A tuberculose perinatal, a chamada tuberculose do recém-nascido, não tem um diagnóstico fácil, pois o quadro clínico pode ser indicativo de outras infecções
Para realizar o exame ginecológico é preciso passar por várias etapas como: exame físico geral, exame ginecológico, toque vaginal e toque retal. Saiba mais!
A realização da anamenese ginecológica é de extrema importância para se estabelecer o diagnóstico e a conduta terapêutica da paciente ginecológica. Saiba como fazê-la
O Esôfago de Barrett é definido pela substituição do epitélio escamoso do esôfago por epitélio colunar metaplásico intestinal. Conheça sobre a doença agora!
As pessoas infectadas pelo HPV podem ou não ser sintomáticas. Isso porque, a maioria elimina o vírus. Para prevenção é recomendada a vacinação e o papanicolau
A dislipidemia é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Conheça seus tipos, causas e como fazer o tratamento.
A icterícia neonatal atinge quase 100% dos neonatos prematuros. Se não tratada, pode causar a encefalopatia bilirrubínica, uma complicação grave da condição
O Transtorno Depressivo Maior (TDM) é uma doença crônica e que provoca importante sofrimento psíquico no paciente. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente, 264 milhões de pessoas estão com depressão no mundo. Saiba mais!
O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) tem como principal característica a presença de obsessões -pensamentos intrusivos, repetitivos, perturbadores e indesejados- e/ou compulsões. Sendo a compulsão definida como comportamentos repetitivos e ritualizados para alívio do desconforto das obsessões. Saiba mais!
A hipertensão intracraniana (HIC) é uma emergência médica, e é definida como o aumento da pressão intracraniana (PIC) > 20 mmHg. Sendo os valores normais da PIC ≤ 15 mmHg. Saiba mais!
O acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda principal causa de morte no Brasil. Além disso, o país encontra-se entre os 10 com maiores índices de mortalidade por esse insulto no mundo. Saiba mais!
A fimose é a incapacidade de retração do prepúcio. Dessa forma, não é possível exposição a qualquer parte do glande durante a manobra. Saiba mais!