Mentalidade
Publicado em
5/4/21

Você tem conseguido concentração para o estudo?

Escrito por:
Você tem conseguido concentração para o estudo?

Estamos vivendo momentos muito difíceis…

Geralmente os alunos relatam dificuldade para conseguir concentração na hora do estudo porque coisas mais prazerosas ou urgentes roubam sua atenção constantemente.   

Sempre lembramos de contas que precisamos pagar, ligações que desejamos fazer ou mesmo a vontade de passear ou navegar nas redes sociais chamam nossa atenção, mas essa realidade mudou desde o início da quarentena.

A insegurança passou a dominar nossas ações! E conseguir ficar concentrado tem sido bem mais difícil. Até para realizar as nossas atividades cotidianas estamos inseguros, ou seja, o medo tem dominado quase todos os nossos pensamentos.

Não diminua o ritmo

Esquecer as coisas ruins e focar nos nossos objetivos passou a exigir um esforço fora do comum. Estamos sempre correndo para fazer diversas atividades, porém ao final do dia nos damos conta que o nosso objetivo principal, que é estudar para passar na residência, ficou em segundo plano ou já não é mais nem parte do plano.

Muitos alunos estão diminuindo o ritmo ou parando de estudar. É fato que o trabalho tem sido muito mais pesado, a mudança na nossa rotina com as proibições tem atrapalhado muito o ritmo de estudo, mas este momento também deve ser de reflexão e não só de se conformar com as coisas duras presenciadas.

É a hora de refletir sobre como a sua vida irá mudar depois que você for residente. 

Entenda que seus concorrentes também estão vivenciando as mesmas dificuldades que você, mas no final do ano não irá sobrar vaga para quem entregar os pontos agora

Estratégias de concentração

Chegou a hora de encontrar estratégias para fazer a diferença para os seus concorrentes! Agora trabalharemos como você fará a diferença nos seus estudos, conseguindo concentração para focar no que realmente é importante para sua vida!!!

O primeiro passo é criar um ambiente favorável para o seu objetivo, que é estudar. Nada de estudar deitado na cama ou em um local que geralmente você costuma estar para se divertir, por exemplo. O seu cérebro precisa entender que chegou a hora de estudar e este local é utilizado para esse objetivo.

Condicione a sua mente que se sentou em determinada cadeira com este tipo de material (computador, apostila e etc.) é porque chegou a hora de deixar de lado todas as preocupações e todas as outras atividades. 

É muito importante que você coopere com seu objetivo. Nada de sentar para estudar e antes mesmo de começar decidir que vai só dar uma olhadinha nas redes sociais ou tentar lembrar coisas urgentes que precisa resolver - o importante é não esquecê-las e cuidar de sua realização ao final do estudo.

Para a primeira distração o importante é trabalhar a sua força de vontade e encontrar uma forma de respeitar o seu horário de estudo. Crie uma meta de só checar suas redes sociais depois que passar uma determinada quantidade de tempo estudando, e então vá aumentando esse intervalo aos poucos.

Para as atividades que precisam ser realizadas no dia e que concorrem com sua atenção durante o aprendizado do conteúdo, o ideal é criar uma lista onde você deve anotar tudo que é importante e não poderá ser esquecido. Libere a sua mente das preocupações, mas quando perceber que a atividade é muito importante e urgente, faça-a logo e depois fique livre para aprender.

Esse exercício de fazer a lista de atividades é ótimo porque você começará a perceber quais as atividades que realmente são importantes e quais que são unicamente para distrair a sua atenção.

Depois de encontrar este local adequado para seus momentos de estudo e conseguir se livrar das distrações que não são urgentes, você precisa criar metas adequadas para o seu momento atual. 

Entenda que mesmo estando no início do ano as coisas estão bem complicadas e colocar muitas atividades de estudo neste momento não será a melhor estratégia, pois possivelmente você não dará conta e ficará mais ansioso acreditando que não tem concentração suficiente para fazer tudo o que é necessário.

Entenda que, na verdade, nem sempre depende só da sua força de vontade

O importante é, independente da quantidade que for feito por dia, você persistir fazendo o possível. Os atrasos são naturais e com a volta dos momentos mais tranquilos será fácil ficar em dia.

O que não pode é parar para esperar um momento mais favorável, porque ninguém tem a garantia de que ele chegará e nem quando. E neste momento já pode ser tarde demais para tudo o que você precisa aprender até a data da prova.

Evite colocar turnos de estudo depois de: atividades exaustivas de trabalho/exercícios físicos ou alimentações muito pesadas. É muito difícil conseguir concentração nestes momentos e no caso dos alimentos pesados, é o problema do sono que você terá que administrar. Nestes casos, o melhor é tirar um pequeno cochilo e depois retomar o estudo.

Conclusão

Depois de fazer esses exercícios você irá perceber quais funcionam para te ajudar a se concentrar mais e você perceberá que, com uma boa rotina de estudo, vai ficando mais fácil manter a concentração! 

Entendemos que o momento está difícil, mas com força de vontade você conseguirá atingir um novo equilíbrio para sua rotina, onde o estudo tem que fazer parte das suas prioridades!

Forte abraço,

Diana Sette

Mentora - EMR