Mentalidade
Publicado em
8/10/22

Saiu o meu edital para a prova de residência médica, e agora?

Escrito por:
Saiu o meu edital para a prova de residência médica, e agora?

Olá, queridos alunos!

O momento da divulgação do edital, geralmente é um dos mais tensos na preparação para a prova de residência!

São muitos os questionamentos que vêm à mente, tais como:  

Será que dará tempo de estudar tudo?
 Será que estou no caminho certo?
O que preciso mudar na minha preparação neste momento?

Respire e mantenha a calma

Respire e tente manter a calma e faça uma programação. Foto: Reprodução/Adobe Stock
Respire e tente manter a calma e faça uma programação. Foto: Reprodução/Adobe Stock

A primeira atitude que vocês certamente precisarão tomar é respirar e tentar manter a calma. O fato de ter a confirmação da data da prova não é algo que deve te desesperar, pelo contrário, é a oportunidade de fazer uma excelente programação e seguir focado até a data da prova

Esse também é o momento no qual muitos alunos decidem fazer a diferença e focam bastante no estudo - mas tenho certeza de que vocês também farão o mesmo, pois não perderão sua vaga depois de tanto esforço, não é?

Com certeza este também é momento de entender que não têm mais alguns “depois”:

  • o depois” para os assuntos que não entenderam bem;
  • o “depois” para quando não estiverem com vontade de estudar;
  • o “depois” para dar uma aliviada nas horas de trabalho e conseguir estudar tudo o que precisa.

Entre diversos outros “depois” que vocês vão colocando como condição nas suas vidas para adiar a execução do que é realmente importante para alcançarem a aprovação. Chegou a hora de dizer SIM para sua aprovação e a cada dia fazer o seu melhor para cumprir com a sua programação de estudo! 

Caso vocês não tenham uma programação, chegou a hora de ter, pois quando não sabemos o que fazer, geralmente só fazemos o que gostamos e nem tudo que é importante aprender para ser aprovado será algo prazeroso no momento do estudo. Trarei aqui uma forma diferente de te ajudar a deixar todos os seus dias programados até a data da prova, para que vocês consigam fazer o seu melhor.

Primeira reflexão

Imagine como será a sua aprovação nos mínimos detalhes

Imaginem-se aprovados(as) na prova de residência e comemorando com seus familiares por mais essa vitória na sua carreira. Pensem nos mínimos detalhes, como para quem vocês ligarão primeiro e como será a festa de comemoração.

Imaginaram?

Agora pense que para isso ter acontecido vocês devem ter feito uma excelente prova, não é? Como vocês imaginam que será o dia de prova? Quais os acontecimentos que precisam estar presente nesta data para garantir um excelente desempenho? Vão mentalizando tudo nos mínimos detalhes também.

Depois pensem o seguinte

Estabeleça metas programadas nesta reta final

“Para que tudo isso aconteça, o que eu tenho que ter finalizado em relação ao meu estudo até dois dias antes da prova???

Aqui vocês anotarão a meta mínima que precisam ter atingido até dois dias antes da sua prova. Tentem ser o mais específico possível, detalhando o mínimo que precisaria ser estudado de cada área. Agora veja que vocês já têm a data da prova e os conteúdos que precisam ser vistos (no mínimo) até a data da prova. 

Então a criação de uma meta ficará mais fácil para vocês neste momento, pois dividirá os conteúdos pelos dias que vocês terão até dois dias antes da prova, estabelecendo suas metas de preferência semanal para atingir os objetivos.

É muito importante ao final de cada semana fazer uma checagem do seu desempenho para decidir se mantém o ritmo, e, em caso de precisar compensar as horas não estudadas, como isso será feito de forma que não atrapalhe o andamento do seu estudo.

A cada nova semana vocês avaliarão o desempenho da semana que passou e farão os ajustes que forem necessários. Caso vocês acompanhem um curso, poderão criar metas por quantidade de aulas/apostilas liberadas. Caso estudem por conta própria, verifique todo o seu material disponível e crie suas metas por assunto.

Tenho certeza de que, com metas montadas, vocês terão muito mais facilidade para focar no estudo e conseguirão ficar bem-preparados até a data das suas provas!

Mas não fiquem preocupados(as) se vocês não conseguirem manter a organização em dia ou se aparecerem outros obstáculos ao longo dos seus processos de estudo, pois contamos com o serviço de Acompanhamento Individualizado de Mentoria, justamente para que coloquem em prática todas as suas metas.

Cliquem no banner abaixo e saibam como funciona a metodologia de acompanhamento até a data da prova e qual a metodologia que utilizo para ajudar os alunos a conseguir as metas programadas.

Forte abraço,

Diana Sette | Mentora EMR

Leia mais: