Mentalidade
Publicado em
8/4/23

Os 12 mitos sobre a preparação para a residência médica

Escrito por:
Os 12 mitos sobre a preparação para a residência médica

Estudar não é das tarefas mais fáceis, principalmente quando acreditamos em mitos que atrapalham nosso avanço e diminuem a eficiência do nosso aprendizado. Hoje, quebraremos os 12 principais mitos sobre a preparação para a residência médica, que impedem muitos estudantes de evoluir e conseguir melhorar o aprendizado.

Preparação para a residência médica: os 12 principais mitos

QI alto aumenta as chances de aprovação

Meu QI é alto, por isso tenho mais chance na prova de residência médica 

Falso!!! A aprovação depende de vários fatores como: frequência no estudo, resolução constante de questões, simulados e persistência. O esforço conta mais pontos do que o seu QI. Seja persistente!

Erros nos simulados

Se estou fracassando nos simulados não conseguirei passar na prova de residência médica 

Falso!!! Errar faz parte da aprendizagem… Errando você identifica o que precisa ser melhorado para atingir a aprovação. Faça simulados frequentes!!!

Fazer mais revisões aumentam as suas chances

Quanto mais revisões forem feitas mais chances tenho de passar 

Falso!!! O processo de revisão serve para te ajudar a não esquecer o que estudou. Tenha uma boa frequência, mas saiba que é muito importante estudar - no mínimo - todos os pontos que são mais cobrados. Revise de forma espaçada só para não esquecer o que já aprendeu!!!

Contar as horas e minutos de estudo

Contar todas as horas e minutos do meu estudo diário melhorarão a eficiência do meu estudo 

Falso!!! Tenha um cronograma de estudos realista e faça o seu melhor a cada dia. Ficar todo o tempo controlando minutos e segundos só cria mais ansiedade e atrapalha o seu desempenho. Tente definir uma média de estudo e faça o máximo para cumprir, mas não se cobre exageradamente. Monte um cronograma eficiente!!!

Cumprir o cronograma de estudos de forma irrestrita

Ter um cronograma de estudo montado e conseguir cumpri-lo todos os dias é garantia de ótimo desempenho 

Falso!!! O cronograma precisa trabalhar a seu favor, inclusive sendo ajustado quando necessário. Seu estudo tem que ter qualidade (estude enquanto consegue aprender). Não se force a cumprir tudo o que foi programado só para marcar o que foi feito, pois sua retenção do que está sendo estudado torna-se pequena quando está cansado ou com muitas coisas na cabeça! Melhor é descansar e retomar em outro momento - esteja 100% presente!!!

Estudar mais matérias por dia

Quanto mais matérias eu conseguir estudar por dia mais rápido finalizarei todo o conteúdo 

Falso!!! Estudar muitas matérias por dia cria ansiedade por não conseguir avançar muito e diminui seu tempo de fazer questões. Não troque quantidade por qualidade!!!

Ver a teoria toda antes de fazer simulados

Preciso ver toda a teoria para depois iniciar os simulados, pois meu desempenho hoje nas provas é baixo 

Falso!!! Fazer simulados faz parte do seu aprendizado e ajuda na preparação para a banca que fará a sua prova. Sem esquecer que errar faz parte para quem deseja aprender. Resolva todas as questões da prova para identificar quais assuntos não podem ficar de fora da sua preparação. Faça simulados semanais!!!

Não conseguir a aprovação na residência por não ter estudado todo o conteúdo

Não tenho tempo para ver todo o conteúdo que cai na prova e por isso não conseguirei passar na residência 

Falso!!! Para passar você não precisa ver todo o conteúdo. O que fará a diferença para a sua preparação é ver a parte que mais cai na prova!!!

Estudar por mais materiais aumenta as chance de aprovação

Quanto mais material meu cursinho fornecer mais chances tenho de passar 

Falso!!! Muito conteúdo pode ser prejudicial para a sua preparação, pois você gastará horas com coisas desnecessárias. Entenda qual parte do que é oferecido torna o seu estudo eficiente e no nível que sua banca cobra e faça o melhor que pode. Estude com o material que facilita seu aprendizado!!!

Técnica que determina a aprovação na residência médica

Existe uma técnica perfeita que irá me aprovar 

Falso!!! O estudo passa por fases (mais ou menos teóricas) e é muito importante que o aluno perceba as dificuldades e teste coisas novas sempre que necessário. Foque seus esforços para adaptar o estudo a sua realidade e utilize o simulado para avaliar seu desempenho e descobrir o que precisa ser modificado na sua rotina de estudo. Crie a sua técnica de estudo!!!

Não estudar Clínica Médica

Não vale a pena estudar Clínica Médica 

Falso!!! Conteúdo muito grande, porém que garante mais de 20 questões (ajuda a acertar questões que caem na Pediatria, Ginecologia, Cirurgia e Preventiva). Não deixe de lado nenhuma matéria!!!

Relegar a Medicina Preventiva e Social

Vou deixar preventiva para o final 

Falso!!! A matéria é curta e por isso deve ser priorizada. Tem muitos detalhes para serem memorizados e se for deixada para o final pode trazer prejuízo ao resultado da prova, pois desta forma você terá dificuldade para memorizar todos os detalhes, já que na reta final é o momento de maior estresse no estudo e com pouco tempo para fazer questões. Garanta com um conteúdo pequeno, em média, 20 questões de prova.

Conclusão

Muitos desses mitos atrapalham ou podem vir a atrapalhar o seu estudo - e principalmente, agora que você sabe dessas informações, saiba que fará total diferença entre seus concorrentes.

Desmistificar certas questões vai te permitir ter uma preparação ainda mais direcionada e focado nos seus objetivos, pois muitos dos obstáculos e questionamentos serão eliminados por completo.

Forte abraço, 

Diana Sette | Mentora - EMR

Leia mais: