Mentalidade
Publicado em
27/7/21

Como conseguir concentração para estudar em casa

Escrito por:

Conseguir concentração para estudar é algo que tem ficado mais difícil a cada ano que passa! 

É muito comum estarmos sujeitos a distrações e preocupações a todo momento: quando estamos em casa parece até que conseguir se concentrar será uma missão impossível, pois as pessoas nos olham sentados, achando que não estamos fazendo nada e por isso pedem favores ou simplesmente nos interrompem várias vezes.

Você está se identificando?

Acredito que a grande maioria dos alunos passa por isso durante considerável parte do horário que costumam dedicar-se ao seu preparo - e é por isso que as salas compartilhadas de estudo (que diga-se de passagem, são uma ótima solução) têm se tornado cada vez mais famosas.

Mas hoje o nosso objetivo é ajudá-lo a encontrar a concentração adequada para conseguir estudar na sua casa - isso mesmo, vamos criar um ambiente favorável para que você não precise gastar dinheiro e nem perca tempo com deslocamento, pois o seu cantinho do estudo será adequado para que você possa atingir as suas metas!

Primeiro passo


Procure um lugar arejado para estudar. Foto: Reprodução/Shutterstock
Procure um lugar arejado para estudar. Foto: Reprodução/Shutterstock

É preciso definir qual o cômodo que será utilizado para os momentos de estudo. Lembre-se que deverá ter uma mesa, e nela é necessário contar com espaço suficiente para que você use o seu material e tenha disponível os objetos que precisar para ficar concentrado.

Cuidado com locais pouco arejados, escuros ou com muitas distrações, pois temos que saber que qualquer coisa que tire nossa atenção estará prejudicando o nosso desempenho no estudo.

Segundo passo

Procure um ambiente tranquilo para dar continuidade aos estudos. Foto: Reprodução/Shutterstock
Procure um ambiente tranquilo para dar continuidade aos estudos. Foto: Reprodução/Shutterstock

Entenda que os ruídos do entorno não vão parar para que você tenha um ambiente favorável ao seu estudo. Crie o hábito de estudar ouvindo música clássica e consiga a atmosfera perfeita para o seu aprendizado. Lembre-se que não precisa colocar a música muito alta, pois o mais importante é não deixar que o ruído atrapalhe a sua concentração.

Depois crie metas para cumprimento diário (na véspera ou antes de iniciar o estudo) e busque desenvolver o hábito de deixar todo o seu material disponível antes do início. O objetivo é que você não perca tempo e seja muito eficiente.

Converse com familiares e peça a colaboração para ter menos interrupções possível! Essas pessoas podem ser grandes aliadas para te dar apoio. Caso você tenha filhos pequenos, uma boa saída é conseguir alguém para cuidar dele(s) no momento que você definir para estudo, para que uma vez “trancado” no seu local de estudo só venha a ser chamado caso aconteça alguma intercorrência.

Leia mais:

Terceiro passo

Estabelecer uma rotina de estudos é importante. Foto: Reprodução/Shutterstock
Estabelecer uma rotina de estudos é importante. Foto: Reprodução/Shutterstock

Outro detalhe que pode fazer a diferença é ter horário definido para estudo - já reservando também o tempo para descanso e outras atividades importantes. 

Mantenha a regularidade e não fique se culpando nos momentos de descanso ou quando precisar resolver imprevistos, pois você pode compensar aquele horário de estudo em outro momento - essas pausas, especialmente para o descanso, são importantes para que você consiga cumprir as suas metas com mais facilidade. 

Estabeleça horários com a inclusão de intervalos maiores, nos quais você deverá se hidratar e lanchar, respeitando é claro, sua programação e tentando cumpri-la até o final do dia. 

Caso não seja possível finalizar a tempo, você deve ajustar a programação para os próximos dias tentando compensar o que não foi feito.

Quarto passo

Cole frases motivacionais nas paredes próximas a sua mesa de estudo e procure lembrar sempre que necessário qual o motivo que te levou a decidir estudar para residência e como a sua aprovação mudará a sua vida.

Entendo que nem sempre é fácil conseguir adquirir um ritmo de estudo diante dos desafios que temos diariamente, mas é muito importante que você não desista! 

Por esse motivo temos o Acompanhamento Individual de Coaching, para ajudá-lo com situações como essas e transformar o seu processo de estudo. Para conhecer mais sobre as opções de contratação, marque uma conversa comigo.

Esse é o primeiro passo para que, juntos, possamos fazer a diferença no seu estudo.

Agora basta seguir essas dicas para conseguir estudar em casa e fazer a diferença no seu processo de estudo!

Forte abraço,

Diana Sette | Mentora EMR

Artigos relacionados

Ver todos
Este autor ainda não possui outros artigos publicados.
Ver todos
Teste por 7 dias grátis

Experimente a nossa plataforma de estudo

Receba um acesso gratuito para testar todos os nossos recursos e tirar suas dúvidas!

Teste 7 dias grátis

Experimente a nossa plataforma de estudos

Ao confirmar sua inscrição você estará de acordo com a nossa Política de Privacidade.