Dicas
Publicado em
16/10/22

5 Hábitos Comuns dos Aprovados em Residência Médica

Escrito por:
5 Hábitos Comuns dos Aprovados em Residência Médica

Ao decidir cursar uma residência médica muitas vezes o aluno se questiona sobre se a sua rotina de preparação é a mais acertada. Sem a mentoria e experiência certas, é comum que o futuro residente se sinta inseguro e até pense em desistir de continuar se preparando. Pensando nisso, elencamos os pontos em comum pelos quais todos os candidatos aprovados numa residência médica passam.

Bruno Kominsky, CEO do EMR, já foi aprovado quatro vezes para cursos de residência em Clínica Médica, Nefrologia, Ortopedia e Anestesiologia. Com o conhecimento gerado pelas suas aprovações, somado a experiência do contato com mais de 2000 alunos aprovados em residências médicas em todo o país com o Eu Médico Residente, ele mapeou os cinco pontos pelos quais todo aprovado numa residência médica passa, na série Dicas de Estudo no nosso canal do Youtube.

Estratégia

Após decidir mudar de carreira e obter uma nova especialidade é normal nos sentirmos bem-motivados no início. Para garantir a sua aprovação é fundamental ter uma estratégia clara e bem definida. Aproveite essa energia e trace a sua estratégia de estudos, ou seja, como será seu cronograma e sua rotina de estudos até a prova de residência médica. 

Disciplina

No começo da preparação e da rotina de estudo é comum que o futuro residente esteja bem-motivado e cumpra seu cronograma sem grandes dificuldades. Entretanto, ao longo do tempo é normal e esperado que dificuldades apareçam e acabem alterando ou atrasando o seu ritmo de estudos. Ter uma disciplina adequada é fundamental para não sair do foco e conseguir a tão sonhada aprovação.

Assista este vídeo para saber mais sobre como manter uma rotina de estudos para quem quer ser aprovado numa residência médica: 

Resiliência

Um outro fator fundamental entre todos os aprovados para a residência médica é a resiliência, ou seja, a capacidade de lidar com momentos e fatores difíceis sem se abalar. Do momento em que se decide cursar uma residência até fazer a prova, os candidatos lidam com vários meses de estudo intenso e uma coisa é certa: você vai passar por dificuldades e ficar desmotivado ao longo do caminho. 

Aprender a ter resiliência para aguentar os percalços até o fim da sua preparação é extremamente necessário para quem quer ser aprovado numa prova tão grande como a da residência médica.

Questões

Estudar por questões de forma rotineira é um dos segredos de quem é aprovado em uma residência médica. Foto: Reprodução/AdobeStock
Estudar por questões de forma rotineira é um dos segredos de quem é aprovado em uma residência médica. Foto: Reprodução/AdobeStock

Um erro comum de quem se prepara para uma prova desafiadora é passar muito tempo no estudo teórico e só ir para prática quando se sentir seguro - o que pode nunca acontecer. A teoria é importante e deve ser incluída no seu cronograma, mas, não esqueça que a prova de residência médica é composta por questões e a melhor maneira de se preparar é resolvendo questões.

Se você deixar para estudar por questões apenas quando se sentir seguro vai estar muito mais despreparado do que o candidato que pratica questões e faz simulados desde o início dos seus estudos. Assim, aprenda a estudar por questões e coloque-as na sua rotina. Lembre-se que a melhor maneira de se preparar para uma prova composta por várias questões é fazendo questões.

Se afaste de quem não te apoia

Para além dos fatores internos, um denominador comum entre aprovados é saber se afastar de quem não ajuda. Se preparar para uma prova tão extensa e concorrida quanto a da residência médica não é nem um pouco fácil e, se além das dificuldades que você já tem também tiver pessoas constantemente te desmotivando ou distraindo, vai ser impossível tirar uma boa nota.

Dessa forma, se afaste de pessoas que não te apoiam. Se desligue das suas distrações, e após garantir a sua aprovação, retome os seus hábitos.

Conclusão

Passar numa residência médica não é nem um pouco fácil, mas com o plano certo pode ser perfeitamente possível. No nosso vlog, Bruno mostrou que traçar uma boa estratégia de estudos e ter disciplina para cumpri-la, incluir questões desde o início da sua preparação, ter resiliência para lidar com dificuldades e se afastar de quem não te apoia são hábitos em comum de aprovados nas principais bancas de residência médica do país.

Se você tem dificuldades de estudar e manter a motivação sozinho, conheça nossa Mentoria EMR, um plano voltado a utilizar todo o seu potencial ao seu fator de modo totalmente personalizado. Ministrado por Diana Sette, Pós-graduada em "Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching", temos diversas opções de planos que se encaixam ao seu estilo. Vem conhecer!

Leia mais: