Mentalidade
Publicado em
26/4/21

Como tornar o seu estudo para a prova de Residência mais prazeroso!

Escrito por:
Como tornar o seu estudo para a prova de Residência mais prazeroso!

Olá, queridos alunos!

Estudar para uma prova nunca foi uma coisa prazerosa, concorda???

Ficamos estressados com o tempo, inseguros com nosso conhecimento e preocupados com nossa nota. É uma combinação completa para elevar a ansiedade e o nervosismo e comprometer o aprendizado do conteúdo.

Um dos grandes problemas é que geralmente estudamos perto da prova e tentamos decorar o conteúdo para tirar nota boa e passar, desta forma, deixando o aprendizado e fixação do conteúdo para o segundo plano.

Sempre que pensamos na palavra “prova”, vem um sentimento ruim de que seremos testados, e, mesmo sabendo todo o assunto, ainda passamos por todo este sofrimento.

E o mais interessante é que nos acostumamos com isso.

Pensamos que a nossa formação foi feita com diversas provas e que esse sentimento é normal, ou seja, “faz parte do processo”.

A grande questão é que quando nos deparamos com provas que exigem uma quantidade grande de conteúdo - como a prova de residência - não conseguimos estudar tudo em questão de semanas. Sabemos que temos vários concorrentes estudando e que podem ficar com a nossa tão sonhada vaga!

Estudamos e esquecemos, erramos e não sabemos o que fazer e ficamos sempre com um sentimento ruim de que será muito difícil conseguir a tão sonhada vaga… E se mantivermos esse pensamento na nossa cabeça, existe uma grande chance de desistir. 

Agora vou te mostrar como é importante tornar o seu estudo eficiente para que você consiga ver os resultados do seu esforço e ao mesmo tempo consiga tornar o seu estudo prazeroso para ter vontade de seguir adiante com este projeto tão importante para sua vida profissional e sua realização pessoal.

Os 8 passos para tornar o seu estudo prazeroso

1. Saiba qual o material que facilita o seu aprendizado e fixação do conteúdo

Teste assistir videoaulas e depois ler livros ou apostilas para decidir qual material servirá de base para seu estudo, deixando o outro como segunda opção.

2. Respeite a sua programação e estudo

Tenha horários separados para o estudo e momentos de lazer e respeite sua programação, nada de ficar incluindo estudo na hora do lazer porque quer adiantar as coisas.

3. Permita-se um prêmio

Sempre que conseguir cumprir com o programado, permita-se um prêmio. Você precisa se recompensar pelo seu esforço para ter vontade de querer fazer mais e melhor, pois terá sempre uma recompensa pelo seu esforço.

4. Estude descansado

Estude nos momentos que você estiver descansado e que consiga aprender o assunto com mais tranquilidade. O cansaço dificulta nosso aprendizado e nos deixa mais impacientes, ou seja, você levará bem mais tempo para aprender.

5. Analise seus resultados

Analise seus resultados para verificar se está no caminho certo e se motivar com sua evolução. É muito importante entender que a preparação é um processo e que você está evoluindo.

6. Estude todos os dias

Crie o hábito de estudar todos os dias, mesmo que em pequenas quantidades nos momentos mais atarefados. Tudo o que nos acostumamos a fazer de forma repetida e automática é feito gastando menos energia - isso nos ajuda a ter mais facilidade para executar as tarefas programadas.

7. Crie metas

Pense no que você precisa fazer hoje para chegar mais perto da aprovação e comemore sempre que atingir a sua meta diária. Não foque nos diversos assuntos que precisará aprender até a data da prova, pois isso parecerá uma missão impossível e te deixará desmotivado.

8. Pense a frente

Visualize a sua aprovação e pontue tudo o que mudará na sua vida quando você atingi-la! Ensine para o seu cérebro que o esforço árduo de hoje será muito bem recompensado.

Entende que pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças no seu projeto de estudo? 

Agora comece mudando o que é mais chato no seu estudo e busque formas de sentir prazer e dar sentido ao seu projeto. Tenho certeza que quando isso acontecer você terá bem mais vontade de estudar e com isso conseguirá resultados mais eficientes.

Pense que você continuará se dedicando muitas horas por semana durante diversos meses neste projeto, então perceba que se esse esforço for algo que esgota suas energias diariamente, desta forma você terá uma grande chance de largar tudo diante de pequenas dificuldades.

No entanto, caso o aprendizado seja um momento prazeroso, a experiência será bem diferente - nos momentos difíceis você poderá usar esse tempo para os estudos como uma forma de fugir dos seus problemas. 

Olhe para este projeto como um aprendizado independente do resultado na prova e estude para aprender que a aprovação será a consequência do seu esforço!!!

Forte abraço,

Diana Sette | Mentora EMR