Com a autorização do Ministério da Saúde pela realização de uma segunda entrada para processos seletivos de residência médica, a Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais (AREMG) abriu uma seleção com vagas que não foram preenchidas na primeira entrada. Ela é a responsável por organizar o PSU-MG e PSU-GO. As vagas disponíveis são para instituições localizadas em Minas Gerais e Goiás. Veja todos os detalhes a seguir
Cronograma PSU AREMG
- Período de Inscrições e Envio do Currículo: 11 e 12/08/2025
- Prova escrita: 17/08/2025
- Gabarito: 17/08/2025
- Resultado da Prova e do Currículo: 26/08/2025
- Resultado Final e Convocação: 28/08/2025
- Início do programa: 01/09/2025
Inscrições
As inscrições no Processo Seletivo Unificado do AREMG têm um período bem curto, acontecendo entre os dias 11 e 12 de agosto, das 9h às 18h. Ela é realizada somente online, no site do PSU, e custa R$240,00. O edital prevê a inscrição para mais de um programa de residência médica. Nesses casos, é preciso pagar a taxa de inscrição para cada programa de interesse.
Há reserva de vagas para candidatos deficientes e para candidatos pretos. Vale salientar que o currículo deve ser preenchido e as cópias da documentação para análise curricular devem ser enviadas no ato da inscrição.
Existem algumas regras para que os interessados possam realizar a inscrição. Veja a seguir:
- O candidato não pode estar matriculado em programa de residência médica;
- Caso tenha desistido de um outro programa, o candidato só pode se inscrever nesse PSU se a desistência tiver sido feita até 10 de julho.
- Para candidatos de especialidades com pré-requisito: concluir a residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica até 31 de agosto de 2025 ou possuir especialização com RQE até 12 de agosto de 2025
Vagas
Acesso direto
Pré-requisito
Como será a prova?
O PSU AREMG vai se dar em duas etapas: a prova objetiva e análise curricular. A primeira etapa equivale a 90 pontos na nota final e a segunda etapa compõe os outros 10 pontos restantes.
Primeira etapa
Acesso direto
- 60 questões de múltipla escolha, distribuídas proporcionalmente entre as especialidades médicas: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social (Saúde Coletiva e Medicina Geral de Família e Comunidade) e Pediatria
- Tempo de prova: 3 horas
Pré-requisito
- 30 questões de múltipla escolha sobre o pré-requisito escolhido
- Tempo de prova: 2 horas
Segunda etapa
A pontuação das atividades enviadas para análise do Curriculum Vitae é diferente ao observar as especialidades com acesso direto e pré-requisito. Por isso é importante ficar atento ao que diz o edital.
Vale ressaltar que mesmo todos os candidatos tendo enviado o currículo no ato da inscrição, só serão avaliados os currículos daqueles que tiverem a metade da nota do candidato com a maior pontuação na prova para a mesma vaga.
Nota final e desempate
A nota final é estabelecida observando a soma das notas obtidas nas duas etapas. Em caso de empate, o candidato com a maior nota na prova objetiva fica com a vaga. No entanto, sendo aplicada essa regra e havendo a persistência do empate, o critério de desempate passa a ser a idade, ou seja, o candidato mais velho fica com a vaga.
Leia mais:
- Novas regras na residência médica: saiba mais sobre a segunda entrada
- Exigência do RQE para ingresso em residência médica com pré-requisito é aprovada
- Residência médica PUC-PR 2026: edital, cronograma, inscrições e vagas
- HIAE edital residência médica 2026: confira todas as informações
- Residência médica UEL 2026: edital, cronograma e vagas