Mentalidade

Desafio da Aprovação

Publicado em
04
/
01/2021

Estudar para passar em uma prova é muito difícil atualmente, pois as distrações são muito variadas e manter o ritmo nos estudos é algo desafiador em um mundo de multitarefas.

É importantíssimo que, além de decidir que deseja ser residente, o aluno também esteja disposto a fazer tudo o que for necessário para atingir esse objetivo.

Precisamos entender que esse planejamento exigirá renúncias, e com isso, muita força de vontade - mas todo este processo será temporário e a recompensa, com a aprovação, fará valer a pena todo o sacrifício feito.

Inicie fazendo conciliações e avaliando o tempo que poderá ser utilizado para iniciar a sua preparação!

Entenda que, o compromisso de ler todas as apostilas ou assistir todas as aulas, infelizmente, pode não ser suficiente para garantir a sua aprovação. Realizando tais atividades, você compreenderá os conteúdos, mas não garantirá sua memorização para a hora da prova, ou, caso não conheça bem a banca, que conseguirá perceber as cascas de banana utilizadas pela mesma para induzir o candidato ao erro.

A concorrência tem aumentado muito mediante o crescente número de alunos formados em medicina, porém as vagas de residência não aumentam na mesma proporção. E com isso, sua dedicação terá que ser a máxima possível.

Será necessário um planejamento muito eficiente, não só para aprender de forma direcionada todo o conteúdo necessário, mas também para fixar este aprendizado nos mínimos detalhes até a data da prova.

Passar em uma prova de residência é o resultado de uma combinação de fatores: conhecer o conteúdo, saber como a banca cobra os assuntos, ficar tranquilo e controlar bem o seu tempo de prova. Essas são as variáveis que podemos controlar e com elas podemos fazer a diferença para os concorrentes.

Esses três pontos precisam ser bem equilibrados no momento da sua preparação, pois caso você negligencie quaisquer deles, poderá colocar em risco a sua vaga.

Desta forma, inicie sua preparação planejando tudo nos mínimos detalhes, equilibrando o seu aprendizado do conteúdo e da banca e colocando-os em prática para testar a sua evolução com os simulados, que devem ser feitos de forma frequente.

Encare os erros e dificuldades como desafio e aprenda a fazer modificações nas suas metas para garantir o sucesso do seu planejamento. Entenda agora, ao início do seu planejamento, que errar faz parte, mas insistir no erro é muito perigoso.

Todas as semanas avalie como foi o seu desempenho e perceba se algo precisa ser incluído ou modificado na sua preparação. Não tenha medo das mudanças, pois elas podem fazer a diferença - e caso isso não aconteça, você poderá voltar a fazer o que fazia antes ou tentar novas possibilidades.

Espero que sua jornada rumo a aprovação seja bem tranquila!

Diana Sette.

Coach - EMR