Mentalidade

Os 12 mitos que impedem seu avanço nos estudos para residência médica

Publicado em
12
/
04/2021

Estudar não é das tarefas mais fáceis, principalmente quando acreditamos em mitos que atrapalham nosso avanço e diminuem a eficiência do nosso aprendizado.

Hoje, quebraremos os 12 principais mitos que impedem muitos estudantes de evoluir e conseguir melhorar o aprendizado.

1. Meu QI é alto, por isso tenho mais chance na prova de residência médica 

Falso!!! A aprovação depende de vários fatores como: frequência no estudo, resolução constante de questões, simulados e persistência. O esforço conta mais pontos do que o seu QI. Seja persistente!

2. Se estou fracassando nos simulados não conseguirei passar na prova de residência médica 

Falso!!! Errar faz parte da aprendizagem… Errando você identifica o que precisa ser melhorado para atingir a aprovação. Faça simulados frequentes!!!

3. Quanto mais revisões forem feitas mais chances tenho de passar 

Falso!!! O processo de revisão serve para te ajudar a não esquecer o que estudou. Tenha uma boa frequência, mas saiba que é muito importante estudar - no mínimo - todos os pontos que são mais cobrados. Revise de forma espaçada só para não esquecer o que já aprendeu!!!

4. Contar todas as horas e minutos do meu estudo diário melhorarão a eficiência do meu estudo 

Falso!!! Tenha um cronograma realista e faça o seu melhor a cada dia. Ficar todo o tempo controlando minutos e segundos só cria mais ansiedade e atrapalha o seu desempenho. Tente definir uma média de estudo e faça o máximo para cumprir, mas não se cobre exageradamente. Monte um cronograma eficiente!!!

5. Ter um cronograma de estudo montado e conseguir cumprí-lo todos os dias é garantia de ótimo desempenho 

Falso!!! O cronograma precisa trabalhar a seu favor, inclusive sendo ajustado quando necessário. Seu estudo tem que ter qualidade (estude enquanto consegue aprender). Não se force a cumprir tudo o que foi programado só para marcar o que foi feito, pois sua retenção de estudo torna-se pequena quando está cansado ou com muitas coisas na cabeça! Melhor é descansar e retomar em outro momento - esteja 100% presente!!!

6. Quanto mais matérias eu conseguir estudar por dia mais rápido finalizarei todo o conteúdo 

Falso!!! Estudar muitas matérias por dia cria ansiedade por não conseguir avançar muito e diminui seu tempo de fazer questões. Não troque quantidade por qualidade!!!

7. Preciso ver toda a teoria para depois iniciar os simulados, pois meu desempenho hoje nas provas é baixo 

Falso!!! Fazer simulados faz parte do seu aprendizado e ajuda na preparação para a banca que fará a sua prova. Sem esquecer que errar faz parte para quem deseja aprender. Resolva todas as questões da prova para identificar quais assuntos não podem ficar de fora da sua preparação. Faça simulados semanais!!!

8. Não tenho tempo para ver todo o conteúdo que cai na prova e por isso não conseguirei passar na residência 

Falso!!! Para passar você não precisa ver todo o conteúdo. O que fará a diferença para a sua preparação é ver a parte que mais cai na prova!!!

9. Quanto mais material meu cursinho fornecer mais chances tenho de passar 

Falso!!! Muito conteúdo pode ser prejudicial para a sua preparação, pois você gastará horas com coisas desnecessárias. Entenda qual parte do que é oferecido torna o seu estudo eficiente e no nível que sua banca cobra e faça o melhor que pode. Estude com o material que facilita seu aprendizado!!!

10. Existe uma técnica perfeita que irá me aprovar 

Falso!!! O estudo passa por fases (mais ou menos teóricas) e é muito importante que o aluno perceba as dificuldades e teste coisas novas sempre que necessário. Foque seus esforços para adaptar o estudo a sua realidade e utilize o simulado para avaliar seu desempenho e descobrir o que precisa ser modificado na sua rotina de estudo. Crie a sua técnica de estudo!!!

11. Não vale a pena estudar clínica médica 

Falso!!! Conteúdo muito grande, porém que garante mais de 20 questões (ajuda a acertar questões que caem na Pediatria, Ginecologia, Cirurgia e Preventiva). Não deixe de lado nenhuma matéria!!!

12. Vou deixar preventiva para o final 

Falso!!! A matéria é curta e por isso deve ser priorizada. Tem muitos detalhes para serem memorizados e se for deixada para o final pode trazer prejuízo ao resultado da prova, pois desta forma você terá dificuldade para memorizar todos os detalhes, já que na reta final é o momento de maior estresse no estudo e com pouco tempo para fazer questões. Garanta com um conteúdo pequeno, em média, 20 questões de prova.

Agora comenta aí quais desses mitos atrapalham ou podem vir a atrapalhar o seu estudo - e principalmente, agora que você sabe dessas informações, como fará a diferença para seus concorrentes?

Forte abraço, 

Diana Sette | Mentora - EMR