Carreira
Publicado em
13/7/23

Cirurgia do Aparelho Digestivo: residência médica, salário e mais

Escrito por:
Cirurgia do Aparelho Digestivo: residência médica, salário e mais

Você sabia que a cirurgia do aparelho digestivo vem crescendo de maneira expressiva nos últimos anos? A especialidade saiu de 1.985 profissionais em 2012 para mais de 3.840 em 2022, segundo dados da Demografia Médica 2023, pesquisa da Faculdade de Medicina da USP com a Associação Médica Brasileira

Neste texto, falaremos mais sobre essa área tão interessante da medicina, sua rotina, remuneração e tudo sobre a residência médica, confira!

O que é a Cirurgia do Aparelho Digestivo?

A Cirurgia do Aparelho Digestivo trata as doenças através dos procedimentos cirúrgicos. Foto: Reprodução/AdobeStock
A Cirurgia do Aparelho Digestivo trata as doenças através dos procedimentos cirúrgicos. Foto: Reprodução/AdobeStock

A Cirurgia do Aparelho Digestivo é a área da medicina dedicada a estudar, diagnosticar e tratar doenças que podem ser tratadas cirurgicamente e que afetam todo o sistema digestivo, com exceção da boca. Algumas disfunções tratadas por essa especialidade são o esôfago de barrett, hérnias e a apendicite. Transplante de órgãos como o fígado também são encargo desse ramo da medicina.

É uma especialidade naturalmente muito interligada com a Gastroenterologia, e, por isso, muitas pessoas ficam em dúvida sobre as diferenças entre elas. Na prática, a diferença é que a Gastroenterologia se dedica ao aspecto clínico das enfermidades desse sistema enquanto a Cirurgia do Aparelho Digestivo trata de forma cirúrgica essas mesmas doenças

Quais as características de um bom cirurgião do aparelho digestivo?

Se você pensa em fazer residência médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo saiba que algumas características são muito desejadas por esses especialistas. Estudar de forma frequente, com uma rotina de estudos estruturada, é um requisito mesmo para quem já terminou a residência - muitas atualizações médicas importantes são descobertas em um curto espaço de tempo.

Saber se comunicar bem com seus pacientes, entendendo se o prognóstico será de fato cirúrgico ou não e esclarecendo os procedimentos da melhor forma é outra característica muito desejada. Além disso, o olhar clínico, exercer uma boa clínica médica é uma outra dica mesmo em especialidades cirúrgicas. Lembre-se que uma boa anamnese é um dos passos mais determinantes para um bom ou não tratamento.

Qual o perfil de um cirurgião do aparelho digestivo?

A pesquisa Demografia Médica 2023, o Censo da medicina, trouxe as principais informações sobre como é o perfil de um especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo hoje no Brasil. Atualmente, existem cerca de 3.840 especialistas dessa área no país e desses, mais de 2.900 são homens, representando cerca de 87,6% do total, a idade média deles é de 47 anos.

Indo na contramão de muitas especialidades médicas, a proporção entre médicos que residem na capital para o interior não é muito díspar: 53,2% deles moram nas capitais brasileiras enquanto 41,7% moram no interior e apenas 5,1% em regiões metropolitanas. Já a divisão por região se dá menos proporcionalmente:

  • 52,9% moram na região Sudeste;
  • 22% na região Sul;
  • 11,9% na região Nordeste;
  • 9,1% na região Centro-Oeste;
  • e 4,1% na região Norte.

Como é a residência médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo?

Como é uma especialidade cirúrgica, para se tornar um cirurgião do aparelho digestivo o médico precisará antes ter concluído uma residência em Cirurgia Geral, que tem duração de três anos, para então prestar a prova de residência médica para a Cirurgia do Aparelho Digestivo. 

Essa residência tem duração de dois anos e, falando um pouco da rotina, no seu primeiro ano o estudante estará ajudando o seu R+ e preceptores, além de aprender e praticar cirurgias de pequeno e médio porte, enquanto no último ano o residente orientará o R- e já poderá atuar em cirurgias um pouco mais complexas. A quantidade de ‘mão na massa’ em que o residente poderá atuar mais livremente em cirurgias varia de cada hospital.

Atualmente, existe pelo menos um programa de residência nessa área em todas as regiões do país. Confira abaixo a lista completa de entidades credenciadas pelo CNRM que oferecem o programa de residência médic  Cirurgia do Aparelho Digestivo:

Região Norte

  • Amazonas - Hospital Universitário Getúlio Vargas (UFAM);
  • Pará - Hospital Universitário João De Barros Barreto.

Região Nordeste

Região Centro-Oeste

  • Goiás - Hospital De Clínicas Da UFG; Santa Casa De Misericórdia De Goiânia.

