
A hipertensão intracraniana (HIC) é uma emergência médica, e é definida como o aumento da pressão intracraniana (PIC) > 20 mmHg. Sendo os valores normais da PIC ≤ 15 mmHg. Saiba mais!

O acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda principal causa de morte no Brasil. Além disso, o país encontra-se entre os 10 com maiores índices de mortalidade por esse insulto no mundo. Saiba mais!

A fimose é a incapacidade de retração do prepúcio. Dessa forma, não é possível exposição a qualquer parte do glande durante a manobra. Saiba mais!

A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda pelo diplococo gram-negativo Neisseria meningitidis, conhecida popularmente como meningococo. Saiba mais!

O linfomas não Hodgkin (LNH) são um grupo diverso de tumores linfoides monoclonais de células B, T e NK. Representam 2/3 de todos os linfomas e, dessa forma, apresentam muito mais variações que o linfoma de Hodking. Saiba mais!

O linfoma de Hodgkin (LH) foi descrito pelos patologistas Sternberg e Reed no século XX. Essa descoberta foi muito importante, porque permitiu diferenciar esse câncer da tuberculose, doença frequentemente associada a essa doença. Saiba mais!

A SOP possui uma fisiopatologia extensa, com consequências geradas pela alteração na distribuição do hormônio liberador de gonadotrofina. Confira a seguir!

A constipação intestinal funcional é uma condição muito prevalente. Isso porque é a 2ª queixa gastroenterológica entre os pacientes, acometendo entre 15 e 25% da população. Saiba mais!

O descolamento prematuro de placenta (DPP) é a separação parcial ou completa da placenta do útero antes do parto. Essa normalmente ocorre quando a gestação possui 20 semanas ou mais, e representa 10% de todos os partos prematuros. Saiba mais!

A RPMO, também chamada de amniorrexe, é o rompimento espontâneo das membranas coriônica e amniótica antes do início do trabalho de parto. Saiba mais!

A endometriose é a presença de tecido endometrial fora do útero. Sendo a causa mais comum de dor crônica pélvica em mulheres de idade fértil. Saiba tudo sobre!

As leucemias são as neoplasias mais comuns da infância, correspondendo a 28% de todos os tipos de câncer na pediatria. Saiba mais!