Carreira
Publicado em
9/6/22

Tudo o que você precisa saber sobre a residência médica 2023

Escrito por:
Tudo o que você precisa saber sobre a residência médica 2023

A concorrência para a residência médica 2023 só tende a aumentar, uma vez que as bancas estão ficando cada vez mais criteriosas.

Dessa maneira, para você se destacar e conseguir obter êxito na prova, é preciso se preparar de maneira qualificada.

Sua preparação deve contar com um bom curso, como o EMR. Além disso, você deve fazer muitos exercícios, como os do nosso Banco de Questões, criar uma rotina de estudos e revisar os conteúdos estudados.

Neste texto você encontrará mais detalhes sobre cada um desses aspectos que irão te levar ao êxito.

Concorrência da Residência médica 

A concorrência da residência médica 2023 só irá aumentar, é só levar em conta o quantitativo de médicos formados e o número de vagas oferecidas em programas de residência.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, na atualização de hoje, 9 de junho, a quantidade de médicos formados no Brasil é de 593.747. 

O que  representa uma  diferença de quase 50 mil médicos se comparado aos registros de novembro de 2020, que apresentou um total de 547.344 profissionais formados. 

De acordo com o CONASS, o número de vagas autorizadas para a residência médica 2019 foi de 56.255. 

De lá para cá, esse número aumentou, tanto que o Ministério da Educação, em janeiro deste ano, autorizou a quantidade de vagas para as Universidades Federais. 

Apesar disso, como é possível ver, o montante de vagas disponíveis não cresce proporcionalmente ao quantitativo de médicos, que aumenta cada vez mais rápido, impulsionado pela abertura do curso de medicina em novas faculdades. 

Sendo assim, a concorrência só tende a aumentar. Além disso, a procura pela residência tem sido cada vez maior, o que incide diretamente na concorrência da residência médica.

Isso porque, um especialista tende a ser contratado mais facilmente e receber um salário maior. E mais, ter feito residência aumenta a credibilidade do médico e a qualidade dos seus atendimentos. 

Outro ponto que deve ser levado em conta é a melhora da pandemia. Muita gente desistiu das provas por problemas de concentração ou ansiedade, por exemplo, e agora voltarão para a disputa com todo o “gás”. 

A facilidade trazida pelo ENARE em relação ao local de prova e ao valor da inscrição também se mostra como um fator importante que levará ao aumento da concorrência da residência médica.

"Nível das provas"

Os médicos precisam estar bem preparados, já que é provável que o nível das provas de residência só faça aumentar. Foto: Reprodução/AdobeStock
Os médicos precisam estar bem preparados, já que é provável que o nível das provas de residência só faça aumentar. Foto: Reprodução/AdobeStock

É possível que o nível das provas seja maior, uma vez que as bancas estão se tornando cada vez mais criteriosas

Além disso, estamos vendo uma profusão de acontecimentos voltados para a saúde desde o início da pandemia, em 2019. 

Este ano, por exemplo, vemos o retorno do sarampo, o aumento no caso das infecções respiratórias em crianças. Além de infecções com a varíola dos macacos e o surto de hepatite em crianças e adolescentes.

Você deve estar se perguntando o porquê estou falando isso. Eu te explico! Pode ser que as provas deste ano cobrem temas médicos mais atuais. Então é essencial manter-se atualizado. 

Sendo assim, os médicos precisam estar cada vez mais preparados para as provas de residência. Estudar os assuntos mais tradicionais e aqueles que caem vez ou outra é fundamental para a preparação.

Por causa da pandemia, muitos processos seletivos não tiveram provas práticas e aqueles que tiveram mudaram um pouco a dinâmica. Por isso acredita-se que as práticas devem se dar através de checklists, em sua maioria, e não por meio da utilização de bonecos. 

"Quem são os alunos que vão se dar bem esse ano?"

Os estudantes que irão se dar bem esse ano são aqueles que estão estudando de maneira regular os assuntos que mais caem nas provas de residência, que estão se dedicando intensamente, focados no seu objetivo, a aprovação. 

São aqueles que assistem às aulas dos assuntos, leem as apostilas, fazem simulados e se utilizam de flashcards e mapas mentais para revisar periodicamente cada conteúdo

Fazer exercícios e revisar são elementos essenciais para quem quer garantir a aprovação na prova de residência médica.

Pensando nisso tudo, o EMR conta com preparatórios focados na sua aprovação, eles dispõem das seguintes vantagens, todas dentro do nosso próprio aplicativo:

  • Aulas curtas, com duração de aproximadamente uma hora;
  • Apostilas atualizadas em formato de e-book;
  • Banco de questões com mais de 27 mil questões comentadas em texto e vídeo;
  • Flashcards, resumos e mapas mentais;
  • Simulados de fixação de cada assunto, realizados no período de 7, 14 e 28 dias;
  • Simulados gerais semanais sobre as temáticas já estudadas e as que ainda serão ensinadas; e
  • Apoio psicológico individual.

O que fazer para se destacar?

Estudar para a residência não é nada fácil, mas passar por alguns processos além de facilitar a sua jornada de estudo, torna mais propícia a sua aprovação na residência.

Rotina de estudos

A rotina de estudos é a sistematização do processo de aprendizagem, o que torna o ato de estudar mais qualificado, aumentando a sua produtividade e organizando os seus estudos.

Ela deve atender aos seus anseios, para que o seu aprendizado seja constante, sendo importante para aumentar o seu desempenho e manter o seu foco.

Dentro da rotina temos dois elementos principais: cronograma e métodos de estudo.

Cronograma de estudos

Aqui está um exemplo de como um cronograma pode ser estruturado. Foto: Reprodução/Pinterest
Aqui está um exemplo de como um cronograma pode ser estruturado. Foto: Reprodução/Pinterest

O cronograma de estudos vai te ajudar a focar no que deve ser aprendido e fixar melhor.  

Ele leva em conta os conteúdos e o tempo que você tem para estudá-los. Assim, é montado pensando na alternância entre assuntos que você tem mais facilidade e aqueles mais difíceis. 

Aprenda a montar o seu cronograma

Métodos de estudos

As técnicas de estudos tornam a sua rotina mais fácil, aumentando a sua capacidade de concentração e evitando o esquecimento.

Aqui estão disponíveis algumas técnicas para você testar

Revisão constante: resumo e simulado

Como já dito anteriormente, a revisão e a resolução de exercícios constantemente pode garantir a sua aprovação na residência.

Isso porque, você vai estar relembrando constantemente cada assunto estudado e chegará com os conteúdos “fresquinhos” na mente na hora da prova. 

Então, elaborar resumos para fazer essas revisões periódicas é de extrema importância. Os simulados além de terem o mesmo propósito, ainda vão te preparar para a (s) banca (s) que você deseja. 

Conclusão

A concorrência para a residência médica está cada vez mais, dentre outras coisas, porque os médicos estão buscando mais as especialidades.

O que aumenta a necessidade do médico seguir caminhos específicos para tentar garantir a sua aprovação e se destacar no meio de tantos outros concorrentes.

Leia mais: