Mentalidade
Publicado em
28/6/23

Residência médica: Como não esquecer o que estudou para a prova

Escrito por:
Residência médica: Como não esquecer o que estudou para a prova

Estudar para uma prova de residência médica é um processo bastante demorado. Os cronogramas de estudos costumam facilmente passar dos seis meses e nesse tempo o futuro residente se dedica a uma quantidade enorme de assuntos de diferentes especialidades médicas. Por isso, não é raro que estudantes esqueçam um assunto que já tinham estudado na hora da prova - o que pode diminuir e muito sua nota.

Nesse texto te mostraremos dicas de como não esquecer o que estudou para a prova de residência médica, confira!

Crie um plano de estudos eficiente

A realidade de quem estuda é muito difícil, principalmente porque a pessoa geralmente não percebe que ler ou assistir aula é bem diferente de aprender. De forma desavisada, vamos seguindo nossas metas de ficarmos em dia com o curso e esquecemos de perguntar a nós mesmos:

O quanto o que vejo no dia a dia do estudo realmente fica gravado na memória de longo prazo?

Imagina se tudo o que víssemos ou ouvíssemos fosse guardado pelo nosso cérebro? A quantidade de informações desnecessárias que guardaríamos seria enorme, deixando nossa mente congestionada e dificultando o acesso a essas informações quando necessário. Por isso, as nossas duas memórias, a de longo e a de curto prazo, precisam se comunicar para nos ajudar a reter as informações importantes - ou seja: aquelas que nos ajudam a acertar questões!

De forma simples, seu cérebro guarda na memória de curto prazo informações que serão usadas e logo em seguida descartadas. Já a nossa memória de longo prazo é a que guarda as informações importantes. Para que ela guarde o que você estudou é necessário que reconheça a informação como importante para você,  e para que isso aconteça você precisa criar um plano de estudos eficiente

Para fazer um bom plano de estudos para que você não se esqueça do que estudou são dois passos importantes:

  • Primeiro identifique a ideia central do conteúdo que está estudando e os pontos que importam para entender como a banca cobra os assuntos;
  • Depois dê mais atenção a esses pontos, para conseguir uma compreensão mais aprofundada do que eles dizem e como eles são cobrados na prática de prova.

Este processo de aprendizagem precisa ser bem feito para garantir que você lembre dos conceitos quando necessário e para que você contextualize a informação, conseguindo acertar a questão. Isso faz muita diferença para que possamos incorporar a informação e saber quando e onde utilizá-la.

O plano de estudos eficiente irá te ajudar a definir o que revisar, abaixo te mostraremos dicas de como fixar o que estudou na memória de longo prazo:

Utilize técnicas de memorização

Resumos

A ideia é: com um resumo simples você pode retomar o assunto aprendido lembrando dos detalhes importantes e de forma contextualizada. Desta forma, partimos da informação completa com exemplos para ilustrá-la e algumas informações desnecessárias, depois vamos separando o que é informação relevante através das questões anteriores da banca e construindo o resumo que nos ajuda a recordar da informação completa.

Imagina se você não tivesse estudado o assunto e simplesmente fizesse a leitura do resumo de um colega. O quanto você acha que conseguiria entender e memorizar deste resumo? Tenho certeza que bem pouco, pois aquela informação não faria tanto sentido em formato de tópicos e sem um contexto para ajudá-lo a visualizá-la melhor.

A importância do estudo é compreender o conteúdo recebido de forma passiva (aulas ou pdfs), contextualizar o conteúdo de forma ativa (questões) e utilizar um recurso (resumo ou mapa mental, por exemplo) para mantê-lo na sua memória de longo prazo, no papel de informação de fácil acesso. Então não esqueça que, para manter todo este processo funcionando até a data da prova, você precisará voltar de forma frequente ao material resumido criado após o seu estudo!

O resumo é o principal ponto para lembrar dos conteúdos na hora da prova de residência. Foto: Reprodução/AdobeStock
O resumo é o principal ponto para lembrar dos conteúdos na hora da prova de residência. Foto: Reprodução/AdobeStock

E neste retorno vá testando o quanto aprendeu desde a última vez que viu o conteúdo. Primeiro, pergunte-se sobre o tema. Tente lembrar o máximo de informações possível, justamente para conseguir identificar o que você ainda não consegue lembrar de forma instantânea na hora que faz a leitura do material resumido.

Depois de identificar os pontos, mais uma vez reforce para o seu cérebro que aquela informação é relevante e não poderá ser esquecida nas próximas vezes. É um exercício simples, mas muito poderoso que te fará perceber que, a cada retomada, torna-se mais fácil e rápido retomar o conteúdo. E você perceberá que quando for fazer simulados as questões ficarão mais fáceis de acertar.

