Dicas
Publicado em
9/7/22

7 coisas pra dizer para si mesmo durante o preparo para residência médica

Escrito por:
7 coisas pra dizer para si mesmo durante o preparo para residência médica

O caminho até a aprovação na residência médica não é fácil. Por isso, Bruno Kominsky, CEO do Eu Médico Residente e hematologista, separou 7 Coisas Para Dizer a Si Mesmo Durante o Preparo Para Residência Médica na série Dicas de Estudo no nosso canal do Youtube.

Saiba diferenciar preguiça, cansaço e dificuldade

Ao estudar com frequência, é normal ter momentos de pouca concentração onde você precise ler a mesma página várias vezes ou assistir o mesmo vídeo três, quatro vezes para conseguir entender ou às vezes continuar não entendendo.

Quando os momentos de pouca produtividade vem você consegue identificar porque não está rendendo tanto quanto poderia? Diferenciar quando está com preguiça, cansaço ou dificuldade naquele assunto é essencial para conseguir lidar com esses momentos da melhor maneira.

Sentir preguiça é extremamente comum, principalmente ao fazer atividades repetitivas que exijam esforço como estudar. 

No entanto, se você percebe que não está conseguindo estudar da melhor maneira por preguiça, se alongue, tome um café, faça algo que te desperte e dê energia e volte aos estudos. Assim, você irá se acostumar a buscar maneiras para se concentrar e não prejudicará seus estudos toda vez que se sentir com preguiça.

ao perceber que está cansado, a melhor estratégia é ir descansar. Dessa forma, ao estudar novamente no outro dia você irá se concentrar mais já que recuperou energia e não perdeu perdeu tempo se forçando a estudar quando já estava cansado demais.

Se você perceber que não está avançando no estudo porque tem dificuldade, uma dica é mudar a estratégia, assistindo um vídeo da matéria ao invés de ler sobre ela, por exemplo.

Outra estratégia é realizar questões daquela área para que você possa estar familiarizado antes de entrar na teoria e conseguir identificar o que é mais importante naquela área.

Não encare as questões como um desafio

Um dos erros mais comuns ao se preparar para provas, é encarar as questões como um desafio, no entanto é muito importante que você não faça isso. 

Ao encarar questões como um desafio, algo difícil que tem que ser superado você coloca um peso a mais na atividade tornando ela mais difícil e com maior chance de você evitar fazer. 

Portanto, perceba as perguntas como um complemento ao seu estudo, algo que te levará mais perto da sua aprovação como é. 

Faça um caderno de erros

O caderno de erros é uma ferramenta de revisão super eficiente. Ao realizar questões e errar seguidas vezes no mesmo assunto, anote de forma concisa a resposta certa. 

Dessa forma, ao revisá-lo você vai ler de forma rápida os assuntos que têm mais dificuldade e lembrar rapidamente da resposta certa. Lembre-se de ir atualizando-o e tirando as respostas que você passou a dominar para que o caderno se mantenha objetivo.  

Leve o estudo como um jogo

Ao se preparar para a prova da residência, encare o estudo como um jogo onde a tranquilidade é um meio para sua vitória.

No processo de aprendizagem é normal ter dificuldades seja porque você tem pouco tempo para se preparar, não está com resultados tão altos ou não consegue se concentrar. 

Se ao ter dificuldade você se desesperar, além de ficar mais ansioso o seu problema só irá se agravar. Tenha tranquilidade sempre, assim você conseguirá se preparar da maneira adequada e lidar melhor com momentos de frustração.

O sofrimento é temporário, mas o título de especialista é para sempre

Algumas dicas como ter um método de revisão adequada e lidar com questões da maneira certa pode ser essenciais rumo a sua aprovação. Reprodução: AdobeStock
Algumas dicas como ter um método de revisão adequada e lidar com questões da maneira certa pode ser essenciais rumo a sua aprovação. Reprodução: AdobeStock

O processo de preparação para residência não é fácil, ter que estudar durante várias horas durante meses e abdicar de coisas que gosta como sair com frequência são processos comuns rumo a aprovação. 

Escolher uma especialização com uma concorrência menor mas que você gosta menos só porque a aprovação parece ser mais fácil pode ser tentador mas lembre-se: o sofrimento é temporário, mas o título de especialista é para sempre. 

Se dedique para a área que você quer, o processo até a aprovação pode ser conturbado mas, uma vez aprovado você estará na área que escolheu e como escolheu.

Deixe para dar o gás quando faltar 2 meses para a prova

O processo de estudos para a residência médica é longo e é comum que, ao começar, o aluno esteja empolgado e se dedique por várias horas de forma intensa. 

No entanto, essa prática pode acabar tendo o efeito reverso e atrapalhar seus estudos porque você pode cansar rapidamente e desistir. 

Por isso, ao começar o seu preparo deixe as primeiras semanas para adaptação e organização e deixe para o gás quando faltar pouco tempo para a prova. 

Assim, quando há dois meses para a prova, aumente seu ritmo de estudos e revisão já que, uma vez adaptado ao estudo e assuntos você não irá se cansar e poderá dar o incentivo que faltava para a aprovação.

Lute contra todas as resistências ao estudo

É normal ao estudar, querer parar e fazer outra coisa mais prazerosa como ver uma série ou filme, sair com amigos ou se distrair. Por isso, identifique quais são suas resistência contra o estude e lute contra elas. 

Toda vez que você identificar uma vontade de fazer alguma outra coisa e continuar estudando vai ficar um pouco mais fácil na próxima vez que outra resistência surgir o seu foco não ser alterado.

Conclusão

O preparo para a residência médica pode ser difícil mas, lembrando-se dessas dicas sua aprovação estará mais perto.  

Com o preparo ideal sua colocação na residência dos sonhos ficará mais perto, por isso, conheça a plataforma do Eu Médico Residente. Além do nosso blog com dicas como essa, contamos com mentoria, banco de questões e cursos especializados para garantir a sua aprovação na residência dos sonhos. Conheça mais clicando aqui!

Leia mais: