Mentalidade

4 passos para iniciar a sua preparação

Publicado em
29
/
12/2020

Estudar para a prova de residência médica é mais uma etapa na carreira médica que exige uma grande dedicação. Diferente do estudo para a faculdade, agora, a forma de encarar os conteúdos é outra, pois o objetivo da banca é fazer com que você erre questões. Contudo, com planejamento e direcionamento você conseguirá atingir a sua aprovação.

É muito importante pensar bem na escolha do curso e na separação dos horários para colocar em prática tudo o que você planeja.

Este início de ano é a oportunidade para iniciar de forma focada e com metas tranquilas, pois serão meses de preparação. 

O curso faz toda a diferença no seu desempenho, pois, mais do que conhecer o assunto, é muito importante saber os conteúdos que mais caem e como estes serão cobrados na sua prova. O curso ideal é aquele que te prepara para todos esses fatores, mostrando na prática de prova como acertar as questões.

A organização dos horários é importantíssima para te ajudar a cumprir as suas metas semanais de forma tranquila. Lembre-se de que os imprevistos sempre surgirão e você deve estar preparado para fazer as conciliações necessárias.

Neste planejamento, alguns pontos não poderão ficar de fora da sua rotina de estudo, garantindo assim o bom aproveitamento da mesma e o resultado ideal na sua prova:

  1. Conteúdo de qualidade e direcionado para a prova, com assuntos e temas atualizados;
  2. Estudo através de teoria e questões;
  3. Um bom ciclo de revisão. Prepare o seu material de forma bem resumida, compreendendo seu período de estudo a partir do início do mesmo;
  4. Resolução de simulados semanais. Eles te ajudarão com a revisão e direcionamento do estudo.

Desta maneira, pode ficar certo de que fará o seu melhor, e a aprovação será o resultado do seu esforço! Não deixe para iniciar sua preparação ao final do ano, pois isto te deixará mais ansioso, deixando o seu estudo mais corrido; serão poucos os meses de estudo para tanto conteúdo.

Aproveite a entrada no novo ano para estipular suas metas e fazer o planejamento necessário para alcançá-las. 

Boas festas!

Diana Sette.

Coach - EMR