Flashcards

Ao fazer seus simulados os pontos que você teve maior dificuldade podem virar flashcards facilitando assim o seu processo de revisão e retenção da memória. De forma simples, flashcards são papéis em que de um lado está uma pergunta e de outras a resposta de forma objetiva. Assim, o futuro residente prática a questão e checa a resposta para se acertou ou se errou - nesse caso, relembrando o conteúdo correto através da resposta escrita na parte de trás do papel.

Com ele você retoma sempre o que é mais difícil de lembrar. Desta maneira você retém a informação e irá revisitá-la de forma espaçada,  aumentando o tempo gradativamente à medida que for dominando mais o conteúdo.

Além da versão manuscrita em papel, existem vários aplicativos gratuitos de flashcards para que você sempre tenha a ferramenta na palma da mão. Qualquer tempinho livre pode virar momento de reforço do estudo! Porém sem abandonar os seus resumos, pois esses devem sempre ser retomados para lembrar o conteúdo como um todo.

Descanse e tenha momentos de lazer

Estudar é muito importante, mas descansar é tão importante quanto. A privação do sono afeta nossa capacidade cognitiva, nossa memória (isso mesmo, o sono pode te ajudar a se esquecer do que estudou) e muitas funções do nosso organismo. Por isso, não deixe de dormir nem prejudique sua rotina de sono para estudar por uma ou duas horas a mais

Fazendo isso você provavelmente demoraria muito mais tempo para aprender um assunto simples e no outro dia ainda terá dificuldades para reter conteúdo além de ter grandes chances de afetar e muito seu humor por todo o dia. Organize seus estudos de forma que possa dormir pelo menos 8 horas por dia e encaixe nesse cronograma momentos de lazer, seja sozinho ou acompanhado. Se divertir e descansar deixará sua mente mais livre para lembrar o que realmente importa.

Faça revisões periódicas

Que fazer revisões é muito importante para que você de fato aprenda o conteúdo que você já deve ter aprendido até aqui, mas, você sabia que essas revisões precisam ser feitas periodicamente, espaçando conforme a prioridade e o seu nível de domínio sobre o conteúdo

Pois é, no século XIX o cientista alemão Hermann Ebbinghaus criou o conceito de curva de esquecimento. Nele, Ebbinghaus representava o fato que o nosso cérebro apaga informações com uma certa frequência de tempo e propos de quanto em quanto tempo uma pessoa deve estudar o mesmo conteúdo para se assegurar que não o irá esquecer. 

A curva de esquecimento é um sistema para te ajudar a não esquecer o que aprendeu. Foto: Reprodução/ GranCursos; link da fonte:  https://blog.grancursosonline.com.br/desmontando-curva-do-esquecimento/
A curva de esquecimento é um sistema para te ajudar a não esquecer o que aprendeu. Foto: Reprodução/ GranCursos

Para resolver esse problema, pesquise sobre a curva do esquecimento e trace um planejamento de quando e quantas vezes irá revisar um mesmo assunto. Lembre-se de dar pesos diferentes para assuntos diferentes de acordo com a importância para a sua banca e o quanto você já domina o assunto.

Estude com foco e atenção

Poucas coisas são tão péssimas para quem respeita o seu próprio tempo do que fazer retrabalho - ou seja, fazer uma coisa mais de uma vez porque da primeira não foi feito com a qualidade que se poderia. Quando você estuda de maneira desatenta é exatamente isso que está fazendo, realizando um trabalho muito longe da expectativa e precisando fazer novamente. Isso, é claro, se você perceber que estudou de uma maneira não tão boa.

Caso você estude sem prestar muita atenção e sem se dar conta disso, gastará muito do seu próprio tempo tentando estudar e, quando as provas chegarem, terá um resultado ruim. Isso porque quando não se presta atenção nosso cérebro não considera a informação como relevante e não a guarda.

Por isso, ao estudar busque um ambiente silencioso e calmo e se afaste de distrações como redes sociais. Caso não esteja conseguindo manter a atenção faça outra coisa por poucos minutos e quando estiver melhor volte aos estudos.

Mantenha uma alimentação saudável e hidratação adequada

Pode não parecer tão óbvio, mas uma boa alimentação aumenta a qualidade da sua memória e cognição. O corpo humano é formado por redes interligadas e o que vai parar no seu intestino afeta - e muito - o seu cérebro. Por isso, tente manter uma dieta adequada, reduzindo a quantidade de ultraprocessados e aumentando a diversidade da sua alimentação.

Conclusão

Ter “um branco” e esquecer do que estudou bem na hora da prova é um dos maiores medos de quem vai fazer uma prova importantes. Dicas simples como usar tecnicas de memorização e cuidar do seu corpo e mente vao fazer uma diferença imensa nas chances desse efeito acontecer com você.

Leia Mais: