O Hospital Sírio-Libanês (HSL) é um dos mais conceituados do país, oferecendo ao residente uma formação com experiência em âmbito público e privado. Embora tenha duas unidades: em São Paulo e em Brasília. A maioria das vagas para a prova de residência médica no Hospital Sírio-Libanês 2026 são para a unidade de São Paulo.
O edital já está liberado. Ele conta com duas fases e desde o ano passado, a segunda fase agora é uma prova prático-oral e tem como critérios coerência e resolução adequada da problemática apresentada, capacidade de clareza e argumentação e apresentação, postura e empatia.
Confira a seguir todos os detalhes do processo seletivo.
Cronograma da residência médica Sírio-Libanês 2026
* A data da prova escrita sofreu alteração
- Período de inscrição: 10/09/2025 a 14/10/2025
- Prova escrita: 22/11/2025*
- Divulgação do gabarito, a partir das 17h: 25/11/2025
- Interposição de recursos contra o gabarito: 25/11/2025
- Edital de Resultado da análise de recurso contra o gabarito e nota da prova objetiva: 16/12/2025
- Prova Prática - Acesso direto: 19/01/2026
- Prova Prática - Pré-requisito: 20/01/2026
- Lista de aprovados: 10/02/2026
- Lista de convocação para a matrícula: 11/02/2026
Inscrições da residência médica Hospital Sírio-Libanês 2026
As inscrições para a prova de residência médica do Sírio-Libanês 2026 podem ser realizadas a partir das 10 horas do dia 10 de setembro e se estendem até às 23:59 horas do dia 14 de outubro, exclusivamente pelo site da VUNESP. É necessário pagar a taxa de inscrição até o dia 14 de outubro, no valor de R$600,00.
Ao se inscrever, o candidato deve enviar os documentos necessários para que seja realizada a análise curricular. Eles devem ser digitalizados com tamanho de até 2MB e devem estar no formato: pdf, png. jpg e jpeg.
Cada candidato poderá se inscrever em apenas um Programa de residência médica e deverá informar no ato de inscrição onde quer fazer a primeira fase do processo seletivo, confira as cidades disponíveis abaixo:
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Belém;
- Belo Horizonte;
- Fortaleza;
- Porto Alegre;
- Salvador;
- Brasília.
Vale salientar que além de escolher a especialidade, ele também deve informar em qual unidade do Sírio-Libanês quer fazer a residência médica, seja no estado de São Paulo ou em Brasília. Nesta edição, o certame estabelece vagas para cotistas: 30% das vags para pessoa negras (pretas e pardas), 5% para quilombolas, 5% para indígenas, 10% para pessoas com deficiêcia e 5% para pessoas trans.
O certame também oferece a modalidade treineiro. Nesses casos, só é possível realizar a primeira fase da prova e ela versará sobre Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade e Saúde Coletiva. Eles não concorrem as vagas, mas podem visualizar as notas e conferir o desempenho individual no site da VUNESP.
Vagas para a residência médica do Hospital Sírio-Libanês 2026
Acesso direto
Unidade São Paulo
Unidade de Brasília
Especialidades com pré-requisito
Unidade São Paulo
Unidade Brasília
Especialidades com ano adicional
Unidade São Paulo
Unidade Brasília
Como é a prova de residência médica no Sírio Libanês?
Todas as etapas do processo seletivo de residência médica HSL 2026 são avaliados numa escala de 0 a 100 pontos. Os participantes só prosseguem no processo seletivo caso obtenham um aproveitamento de 60% nas prova objetiva e 50% na prova prática. Sendo asism, os participantes só avançam para a segunda etapa se alcançaram no mínimo 60 pontos.
Vale lembrar também que o peso das fases muda de acordo com a segunda fase (prova prática ou análise curricular). Sendo assim, se a especialidade tem a prova prática, a primeira fase tem 60% de peso na nota final e a prova prática 40%. Já se a especialidade tem a análise curricular, a primeira fase tem peso 90% e a análise curricular peso 10%.
A prova objetiva é aplicada na cidade de inscrição do candidato. Já para quem vai fazer a prova prática, saiba que ela é aplicada somente em São Paulo, na Faculdade Sírio-Libanês, localizada na rua Martiniano de Carvalho, 851 – Bela Vista, São Paulo – SP, CEP: 01321-001
Primeira fase
Acesso direto
Esta é a fase da prova objetiva. São ao total 100 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada. A duração da prova é de cinco horas. A prova da primeira fase abrange o conteúdo programático visto na graduação, das seguintes especialidades: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Social, Medicina da Família e Comunidade e Saúde Coletiva. O tempo total de prova é de 5 horas.
Pré-requisito
Ao contrário das provas com acesso direto, aquelas com pré-requisito possuem um número de questões variável e versam sobre pré-requisito de escolha do participantes. Dessa maneira, as provas das seguintes especialidades são compostas de 80 questões:
- Oncologia Clínica;
- Cardiologia;
- Endoscopia;
- Mastologia;
Já quando falamos de Dor, Administração em Saúde, Transplante de Medula Óssea e Ergometria, o número é menor, são 30 questões ao total. A duração das provas é de 3 horas, exceto para a Endoscopia, que terá 4:30h de duração.
Segunda fase
Acesso direto
A segunda fase para todas as especialidades de acesso direto é a prova prática (caráter eliminatório e classificatório).
Pré-requisito
A segunda fase pode ser a prova prática ou análise curricular, sendo elas de caráter eliminatório e classificatório. Isso vai depender da especialidade escolhida. Veja a seguir:
Prova prática:
- Cardiologia
- Oncologia Clínica
- Endoscopia
- Mastologia
Análise curricular:
- Administração em Saúde
- Dor
- Ergometria
- Transplante de Medula Óssea
Falando especificamente sobre a análise curricular, o envio do curriculum vitae (de preferência em formato de CV Lattes) e seus respectivos documentos comprobatórios devem ser eviado de 10 de setembro a 14 de outrubro. Cópia simples dos documentos são suficientes, cada arquivo deve ter até 2 MB, ter tamanho compatível com a impressão em papel A4 e estar em algum destes formatos: “pdf” ou “png” ou “jpg” ou “jpeg”. Além disso, é preciso nomear os arquivos de com o seu conteúdo.
Critérios de desempate e nota final
Especialidades com análise curricular
Para os programas de residência médica que possuem análise curricular a nota final é estabelecida pela seguinte equação:
- Nota final= ([nota da prova objetiva x 0,9] + análise de currículo x 0,1])
Diante disso, sendo identificado o empate, o desempate se dará da seguinte maneira:
- Maior nota na prova objetiva
- Maior nota na análise de curriculum
- Maior idade, com prioridade para o mais velho até a data de encerramento das inscrições
Especialidades com prova prática
Já para especialidades com prova prática, a equação é a seguinte:
- Nota final= ([nota da prova objetiva x 0,6] + [nota da prova prática x 0,4])
Após a obtenção da nota final, se for identificado algum empate, o desempate se dará observando os seguintes critérios:
- Maior nota na prova objetiva
- Maior nota na prova prática
- Maior idade, com prioridade para o mais velho até a data de encerramento das inscrições
Concorrência residência médica HSL 2025
Após o período de inscrições foi liberada a concorrência da residência médica HSL 2025. A Dermatologia, Cardiologia e Transplante de Medula Óssea figuram entre as especialidades mais concorridas. Enquanto a Medicina da Família e Comunidade, Endoscopia e Ergometria são as especialidades com a menor concorrência. Confira todos os detalhes a seguir:
Se prepare para a residência médica 2026 do Sírio-Libanês
Para você que quer reforçar seu conhecimento e garantir sua aprovação na residência médica do Hospital Sírio Libanês, conheça os nossos intensivos e escolha o que se adequa a sua realidade. Com ele você terá acesso a aulas objetivas para as principais provas do Brasil, estudo direcionado para o que realmente cai e um banco de questões com mais de 60 mil questões para você praticar seu estudo. Acesse e confira.
👉 Intensivo R1: Para quem deseja revisar os conteúdos mais cobrados nas provas de residência médica do Brasil
👉Intensivo R1 Enare Enamed: O aluno revisa os temas mais cobrados nos processo seletivos de residência médicaa e tem um preparo direcionado para o que é mais provável de cair no Enare Enamed
👉 Intensivo R+ em Clínica Médica: Com ele você revisa as temáticas que mais caem nas especialidades com pré-requisito em Clínica Médica
Leia mais:
- Edital UNIFESP 2026 de residência médica: confira todas as informações
- Editais para a Residência Médica 2026: confira quais as principais datas
- Residência médica AMP 2026: edital, cronograma, inscrições e vagas
- HIAE Residência Médica 2025/2026: Inscrições abertas para a seleção
- Edital do processo seletivo de residência médica HCPA 2026