Editais

Residência Médica 2022: AMRIGS libera o edital para a prova

Olá, futuros residentes!

O mês de setembro começou bastante intenso. Muitos editais foram liberados e algumas inscrições já começaram. Se você perdeu alguns dos textos que fizemos sobre a residência médica 2022, confira abaixo:

Lembramos a você também que as inscrições promocionais para o curso de revisão SURCE se encerram hoje! Então corre para garantir a sua vaga! É a última chance para garantir o super desconto que preparamos para você!

Recados dados, vamos ao processo seletivo de hoje.

Inscrições para a prova de residência AMRIGS

A prova AMB, AMRIGS, ACM e AMMS - mais conhecida como AMRIGS – está com o edital aberto.

A leitura deste certame é essencial, pois os detalhes são muitos, visto que, a prova se dá em várias cidades brasileiras. Então trataremos aqui alguns dos principais pontos.

São ofertadas vagas para programas com acesso direto, com pré-requisitos e para as especializações. Assim como para autoavaliação. Sendo assim, não existe um valor único para a taxa de inscrição. Por isso é importante olhar as tabelas de preço dispostas no edital.

Se você vai fazer esta prova, fique atento, pois as inscrições começam hoje (13/09), às 17h, e se estendem até o dia 14/10. E podem ser feitas através deste site.

Como ela é aplicada em vários estados brasileiros - por instituições específicas - no ato da inscrição é preciso indicar a cidade onde você quer realizá-la e a qual vaga irá concorrer.

Além disso, é necessário fazer o envio de uma foto digital atualizada, na qual apareça o seu rosto e os seus ombros. E ainda, enviar o currículo eletrônico. Alguns outros detalhes importantes são:

  • O candidato deve escolher por apenas uma unidade hospitalar;
  • Não é possível se candidatar para mais de uma especialidade na mesma instituição; e
  • É permitido em mais de uma especialidade com pré-requisito. No entanto, a prova deve ser igual e os pré-requisitos devem ser os mesmos.

Prova

O processo seletivo AMRIGS acontecerá em cidades de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No dia 14/11, às 9h. A prova teórico-objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, possui questões de múltipla escolha, com 4 alternativas.

Acesso direto e autoavaliação

São 100 questões de múltipla escolha versando sobre as 5 áreas básicas. No edital estão descritas as referências bibliográficas específicas que devem ser estudadas. Ademais, o tempo total de prova é de 5 horas.

Pré-requisito

São 30 questões de múltipla escolha, distribuídas conforme o pré-requisito. Para essas especialidades devem ser estudados os conteúdos de maior relevância na área e, também, serão considerados os autores mais consagrados. A duração máxima da prova é de 3 horas.

Certificado de Bom Desempenho

É preciso lembrar que obter êxito neste concurso não resulta na aprovação para a residência. Isso porque, depois dele, cada instituição participante publicará seu próprio edital. Então, pode ser que tenham mais etapas.

Você deve acompanhar o seu boletim de desempenho no mesmo site no qual foi feita a inscrição. Se tiver acertado no mínimo 60% das questões, então você receberá o Certificado de Bom Desempenho.

A lista de classificados nas instituições escolhidas será divulgada no dia 09/12. E o certificado de Bom Desempenho estará disponível a partir do dia 16/12.