Região Sudeste

  • Espírito Santo - Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes;
  • Minas Gerais - Hospital Governador Israel Pinheiro; Faculdade De Medicina Do Triângulo Mineiro; Hospital Das Clínicas Da UFMG;
  • Rio de Janeiro - Hospital Federal Dos Servidores Do Estado;
  • São Paulo - Casa De Saúde Santa Marcelina; Faculdade De Ciências Médicas Da UNICAMP; Faculdade De Medicina Da USP; Hospital Das Clínicas Da Faculdade De Medicina De Ribeirão Preto; Faculdade De Medicina De Botucatu; Irmandade Santa Casa De Misericórdia De São Paulo; Universidade Federal De São Paulo; Faculdade De Medicina De Marília; Complexo Hospitalar Do Mandaqui; Hospital Do Servidor Público Estadual; Hospital Do Servidor Público Municipal; Hospital Heliópolis. 

Região Sul

  • Santa Catarina - Hospital Governador Celso Ramos; Hospital Regional Homero De Miranda Gomes; Hospital Universitário Profº Polidoro Ernani De São Thiago;
  • Rio Grande do Sul - Hospital Das Clínicas De Porto Alegre; Hospital Universitário Da PUC; Universidade Luterana Do Brasil;
  • Paraná - Hospital Das Clínicas Da UFPR; Santa Casa De Misericórdia De Maringá; Hospital Universitário Evangélico De Curitiba. 

Qual a grade de estudo da residência médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo?

A residência em Cirurgia do Aparelho Digestivo tem duração de dois anos e possui programas em todas as regiões do país. Foto: Reprodução/AdobeStock
A residência em Cirurgia do Aparelho Digestivo tem duração de dois anos e possui programas em todas as regiões do país. Foto: Reprodução/AdobeStock

Se você está se perguntando o que estuda na prática um residente em Cirurgia do Aparelho Digestivo, saiba que a Comissão Nacional de Residência Médica determinou o que todo estudante da área deverá saber ao fim de cada ano da residência médica.

O que devo saber ao fim do primeiro ano da residência médica em Cirurgia do aparelho digestivo?

  • Conduzir o preparo do paciente no pré- operatório;
  • Reunir conhecimento sobre a prevalência da desnutrição e de suas repercussões no paciente de cirurgia do aparelho digestivo;
  • Dominar a anatomia cirúrgica do abdome;
  • Dominar a correção cirúrgica de hérnias da parede abdominal nas suas várias formas de apresentação clínica e variantes técnicas de correção cirúrgica;
  • Dominar diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das doenças inflamatórias intestinais (Doença de Crohn e Retocolite ulcerativa).

O que devo saber ao fim do segundo ano da residência médica em Cirurgia do aparelho digestivo?

  • Analisar os métodos de imagem aplicados no diagnóstico e tratamento do câncer do aparelho digestivo;
  • Dominar o uso racional de antibióticos;
  • Dominar as bases do diagnóstico, estadiamento e tratamento das seguintes afecções: Câncer do esôfago e da cárdia; câncer da papila de vater; câncer do pâncreas;
  • Dominar o diagnóstico e o tratamento cirúrgico da obesidade grave e doenças metabólicas associadas;
  • Dominar as técnicas de captação de órgãos do aparelho digestivo;

Como funciona a rotina profissional do Cirurgia do Aparelho Digestivo?

A rotina do cirurgião do aparelho digestivo é bastante parecida com a da maioria dos cirurgiões. Esse profissional irá dividir seu tempo entre consultas ambulatoriais, principalmente de pré-operatório, além do acompanhamento dos pacientes depois das cirurgias com o pós-operatório. 

Mas a maior parte do seu tempo será na sala de cirurgia. Para além disso, o horário de trabalho costuma ser extenso, incluindo fins de semana e feriados, seja dando plantões ou ficando de sobreaviso.

Mercado de trabalho e salário

Uma palavra pode resumir o mercado de trabalho para a área: depende. Algumas regiões do país como a região Norte e Nordeste e os interiores têm uma maior escassez desses profissionais, o que pode significar maiores salários e absorção no mercado de trabalho mais rápido, mas também maior dificuldade de operar cirurgias muito complexas ou tecnológicas. 

Entretanto, de maneira geral o mercado da área é muito bom. O número de especialistas - apesar do forte aumento nos últimos anos - representa apenas 0,8% do total de médicos especializados do país, segundo dados da Demografia Médica 2023. Para mais, subespecializações tornam o retorno financeiro para o médico maior com mais facilidade de encontrar pacientes

Subespecializações da Cirurgia do Aparelho Digestivo

As subespecializações possíveis da Cirurgia do Aparelho Digestivo são:

  • Cirurgia Bariátrica - Cirurgia que diminui o estômago de pacientes para a redução do peso e aumento na qualidade de vida.
  • Cirurgia Videolaparoscópica - Técnica que permite a realização de cirurgias no abdômen através do uso de uma câmera, que permite que o procedimento seja o menos invasivo possível.
  • Endoscopia Digestiva - Especialização para quem quer ter maior proficiência e focar sua atuação na realização de endoscopias digestivas alta.
  • Nutrição Parenteral e Enteral - Permite ao médico maior domínio na administração de dietas para pacientes com dificuldades de ingestão.

Conclusão

A Cirurgia do Aparelho Digestivo é uma área da medicina focada no tratamento por via cirúrgica das doenças do aparelho digestivo. Com amplo mercado de trabalho e oportunidades de subespecializações. Ademais, a residência médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo tem duração de dois anos e pré-requisito em Cirurgia Geral.

Leia mais: