Estudo
Publicado em
17/5/23

Vacinação da gestante: qual a recomendação?

Escrito por:
Vacinação da gestante: qual a recomendação?

O calendário de vacinação de gestantes é um assunto muito cobrado nas provas de residência médica, tanto na parte de Medicina Preventiva e Social, como na parte de Ginecologia e Obstetrícia. A baixa cobertura vacinal vem causando preocupação, principalmente quando falamos nas gestantes. Durante a gestação, ocorrem modificações fisiológicas e imunológicas que deixam essas mulheres mais suscetíveis a infecções

Com isso, o risco é aumentado, dentre outras coisas, para malformações, atraso no crescimento intrauterino e para o parto prematuro. O pré-natal se tornou o momento de orientação acolhedora e didática, a fim de promover a saúde da mulher. Um alto índice de imunização materna garante o controle de muitas doenças infecciosas. Dessa maneira, garante a proteção do feto, através da passagem transplacentária dos anticorpos

Nesse post iremos abordar como o calendário vacinal das gestantes cai nas provas de residência!

Quais são as vacinas recomendadas na gestação?

As vacinas recomendadas as gestantes são: 

  • Influenza;
  • dTpa e dT;
  • Hepatite B;
  • COVID-19.

Entenda as especificações de cada uma:

Influenza

Recomendada para todas as gestantes, independentemente da idade gestacional. Por não oferecer risco à amamentação, também pode ser administrada até 42 dias após o parto. A vacina utilizada é a da campanha anual. Ela oferece proteção aos bebês nos primeiros 6 meses de vida.

Na rede pública está disponível a trivalente, protegendo contra os vírus H1N1, H3N2 e uma variante da influenza B. Já na rede privada está disponível a quadrivalente, possuindo uma cepa de uma segunda linhagem B.

Hepatite B

A vacina da hepatite B pode ser aplicada em qualquer idade gestacional nas mulheres que não tenham sido vacinadas previamente. Nesse caso, ela deve receber 3 doses do imunizante (0-1-6 meses), com início de preferência no primeiro trimestre. E ainda, se o esquema vacinal estiver incompleto, ele deve ser completado com as doses faltantes.

dT e dTpa

A vacina dupla adulto (dT), que protege contra difteria e tétano tanto a mãe como o bebê, deve ser feita nas gestantes que na pré-concepção:

  • Nunca foram vacinadas com dT ou histórico desconhecido 🡪 Fazer 2 doses de dT e 1 dose de dTpa, com intervalo de 60 dias entre as doses. Sendo as 2 doses de dT a qualquer momento da gestação e a dose de dTpa a partir da 20ª semana de gestação;
  • Foram vacinadas com apenas 1 dose da dT 🡪 Fazer 1 dose da dT em qualquer momento da gestação e 1 dose de dTpa a partir da 20ª semana, com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
  • Foram vacinadas com 2 ou 3 doses da dT 🡪 Fazer 1 dose de dTpa a partir da 20ª semana.

DICA DE PROVA

Mesmo com o esquema completo, TODA gestante deve receber 1 dose de dTpa em cada gestação, para que a imunização seja passada ao bebê. O tétano possui alta letalidade devido à contaminação do cordão umbilical durante o parto e a difteria pode causar obstrução respiratória.

É recomendado a dTpa a partir da 20ª semana, mas algumas fontes dizem que o período ideal é de 27 a 36 semanas.

COVID-19

A vacina da Covid-19 foi recentemente adicionada ao Programa Nacional de Imunização das gestantes. Ela é responsável por proteger a grávida contra o vírus da Covid-19, podendo ser aplicada em qualquer idade gestacional e em puérperas num período de até 42 dias.

Imunizantes contraindicados para a gestante

As vacinas de vírus ou bactérias atenuadas são contraindicadas para gestantes. São elas: varicela, HPV, tríplice viral e dengue. A vacina da febre amarela, em geral, é contraindicada para gestantes. Porém, em situações em que o risco da infecção supera os riscos potenciais da vacinação, pode ser feita durante a gravidez.

Alguns outros imunizantes podem ser administrados durante o período gravídico, se, somente se, houver alto risco de exposição ao vírus, são eles: vacina hepatite A, pneumocócicas e meningocócicas.

Conclusão

O Programa de Imunização Nacional é de grande importância, especialmente quando se trata de gestantes. Uma boa cobertura vacinal da gestante garante proteção para a mãe e para o feto. As vacinas recomendadas durante esse período são: influenza, COVID-19, hepatite B, dT e dTpa. Todas elas estão disponíveis pelo SUS. Já as contra indicadas são aquelas de vírus ou bactérias atenuadas.

Vamos ver uma questão NA PRÁTICA? Abaixo está o link de uma questão explicada pela Dra. Alinne sobre vacinação em gestantes.

Leia mais:

FONTE: