Estudo
Publicado em
2/3/22

Hipertensão Intracraniana (HIC): você domina o manejo?

Escrito por:
Hipertensão Intracraniana (HIC): você domina o manejo?

A hipertensão intracraniana (HIC) é uma emergência médica, e é definida como o aumento da pressão intracraniana (PIC) > 20 mmHg. Sendo os valores normais da PIC ≤ 15 mmHg.

Para mais, a HIC pode ter diversas etiologias. Entre elas, traumas, tumores expansivos no sistema nervoso central (SNC) e hidrocefalias

E mais, encefalopatias herpéticas, trombose do SNC e edema. E ainda, abcessos e hematomas no parênquima cerebral.

Dessa forma, o correto manejo dos pacientes com aumento da pressão intracraniana requer reconhecimento rápido do quadro clínico para reversão de sua causa primária. 

Por isso, esse post irá ensiná-lo como reconhecer esse quadro, bem como as principais condutas que devem ser tomadas no paciente com HIC. Portanto, não perca mais um post do EMR para contribuir com a sua formação!

Como é a fisiopatologia da hipertensão intracraniana?

A fisiopatologia da HIC pode ser explicada pela teoria de Monro-Kellie, baseada na premissa de que a caixa intracraniana é expansível. Dessa forma, o aumento de volume dentro desse espaço pode provocar a hipertensão.

Teoria de Monro-Kellie

O espaço intracraniano é ocupado por três componentes. São eles o parênquima cerebral, que ocupa 80% do espaço intracraniano. E mais, o líquido cefalorraquidiano (LCR), que ocupa 10% desse espaço, e o sangue, que também ocupa 10%.

Assim, caso algum desses três componentes sofra aumento de volume, inicialmente, há a extrusão do líquor e, posteriormente, do sangue, como mecanismo compensatório para não haver aumento da PIC.

Entretanto, caso a pressão intracraniana continue aumentando, poderá haver alteração do fluxo sanguíneo e da perfusão intracraniana e, consequentemente, comprometimento do metabolismo cerebral e morte celular. E mais, podem surgir herniações cerebrais.

Como é o quadro clínico da hipertensão intracraniana?

Devido a distensão do dura-máter e seus vasos e nervos, a cefaleia é um sintoma comum nos pacientes com HIC. Sendo essa comumente é matinal, podendo despertar o paciente a noite. Além disso, melhora ao longo do dia e com a posição supina.

Para mais, outros sintomas comuns são os vômitos e as queixas oculares. Exemplo dessas são a perda da acuidade visual, escotomas e diplopias. Sendo as diplopias secundárias ao papiledema, que pode ser evidenciado na fundoscopia. Observe a imagem abaixo.

Papiledema em fundoscopia. Observe o ingurgitamento das veias, bem como o edema e a vermelhidão do disco. Fonte: MSD Manuals

O termo “papiledema” é reservado para edemas no disco óptico devido a HIC. Nesses casos, a hipertensão intracraniana provoca ingurgitamento das veias, dificultando a drenagem. 

Isso justifica o edema do disco óptico, que normalmente é bilateral e simétrico, e a “vermelhidão” do mesmo.

Para mais, outras possíveis alterações oculares são o estrabismo convergente, devido ao comprometimento do VI nervo craniano, e alterações pupilares.

Além disso, o paciente pode também apresentar alterações no nível de consciência, como a confusão mental, desorientação e irritabilidade. Em lactentes, podem ser evidenciados o choro fácil, a recusa alimentar e o abaulamento de fontanelas. Observe a imagem abaixo.

Bebê com a boca abertaDescrição gerada automaticamente com confiança média
Fontanela anterior abaulada. Fonte: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (https://eg.uc.pt/bitstream/10316/35167/1/tese%20de%20mestrado%20final.pdf)

Para mais, a tríade de Cushing pode estar presente. Essa consiste na presença de bradicardia, hipertensão arterial e alterações respiratórias. Entretanto, é um achado menos frequente, pois está presente em casos mais graves.

Por fim, o paciente pode apresentar outras síndromes devido à herniações.

Possíveis herniações decorrentes da HIC. Fonte: Anatpat Unicamp (http://anatpat.unicamp.br/taneuhic.html)

Como diagnosticar a hipertensão intracraniana?

O diagnóstico do HIC é clínico

Entretanto, exames de imagem são fundamentais para a visualização de possíveis achados que corroboram com o diagnóstico. Como a visualização de processos expansivos, assimetrias ventriculares e apagamento de sulcos. Observe a imagem abaixo.

E mais, a insinuação do parênquima cerebral para outros compartimentos, desvio da linha média e apagamento das cisternas basais. E ainda, estenose de seio sagital. Observe as imagens abaixo.

Foto preta e branca da luaDescrição gerada automaticamente com confiança baixa
Tomografia de crânio sem contraste, corte axial. Achado de hematoma subdural com desvio de linha média (seta rosa). Fonte: Anatpat Unicamp (http://anatpat.unicamp.br/radtrauminis.html)

Ressonância magnética em T1, corte sagital. Presença de falha de enchimento do seio sagital superior (seta amarela). Achado compatível com trombose venosa. Fonte: Universidade Federal de Minas Gerais (https://site.medicina.ufmg.br/imagemdasemana/index.php?caso=231)

Monitoramento da PIC

Para mais, a colocação de monitores de PIC confirmam o diagnóstico e auxiliam o acompanhamento dos pacientes. Além disso, também são fundamentais na escolha do melhor tratamento

São indicações para monitoramento a suspeita de PIC elevada, o Glasgow < 8 e o diagnóstico de etiologia que exija atenção médica urgente.

Assim, existem diversos tipos de monitores de PIC. Como os monitores intraventriculares e epidurais. Sendo os monitores intraventriculares os mais utilizados, porque permitem a drenagem do LCR e, por isso, aumentam o potencial terapêutico. 

Já os epidurais são indicados para pacientes com insuficiência hepática e com coagulopatias com risco de hemorragia intracraniana.

Como tratar a hipertensão intracraniana?

O tratamento da hipertensão intracraniana tem como objetivos manter a PIC < 20 mmHg e a pressão de perfusão encefálica > 70 mmHg. Dessa forma, para atingir esses objetivos, são instituídas medidas gerais e específicas para reestabelecer a normopressão.

Medidas gerais

As medidas gerais do tratamento da HIC consistem na elevação da cabeça em 30º, a fim de facilitar o retorno venoso e diminuir a compressão jugular. Além disso, na diminuição da temperatura através de medidas farmacológicas e físicas.

E mais, no controle da hidratação e da glicemia, bem como administração de anticonvulsionantes em pacientes com risco de convulsionar.

Médias específicas

Hiperventilação induzida

As medidas específicas consistem na hiperventilação induzida, para diminuição da concentração de CO2. Isso porque a diminuição desse gás promove a vasoconstrição cerebral e, assim, diminui o fluxo sanguíneo encefálico. Consequentemente, diminui também a PIC.

Todavia, deve-se evitar valores de PCO2 (pressão de CO2) < 25 mmHg, pelo risco de causar isquemias cerebrais.

Soluções salinas

Para mais, são indicadas a administração de soluções salinas hipertônicas, por promoverem a mobilização da água através da barreira hematoencefálica. 

Manitol

E mais, também é indicado o uso do manitol a 30%. Sendo esse um diurético osmótico que auxilia o transporte da água do parênquima cerebral para os vasos sanguíneos, aumentando o clearence renal. A dose indicada é de 0,25 a 1 g/Kg.

Corticosteroides

Além disso, corticosteroides não são prescritos de rotina. Entretanto, podem ser usados caso o paciente apresente edema peritumoral ou abcessos com edema.

Tratamento cirúrgico

Por fim, pode-se realizar o tratamento cirúrgico. Como nos casos de hidrocefalia, em que podem ser feitas as ventriculostomias. E mais, nos casos de processos tumorais expansivos, podendo ser feita a exérese da massa. 

E ainda, em casos de hematomas e hemorragias, a craniectomia descompressiva pode ser indicada.

FONTES:

SMITH, Edward R. AMIN-HANJANI, Sepideh. Evaluation and management of elevated intracranial pressure in adults. UpToDate. 2022. Acesso em: 21/02/2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/evaluation-and-management-of-elevated-intracranial-pressure-in-adults

MARTINS, M. R. Manual do Residente de Clínica Médica. 2a edição. Barueri: Manole, 2017.