepare as respostas. Isso porque o nervosismo na hora pode atrapalhar bastante. Pensar nas respostas vai te deixar mais confiante, e também vai te permitir ser mais assertivo, aumentando as chances de obter êxito durante mais esta etapa. 

Mas cuidado para não ficar uma entrevista robotizada, artificial, agir naturalmente é importante. Prepare o que irá responder, mas não tente decorar palavra por palavra. Pense qual o caminho deve seguir quando os questionamentos forem feitos.

Como dito anteriormente, outro ponto analisado na entrevista de residência médica são as suas qualidades e defeitos. Pense em pelo menos três e argumente o porquê da sua percepção. Foque nas suas qualidades, elas devem ser enaltecidas. Na hora de elencar os defeitos é preciso ter cuidado, lembre-se que todos temos pontos de melhoria. Então escolha alguns e diga o que você tem feito para melhorar. Não seja taxativo e utilize sempre o bom senso.

Vestimenta e comportamento

Sabemos bem que a primeira impressão é a que fica, por isso se portar bem diante dos seus futuros chefes vai conferir alguns pontos para o candidato. Para a entrevista da residência médica opte por um traje social, nada de calça jeans e camiseta em!? Você deve estar vestido conforme a ocasião.

A sua desenvoltura também conta pontos. Então aja naturalmente e seja simpático. Se manter bem-humorado e calmo durante esta etapa é importante para ganhar a simpatia e atenção dos avaliadores. A tensão irá te prejudicar, por isso no momento em que você estiver esperando para ser entrevistado converse sobre outros assuntos com os colegas que também estão à espera

Currículo

As atividades extracurriculares realizadas ao longo da vida acadêmica devem ser apresentadas de forma clara e objetiva. Faça um resumo do seu currículo, separe aquelas atividades com maior relevância para abordar durante a entrevista. Mesmo que a lista seja extensa, no final o que realmente importa é a qualidade. Uma outra dica é conhecer muito bem o seu currículo, isso vai te permitir explicar a importância de determinada atividade para a sua vida profissional como especialista.

Conclusão

A entrevista para a residência médica é mais uma etapa rumo a aprovação, e, portanto, deve ser encarada com bastante seriedade. Se preparar previamente para ela aumenta as suas chances de obter êxito. Assim, dentre outras, se vestir com trajes sociais, ser objetivo, bem-humorado e ficar calma são características que devem fazer parte desta etapa.

Leia mais: