Carreira
Publicado em
20/5/23

Gastroenterologia: residência médica, salário, rotina e mais

Escrito por:
Gastroenterologia: residência médica, salário, rotina e mais

Você sabia que a Gastroenterologia faz parte da lista de especialidades que cresceram em mais de 50% o número de profissionais nos últimos dez anos? O dado é da pesquisa Demografia Médica 2023 e vem para reiterar a área como uma das mais promissoras da medicina. Neste texto te apresentaremos mais sobre a Gastroenterologia, sua residência médica e o mercado de trabalho, confira! 

O que é a Gastroenterologia?

A Gastroenterologia é a especialidade médica responsável por estudar, prevenir, diagnosticar e tratar as doenças do aparelho digestivo. É uma especialidade clínica que trabalha em grande parceria com a Cirurgia do Aparelho Digestivo, ou Gastrocirurgião. O Gastroenterologista atende pacientes de ambos os sexos e de todas as idades, lidando com casos como a Síndrome do Intestino Irritável e a diverticulite.

Para conhecer mais sobre a Gastroenterologia ouça nossa entrevista com a Drª. Lívia Braz, médica pela UPE, gastro pelo Hospital das Clínicas (HC-PE) e preceptora do ambulatório de gastroenterologia do HSE:

Quais as características de um gastroenterologia?

Para ser um bom gastroenterologista algumas características são indispensáveis a todo profissional. Ter paciência, comunicação acessível e ser empático são algumas dessas soft skills. Esse profissional trabalhará com públicos de todas as idades e, principalmente se trabalhar em instituição pública, de várias classes sociais. Dessa forma, falar de forma clara, que seu paciente entenda e trabalhar a empatia e paciência são requisitos básicos para a área.   

Como é a residência médica em Gastroenterologia?

A residência médica em Gastroenterologia tem duração de dois anos e por ser uma especialidade clínica possui pré-requisito em Clínica Médica. Essa pós-graduação chama atenção pelas oportunidades de subespecializações, que garantem uma remuneração maior e até uma rotina mais tranquila para o profissional. Confira abaixo as subespecializações possíveis para o gastroenterologista:

Endoscopia Digestiva

A endoscopia digestiva alta é um exame utilizado para diagnosticar diversas doenças do trato intestinal como o câncer de estômago e a gastrite. O profissional mais habilitado para realização do exame é o endoscopista. A subespecialização tem duração de um ano e Cirurgiões Gerais também podem cursá-la.

Gastroenterologia Pediátrica

A Gastroenterologia Pediátrica é o ramo da Gastroenterologia (ou da Pediatria) que foca no cuidado do sistema digestivo das crianças e adolescentes, lidando com o dia a dia das doenças do sistema gástrico mas com as particularidades do público pediátrico.

A Gastroenterologia Pediátrica é uma das subespecialidades possíveis dentro da Gastroenterologia. Foto: Reprodução/Shutterstock

Hepatologia

A Hepatologia é a subespecialidade responsável pelo estudo especificamente do fígado, tratando, diagnosticando e examinando doenças relacionadas a esse órgão, como a cirrose.

Nutrição Parenteral e Enteral

A nutrição parenteral e enteral é o ramo da medicina que traça dietas de absorção não convencional, por vias que não a boca. É comumente cursada por nutrólogos, mas gastroenterologistas também podem cursá-la.

O que estudar para ser um residente  em Gastroenterologia?

Para receber sua tão sonhada aprovação na residência médica em Gastroenterologia antes é preciso ter sido aprovado em Clínica Médica, o que não é tarefa simples, já que essa especialidade figura na lista das dez com maior taxa de concorrência. E é aqui que nós do Eu Médico Residente viemos para te ajudar.

Nosso preparatório R3 Clínica Médica é o curso ideal para você que quer a aprovação na residência em Gastro. Nele, o futuro residente encontrará:

  • Banco de questões com milhares de perguntas respondidas em vídeo e texto pelo nosso time;
  • Plataforma de métricas personalizada para a sua necessidade;
  • Simulados Inteligentes;
  • Acompanhamento Psicológico;

Qual a grade de estudo de um residente médico em Gastroenterologia?

O Ministério da Educação disponibiliza a matriz curricular das residências médicas. Nesse documento é possível saber o que todo Gastroenterologista em formação deve saber ao fim de cada ano da residência médica. Vem conhecer:

O que devo saber ao fim do primeiro ano da residência médica em Gastroenterologia?

  • Dominar o manejo das doenças gastroenterológicas mais frequentes e estratificar sua gravidade para indicar internação, atendimento de urgência e emergência e alocação de infraestrutura do sistema de saúde;
  • Identificar e avaliar os pacientes com as doenças agudas e crônicas prevalentes em Gastroenterologia, nas urgências e emergências, e os seus diagnósticos diferenciais;
  •  Saber manusear o equipamento para Endoscopia Digestiva;
  • Identificar as principais causas de doenças gastroenterológicas como o alcoolismo, infecções virais, a exposição à risco pelo baixo controle das medidas sanitárias ambientais e de higiene, além de promover a prevenção de enfermidades pela aderência à vacinação; ;
  • Demonstrar e aplicar os conhecimentos sobre as indicações, contra indicações, cuidados e interpretação dos resultados dos exames de imagem com e sem contraste.

O que devo saber ao fim do segundo ano residência médica em Gastroenterologia?

  • Analisar a biologia dos tumores do aparelho digestório e aplicar o conhecimento nas bases da Oncologia Clínica e Cirúrgica;
  • Analisar os princípios gerais da captação de órgãos e suas leis
  • Identificar indicações, contra-indicações, custos e riscos envolvidos nos exames complementares em gastroenterologia;
  • Manejar o suporte para os pacientes e familiares nos casos de Medicina Paliativa e de terminalidade da vida; 

Como funciona a rotina profissional do Gastroenterologista?

Como dito, a Gastroenterologista é uma especialidade totalmente clínica. Dessa forma, a rotina do profissional costuma se dividir entre ambulatório, acompanhamento de pacientes pré e pós-cirúrgicos (conjuntamente com o Cirurgião do Aparelho Digestivo) e plantões em hospitais de forma mais rara

Esta área médica é bastante intervencionista e, por isso, a realização de exames é frequente para esse especialista, mas o tipo e a frequência podem variar a depender da subespecialização do profissional. 

Mercado de trabalho e salário

Falando um pouco de remuneração, o salário de quem se forma na residência médica em Gastroenterologia custa em média R$ 6.855,42 para uma jornada de trabalho de 19 horas semanais, segundo o site salário.com com informações do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web. É importante ressaltar que o salário pode variar bastante a depender de subespecializações que o profissional tenha.

Além das subespecializações, outro fator que pode influenciar o retorno financeiro do Gastroenterologista é a sua localização, isso porque existem regiões do país com grande concentração desse profissional enquanto outras têm um mercado de trabalho em déficit. Segundo a pesquisa Demografia Médica 2023, a região sudeste do Brasil concentra quase metade de todos os gastroenterologistas, enquanto as regiões norte e centro-oeste possuem 3,1% e 8,6%, respectivamente.

Conclusão

A Gastroenterologia é uma especialidade médica bastante ampla, com diversas opções de subespecializações e áreas de atuação. Sua residência médica tem duração de dois anos e tem pré-requisito em Clínica Médica.

Leia mais: