Dicas
Publicado em
30/6/23

Como Conciliar a Vida Pessoal e a Residência Médica: Dicas para Equilibrar Compromissos

Escrito por:
Como Conciliar a Vida Pessoal e a Residência Médica: Dicas para Equilibrar Compromissos

Assim como em todas as áreas, para estudar a medicina é preciso manter um equilíbrio entre a vida pessoal e a acadêmica. Quando chega na residência médica então, esse equilíbrio precisa ser ainda maior, já que durante esse período acadêmico a carga horária aumenta e você pode apenas ficar imerso nas demandas da residência.

É importante lembrar que, os seres humanos são sociáveis, então a sua vida pessoal, o que você faz nas suas horas de descanso é essencial para a sua saúde mental. É preciso se dedicar sim à residência médica, aos estudos, mas jamais esquecer dos cuidados com você e com aqueles ao seu redor. Pensando nisso, este texto traz dicas preciosas sobre como conciliar a vida pessoal e a residência médica, pois sim, é possível, por mais agitada que seja a vida do médico . Vem com a gente! 

Gerenciando Tempo e Prioridades

Organizar a vida pessoal é essencial para conciliá-la com a residência médica. Foto: Reprodução/AdobeStock
Organizar a vida pessoal é essencial para conciliá-la com a residência médica. Foto: Reprodução/AdobeStock

Sabe quando você faz um cronograma de estudos para conseguir dar conta dos conteúdos a serem estudados!? Pronto, para conseguir conciliar a vida pessoal com a residência médica o princípio é o mesmo. É preciso planejar o seu dia a dia, pois dessa forma vai ser possível saber quais são as atividades mais importantes e aquelas que são ocasionais ou cotidianas. 

Fazendo o planejamento vai ser possível entender o seu cotidiano e se organizar da melhor maneira possível. Mas lembre-se, seja flexível, trace um plano capaz de ser executado, para que te ajude a colocar em prática as tarefas diárias, e, também, a estudar. Você pode montar uma programação diária ou semanal, sendo assim, liste todas as suas atividades e determine em qual horário irá fazê-las

Isso pode ser feito em agendas, planners ou até mesmo na própria agenda do celular. Escolha a melhor maneira para você, aquela que se adequa ao seu perfil e invista na organização do seu dia a dia. Além disso, é importante focar em uma atividade de cada vez, por isso, ao começar uma atividade, termine-a, para não deixar nada acumular. Por mais que você queira concluir todas as tarefas rápido, se realmente quer ser produtivo e conciliar a vida pessoal com a residência médica é preciso organização.

Cronograma e rotina de estudo

Como falado anteriormente, a organização nos estudos é tão importante quanto a organização da vida. Assim, manter uma rotina de estudos com o auxílio de um cronograma vai fazer total diferença na hora da sua prova. A absorção do conhecimento vai ser maior, e você vai consegui encaixar os seus estudos nos momentos mais adequados para você. 

Não conseguiu fazer o que tinha planejado na sexta, por exemplo!? Tudo bem, não se culpe, você está lidando com um turbilhão de coisas. O que não pode é o descumprimento do cronograma de estudos se tornar rotineiro. Por isso, vale salientar que ao estabelecer a sua rotina de estudos, ela precisa ser cumprida, mas não se cobre se não conseguir ser realmente fiel, veja quais são os ajustes que precisam ser feitos e tente adequar ao seu dia-a-dia. 

Estabelecendo Limites e Definindo Tempo para Si Mesmo

Organizando bem o seu dia a dia é possível encontrar tempo livre, mesmo que ele seja curto. Aproveite esses momentos para relaxar, para fazer coisas que gosta, como sair com os amigos e familiares e viajar, por exemplo. Busque atividades que não estejam ligadas à medicina. Por mais coisas que tenha para fazer e/ou estudar, descansar é fundamental, afinal, você não é um robô. Assim você vai recarregar as energias e voltar para a sua rotina mais disposto.

Estratégias para Cuidar do Bem-Estar Pessoal

Fazer exercício físico alivia o estresse e ajuda na concentração. Foto: Reprodução/AdobeStock 
Fazer exercício físico alivia o estresse e ajuda na concentração. Foto: Reprodução/AdobeStock 

Além do que já foi citado em tópicos anteriores como passear com familiares e amigos, e viajar, é possível citar a atividade física como uma estratégia para cuidar do bem-estar pessoal. E para você que está se perguntando como ela pode te ajudar a conciliar a vida pessoal com a residência médica, eu te digo, o exercício físico aumenta a sua qualidade de vida, te proporcionando mais disposição e diminuição do estresse.

Encaixe o exercício físico no seu planejamento diário, reserve um horário específico para ele, mesmo que seja curto, mas não deixe de fazer, seja dança, musculação ou corrida. Escolha aquele que se adeque ao seu estilo de vida.

Conclusão

Aprender a priorizar as atividades é a chave para conciliar a vida pessoal e a residência médica, para isso, é preciso criar um planejamento, a fim de entender como é o seu dia-a-dia e, dessa maneira, organizá-lo. A rotina e cronograma de estudos também são importantes. E você sempre deve se priorizar, então fazer exercício físico, sair com familiares e amigos também devem fazer parte do seu cotidiano, para relaxar e melhorar o seu cotidiano.

Leia mais: