Dicas
Publicado em
10/6/22

Caderno de erros: revise os conteúdos de maneira eficaz

Escrito por:
Caderno de erros: revise os conteúdos de maneira eficaz

Se você está se preparando para passar na prova de residência médica, com certeza reconhece a importância de fazer revisões constantemente.  

Revisar é uma técnica que ajuda a fixar o conhecimento de forma simples e rápida e é fundamental na organização para exames que requerem um grande volume de estudo como é o caso de quem quer a concorrida Residência Médica.

No texto abaixo, falaremos sobre A técnica de revisão mais eficiente que existe, mostrada por Bruno Kosminsky, CEO da EMR, no primeiro vídeo da nossa série Dicas de Estudo lá no canal do YouTube. 

Conheça o Caderno de Erros e seu funcionamento!   

O que é o caderno de erros?

O caderno de erros é um lugar onde você irá anotar todos os erros que cometeu na resolução de questões

Não é como um resumo, anotando a síntese de todo um assunto, mas sim um lugar para consulta eficiente e personalizado.

Como fazer?

Separe áreas diferentes para os diferentes assuntos, como ginecologia e obstetrícia e medicina preventiva. Você pode fazer em cadernos de uma matéria, fichários ou até mesmo de forma eletrônica - no word ou google docs por exemplo.

Ao realizar questões e errá-las, escreva a resposta certa do que você errou de forma clara.

Por exemplo, ao errar questões sobre classificação de schilling, Bruno coloca a resposta certa de forma objetiva: 

    Classificação de Schilling: 

  • I- Trabalho é a causa (exemplo, silicose)
  • II- Trabalho contribui mas não é necessário (exemplo, LER)
  • III - Trabalho é agravador de uma doença existente (exemplo, asma).
O caderno de erros é uma forma de revisão mais completa e personalizada para o seu aprendizado. Foto: Reprodução/AdobeStock
O caderno de erros é uma forma de revisão mais completa e personalizada para o seu aprendizado. Foto: Reprodução/AdobeStock

É muito importante que você não se prolongue ao colocar as respostas certas para que  o seu caderno de erros fique o mais sucinto e fácil de consultar possível. 

Ademais, lembre-se de só anotar lá assuntos que você não domina ainda, assim, sempre que reler suas anotações vai ter só os assuntos que precisa aprimorar. 

Por isso, ao longo da sua preparação revise seu caderno de erros e remova as anotações de assuntos que passou a dominar - criar o documento por meio eletrônico torna mais fácil essa alteração.

Conclusão

Ter uma metodologia de estudos eficaz é fundamental para o bom resultado nas provas, dessa forma o caderno de erros quando usado da maneira correta pode ser uma dica que te levará rumo a sua aprovação!

Se você quer saber mais sobre como ter uma metodologia assertiva, que ajude na aprovação com pouco tempo de preparo conheça nossas turmas intensivas

Leia Mais: