Dicas
Publicado em
29/10/22

Conheça e saiba como enfrentar o principal problema no preparo para residência médica

Escrito por:
Conheça e saiba como enfrentar o principal problema no preparo para residência médica

Você sabe qual é o principal problema entre quem está se preparando para uma residência médica? 

Bruno Kominsky, médico aprovado nas residências de Clínica Médica, Ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia e CEO do EMR usou de sua experiência na sua própria jornada de aprovação, além do que aprendeu com os alunos do EMR, para esclarecer o que é a principal dificuldade dos futuros residentes e como enfrentar esse problema. 

Maior problema real x Maior problema perceptível

É comum candidatos quererem desistir da sua preparação ao perceberem que estão desorganizados. Foto: Reprodução/Adobe Stock
É comum candidatos quererem desistir da sua preparação ao perceberem que estão desorganizados. Foto: Reprodução/Adobe Stock

Existe uma diferença entre qual é o verdadeiro maior problema na preparação de quem quer passar em uma residência médica para o que os candidatos acham que é. Apesar da falta de prática em estudar por questões ser o principal motivo de entrave no aprendizado - já que o aluno deixa de aprender na prática e do jeito como a banca cobra - esse não é o problema mais percebido pela maioria dos candidatos. 

A desorganização é o problema que mais aflige os candidatos a residência médica. Conforme os meses vão passando é normal perder aquela motivação inicial tão comum do início da rotina de estudos. Mas, ao longo do tempo os alunos acabam se distraindo mais e assim desviando do que foi planejado no seu cronograma de estudos. Com isso, não raro os alunos acabam se desesperando e passam a achar que não têm mais condições de serem aprovados na residência médica.

Por vezes, ao perceberem que seus estudos estão atrasados ou que assimilaram pouquíssimo conteúdo, além do desespero, eles querem desistir da prova ou então trocar a especialidade por uma com menor concorrência. Se esse for o seu caso, relaxe e entenda que ele é reversível, sendo possível passar em uma residência médica começando a estudar mesmo no segundo semestre.

Como lidar com a desorganização?

Apesar de difícil, é perfeitamente possível passar na prova de residência médica dos seus sonhos focando nos estudos a pouco tempo. Para isso o professor Bruno - que além de possuir a própria experiência passando em quatro provas de residência diferentes, tem também o conhecimento adquirido de milhares de alunos do EMR - separou algumas dicas fundamentais nesse processo rumo à aprovação:

Esqueça o extensivo, foque na revisão

Faltando poucos meses para a prova, o momento de estudar através de extensivo já passou. Dessa maneira, foque nas revisões e aprenda a fazer uma revisão de maneira eficiente. Elas são uma maneira excelente de reter e relembrar o conteúdo aprendido, além de conseguir aprender assuntos que antes não dominava.

Tire o bloqueio com as revisões

Apesar de comum, a fala que revisões são apenas para reter conteúdos que você já domina é um mito. Em um bom curso de revisão os professores estão preocupados em passar o conteúdo para que, além de dominar os assuntos que você já estudou, você também passe a conhecer outros. E, na hora da classificação dos aprovados, são esses novos conhecimentos que podem fazer toda a diferença na sua aprovação.

Passe para as questões

Como já dito, a realização de questões é a forma mais eficiente de estudo para residência médica que existe. Com ela, o aluno pode entender rapidamente quais assuntos domina mais, traçar ao que precisa se dedicar, além de simular na prática como é a prova  - o melhor jeito de se preparar para um exame com dezenas de questões é estar habituado a responder dezenas de questões.

Para tornar o seu estudo ainda mais eficiente, aprenda a fazer um caderno de erros. Nele, o aluno colocará de forma breve a resposta para os erros que comete de forma mais recorrente. Através da revisão deste caderno, o futuro residente pode verificar o que erra mais e fixar as respostas certas, diminuindo significativamente o seu número de erros ao responder questões.

Conclusão

Passar na tão sonhada residência médica não é tarefa fácil, ainda mais começando a se dedicar aos estudos a poucos meses da prova. Com o preparo e a rotina certa, no entanto, esse objetivo se torna perfeitamente alcançável. 

Para te ajudar nessa jornada, nós da Eu Médico Residente preparamos cursos de revisões focados nas principais bancas e cursos do país. Acesse e conheça mais sobre o curso que já aprovou milhares de estudantes e também pode garantir a sua classificação.

Leia mais: