Mentalidade

Como fazer a diferença no estudo mesmo com o curso atrasado!

Publicado em
10
/
08/2021

É muito comum nos perdermos nos estudos quando atrasamos as aulas do curso - a meta de ficar em dia guia e motiva o aluno.

É o desafio de conseguir assitir todas as aulas que faz com que o aluno se mantenha no foco, pois ele sabe que tem um prazo limite para atingir o objetivo.

Seguimos esse objetivo cegamente e nossa única preocupação/meta é assistir às aulas, por vezes nos fazendo deixar de dar atenção às outras atividades importantes para o nosso estudo. Muitas vezes até negligenciamos questões, revisões e simulados, pois só nos sentimos seguros para fazer qualquer prova depois que batemos nossa meta: zerar as aulas!

A questão é que não é fácil percorrer uma jornada de preparação, e depois que atrasamos, parece que a missão de conseguir “estudar para passar” fica impossível.

Mas calma que nosso objetivo hoje é justamente te convencer do contrário! 

Entenda de uma vez que ainda dá tempo de ser aprovado - se você decidir fazer tudo o que for preciso para passar, é claro. 

Geralmente, é pela falta de conhecimento dos principais assuntos e do modelo de prova que não conseguimos atingir a aprovação.

Hoje vou te ajudar a decidir quais as melhores estratégias e quanto tempo você deverá dedicar, em média, para cada atividade. Vamos definir suas metas e te deixar organizado para seguir adiante fazendo todo o necessário para atingir a sua aprovação!

Geralmente, para quem começa o estudo no início do ano, quando terminamos o curso teórico, ou faltando pouco para terminar, iniciamos um curso de revisão e bem na reta final continuamos preenchendo a grande parte do nosso tempo de estudo com muita teoria.

E é nesse momento que deve disparar o primeiro alerta: quanto mais próximo da prova mais devemos aumentar a quantidade de questões resolvidas!

Hoje consigo dividir os alunos atrasados em dois principais grupos: 

Os que estão atrasados, mas conseguirão assistir todas as aulas

Para quem se encaixar neste primeiro grupo, quando finalmente conseguir vencer a corrida teórica, possivelmente irá perceber que ao contrário do que pensava, não estará livre dela, pois muitos detalhes dos assuntos (caso você não faça questões e não tenha um bom ciclo de revisão) já foram esquecidos!!! 

Sei que é muito triste, praticamente um sentimento de desespero que vai surgindo, não é mesmo? Mas não caia na armadilha do nervosismo: é a hora de encontrar soluções - só não vale querer voltar para assistir novamente toda a teoria.

Os que iniciaram a pouco tempo ou estão muito atrasados e que não conseguirão ver toda a teoria até a data da prova

Este grupo possivelmente precisará de mais empenho e disciplina para ater-se com foco total aos assuntos realmente essenciais para a sua banca, através da resolução de questões de simulados fiéis à prova e revisões assertivas

Essa estratégia é muito eficiente para garantir que até a data da prova você estudará ao menos os temas mais cobrados - e também aquilo que mais importa: que você treinará a partir da realização de muitas questões! Vá no seu ritmo e faça o seu melhor.

Entenda que à esta altura seu estudo deverá ser mais dinâmico e baseado em questões, durante o qual serão avaliados os assuntos que precisam ser pontualmente revisitados.

Estabeleça metas da quantidade mínima de simulados que você precisará fazer por semana. Faça as provas e depois reforce os assuntos necessários, mas lembre-se que nos simulados não caem os assuntos no todo, mas só as partes. Então precisamos definir uma estratégia para garantir que você não esquecerá nada de importante.

Leia mais:

A ideia é dividir os seus horários de estudo em 4 partes. Os alunos do EMR encontrarão todo o material necessário para essa estratégia no curso - caso você não seja nosso aluno, ou, seja nosso aluno, mas não do curso regular, favor adaptar ao material que você dispõe neste momento.

Divida seu horário de estudo em 4 partes:

  • Fazer e corrigir simulados - para definir a lista dos assuntos que precisam ser revisitados (se você está em dia com os simulados e já fez as provas na íntegra, favor pegar os simulados do início do ano até hoje).
  • Revisitar os assuntos que precisam de atenção e melhorar seu resumo para não precisar voltar mais no material completo.
  • Revisar suas anotações, slides anotados ou apostilas resumidas de aula em ciclo contínuo até a data da prova - cuidado com os assuntos decoreba).
  • Resolução de questões dos assuntos vistos no curso.

Você deverá testar uma semana para verificar mais ou menos quanto tempo leva em cada atividade em média e desta forma estabelecer os horários para fazer as atividades.

Lembrando que se na sua rotina semanal não for possível fazer tudo, favor priorizar pela ordem que listei.

Desta forma acredito que você conseguirá ser eficiente e conseguirá direcionar o seu estudo para atingir a aprovação!

Forte abraço, 

Diana Sette | Mentora EMR