Mentalidade
Publicado em
20/7/21

Como se manter presente nas atividades para atingir os objetivos

Escrito por:
Como se manter presente nas atividades para atingir os objetivos

Você tem estado ansioso e se cobrando para estudar a todo o momento?

Estudar para residência é uma atividade muito desgastante porque exige muita dedicação e nem sempre estamos vivendo o momento mais tranquilo das nossas vidas.

A dedicação é algo que depende muito do momento em que estamos. 

Quando chegamos ao último ano do ensino médio, somos obrigados a escolher uma carreira e focar no estudo para entrar na faculdade, contudo, o próprio momento é de dedicação ao estudo para conclusão do colégio. 

E ainda assim, em sua grande maioria, só nos dedicamos a esse objetivo de passarmos e sermos aprovados no vestibular.

Essa realidade favorece a nossa dedicação porque sabemos que é a única via para atingir o nosso objetivo de obter uma formação superior. Somos cobrados e incentivados, e quando não contamos com tantas obrigações e compromissos da vida de formado o foco é total!

No momento do estudo para a prova de residência, a realidade dos médicos ou futuros médicos é bem diferente. 

  • Ou o candidato está ralando no internato para a finalização do curso e muitas vezes nem tem certeza da área na qual deseja se especializar;
  • Ou ele é recém-formado - e com isso cheio de compromisso com os plantões ou PSF - e rala para dar conta de uma realidade na qual ainda está muito inseguro.
  • Ou mesmo depois de vários anos de formado quando precisa voltar a dedicar-se ao estudo estando totalmente sem ritmo.

Em todas essas situações o candidato tem muitos compromissos e pouco tempo, e, independente da realidade que está enfrentando, precisa lutar para que, mesmo cansado, ainda consiga estudar. 

Todo aquele planejamento mental de estudo que visualizamos por diversas horas vai ficando só no nosso pensamento.

Geralmente estudamos pensando em vários compromissos e coisas das quais estamos abrindo mão devido ao foco no preparo. Já quanto estamos ocupados ou nos divertindo, acabamos com a consciência pesada, ao sentirmos que deveríamos estar estudando.

É uma luta dura, onde a ansiedade geralmente vence.

Leia mais:

Para combater esta situação e mudar a sua realidade para a de alguém que corre atrás dos seus objetivos e é capaz de realizar seus planos, trago hoje dicas simples - mas que farão toda a diferença para que você atinja o seu objetivo de se tornar residente em 2022:

1- Estabeleça quais são todas as suas atividades de trabalho, lazer, estudo, atividades físicas etc. Nem sempre acertamos de início, mas ajustando a sua realidade você conseguirá cumprir com o planejado.

2- Tenha hora correta para suas atividades, assim você ajudará a si mesmo, não se cobrando o tempo todo por sentir que deveria estar estudando. Aproveite cada momento designado para a atividade presente: isso auxiliará no equilíbrio da sua realidade, bem como de todas as atividades que precisará desenvolver na sua rotina.

3- Procure fazer as coisas bem feitas para ter orgulho dos seus resultados e ficar motivado para continuar colocando-as em prática.

4- Encontre maneiras para que o seu aprendizado seja prazeroso e que você consiga manter a assiduidade do mesmo. Descubra qual forma facilita o seu aprender e aproveite essa vantagem.

5- Ao atingir suas metas, comemore! Recompensando ou premiando a si mesmo você sempre terá a vontade de querer fazer mais.

Colocando essas dicas em prática tenho certeza que você ficará em dia com o cumprimento de suas atividades, resultando na conquista dos seus objetivos. Procure por melhorias, fazendo ajustes que facilitem a sua rotina e não deixe de lembrar o tempo todo como sua vida vai mudar depois da sua aprovação.

Forte abraço,

Diana Sette | Mentora EMR