Mentalidade
Publicado em
3/5/21

Como devo me organizar caso tenha atrasado minhas atividades de estudo?

Escrito por:
Como devo me organizar caso tenha atrasado minhas atividades de estudo?

Manter o estudo em dia não é uma tarefa fácil diante de tantas demandas que temos na nossa rotina, não é? 

Vivemos correndo para não atrasarmos o curso, as questões e revisões, mas quando isso acontece e não nos cuidamos, a bola de neve pode crescer tanto que será mais difícil controlar depois. 

De toda forma, não precisa ficar desesperado se essa situação já está acontecendo com você, pois hoje encontraremos uma forma de ajudá-lo a contorná-la para que você volte a ter tranquilidade com o seu estudo.

O primeiro passo é fazer uma avaliação da sua situação atual - faça o levantamento de quais e quantas atividades você tem em atraso. 

Posteriormente, reflita quantas horas em média você gasta para fazer cada atividade, ou seja, em quanto tempo é capaz de finalizar um assunto, em quanto tempo faz e corrige um simulado e de quanto tempo precisa para revisar os assuntos já estudados.

Depois de analisar seu atraso, faça o levantamento da sua disponibilidade de tempo para estudo por semana e depois disso finalmente chegou a hora de verificar se hoje você tem tempo para manter as atividades atuais do curso e ainda tirar os atrasos gradativamente.

Caso o seu atraso não seja muito grande e você tenha tempo para fazer as atividades atuais e ir fazendo aos poucos as atrasadas:

Mantenha o seu ritmo e vá tirando os atrasos aos poucos. No entanto, não deixe de estimar em quanto tempo você acredita que conseguirá ficar em dia e crie metas para poder avaliar se a estratégia está funcionando.

Caso o seu atraso seja pequeno, mas você não tenha tempo de fazer mais do que as atividades atuais do curso:

Tire umas férias ou diminua temporariamente sua carga de descanso ou trabalho para que em algum momento você consiga ficar em dia. Depois que conseguir, reorganize suas atividades e siga com as atividades ao tempo que elas forem liberadas.

Caso o seu atraso seja muito grande e você não tenha tempo suficiente para tirar os atrasos:

Entenda que você não precisará saber todos os assuntos, mas que você terá que ser muito eficiente para saber quais os que devem ser priorizados! Siga no seu ritmo retomando ao momento que começou a atrasar e vá fazendo o seu melhor para avançar. 

Neste último caso, você precisará selecionar os assuntos que são mais importantes para sua prova e priorizar esses conteúdos (fazendo os simulados você consegue fazer o levantamento dos assuntos mais importantes para a sua banca), e, caso sobre tempo, mais para frente volte aos assuntos menos importantes!

Sabemos que essas situações não são as ideais, mas entenda que são as estratégias possíveis que te manterão no ritmo de estudo e ajudarão a fazer o mínimo necessário para garantir a sua aprovação.

Um detalhe importante é não negligenciar os seguintes itens: 

  • a resolução de exercícios no momento do aprendizado das matérias; 
  • as revisões frequentes; 
  • a resolução de simulados. 

Desta maneira você garantirá a eficiência do seu aprendizado, para que no momento da prova possa lembrar o que foi estudado, acertando assim as questões.

Outra forma de acelerar um pouco o estudo - no sentido de conseguir ficar em dia ou minimizar os atrasos - é começar estudando os assuntos através da resolução dos exercícios e sempre que você perceber que já conhece o assunto, tendo acertado em média 80% das questões, pule a aula ou leitura da apostila e vá para o próximo assunto.

É importante ter consciência que o mais importante é ser eficiente e garantir que conhece os principais conteúdos. Não caia na armadilha de achar que você só conseguirá passar caso consiga assistir todas as aulas ou ler todas as apostilas do curso. Caso contrário, você ficará cada vez mais ansioso e o seu desempenho no estudo será cada vez mais baixo!

Agora que você já sabe disso, não perca mais tempo e comece a criar as suas metas e colocar em prática o seu planejamento para ser aprovado para a Residência Médica!


Forte abraço,

Diana Sette | Mentora - EMR