Mentalidade

Como transformar o seu Mindset para ser aprovado

Publicado em
08
/
06/2021

A palavra mindset pode ser livremente traduzida para o português como “MENTALIDADE”!

Lemos em diversos textos que é muito importante ter um “mindset de vencedor” ou mais especificamente que, no mundo de quem estuda para passar na residência médica, ter um Mindset de aprovado faz toda a diferença.  

Mas será que isso faz alguma diferença na vida dos estudantes?

A verdade é que faz sim - e muita diferença!

E hoje vou te contar qual é essa diferença e como você poderá se beneficiar dela para melhorar o seu desempenho no estudo, além de mostrar como ela pode contribuir para o aumento das suas chances de conseguir ser aprovado.

A relação-chave que precisamos analisar logo ao início desse processo é:

Como as pessoas lidam com as atividades que elas acreditam que podem dar conta versus Como elas lidam com as que acreditam que não podem

Você pode até verificar exemplos no seu dia a dia

Verifique que é bem mais fácil estarmos dispostos a fazer atividades que já conhecemos e sabemos que são fáceis - ou possíveis - de serem realizadas com esforço moderado, em contraponto a como nos sentimos desanimados para fazer atividades muito restritivas, das quais não possuímos tanto conhecimento, ou que julgamos muito difíceis de serem realizadas.

Pense como é a cada vez que você decide fazer uma dieta. Ou quando você decide iniciar uma atividade física de forma regular. Quanta força de vontade é exigida e o quanto temos que nos esforçar para dar o primeiro passo?!

Jovem mulher se preparando para escalar uma parede.

Quando achamos que não vamos conseguir executar uma atividade, inconscientemente começamos a nos sabotar - isso nos leva a não aplicarmos o máximo da nossa energia para a realização da atividade, justamente porque o medo da frustração é tão grande (e tão certo na nossa mente) que preferimos fazer pouco ou nada, já que não vamos conseguir chegar ao resultado.

Estudar de forma regular não é fácil, já sabemos disso. Exige uma grande energia que muitas vezes é difícil de manter durante todo o período de preparação, mas entenda que é exatamente percebendo nossas limitações que iremos conseguir mudar.

Desta forma, quando falamos em “Mindset de Aprovado”, estamos querendo dizer que o aluno precisa ter a mentalidade de um aprovado para conseguir entender e realizar tudo o que é importante para atingir o objetivo de passar na prova para se tornar um residente.

Como consigo mudar os meus pensamentos?

A tarefa parece difícil, mas no fundo não é. Todos sabemos o que precisa ser feito ou sabemos onde podemos buscar ajuda para conseguir executar o que é necessário, porém quando acreditamos na possibilidade e visualizamos o fato se concretizando fica muito mais fácil caminhar na direção correta.

Os dois caminhos mais fáceis são:

Exemplos de superação

Visualize exemplos de superação com relação aos estudos que você já conquistou anteriormente e/ou busque exemplos de pessoas que você admira e que já conquistaram o que você deseja. Você irá perceber que não é necessário fazer mágica, ou seja, com esforço e dedicação você irá conseguir! 

Onde deseja chegar

Comece a visualizar o que você deseja alcançar, depois pense nos passos que precisarão ser dados até a aprovação e finalmente coloque o seu projeto em prática, porém sempre olhando para o momento que ele irá ser realizado e que fará ter valido a pena todo esforço e dedicação!

Acreditar será talvez a sua tarefa mais difícil, pois uma vez que isso já estiver na sua consciência, você será capaz de encontrar a energia que precisa para lutar pela sua vaga!

Forte abraço!