Dicas
Publicado em
17/9/22

Como saber quantas horas estudar para a residência médica?

Escrito por:
Como saber quantas horas estudar para a residência médica?

Com as provas se aproximando e mais editais para residência médica sendo divulgados, é normal que os candidatos fiquem inseguros em relação a sua rotina de estudos. Em meio a isso, uma dúvida comum é: quantas horas devo estudar para ser aprovado na residência médica? 

E é sobre isso que falaremos neste texto! Bruno Kominsky, CEO do EMR, já foi aprovado nas residências de Clínica Médica, Nefrologia, Ortopedia e Anestesiologia. Ele, que tem bastante propriedade sobre o assunto, falou sobre qual a melhor quantidade de horas de estudos, além de apresentar o conceito de horas líquidas, na série Dicas de Estudo no nosso canal do Youtube.

O que são horas líquidas de estudo?

Um erro comum de muitos estudantes ao calcular o seu tempo de estudos é contar muito mais horas como estudadas do que de fato ocorreu

Pense na seguinte situação: você senta e começa a estudar às oito da manhã e termina às duas da tarde, ao longo das horas tira pausas para tomar café da manhã e almoço, checar as redes sociais e falar com conhecidos. Se numa situação como essa você contar que estudou durante seis horas ao dia está calculando errado. Por isso, o conceito de horas líquidas vem para te ajudar a saber quantas horas você passa de fato estudando.

O cálculo para determiná-las é muito simples: ligue um cronômetro ao começar a estudar e pare sempre que se distrair. Conte apenas os momentos em que está de fato concentrado. Parou para ver redes sociais, falar com parentes, andar um pouco? Pare o cronômetro. Dessa forma, ao fim de uma sessão de estudos você vai saber por quanto tempo no máximo consegue reter sua concentração.

Como saber quantas horas devo estudar?

Para saber quanto tempo você passa estudando, é importante contar as horas líquidas de estudo. Foto: Reprodução/Adobe Stock
Para saber quanto tempo você passa estudando, é importante contar as horas líquidas de estudo. Foto: Reprodução/Adobe Stock

Para saber quantas horas por dia deve estudar, calcule quantas horas líquidas dura uma sessão de estudos sua.

O tempo médio máximo que uma pessoa consegue se concentrar em uma atividade é de quatro horas. Então, por exemplo, se ao estudar você só consegue manter a concentração por no máximo duas horas, divida suas sessões de estudos e não as prolongue além do tempo que consegue ficar concentrado.

Se você sabe que seu tempo máximo de foco, sem pausas, é duas horas, se organize de forma que possa estudar por duas horas em um horário, seguir com outras atividades e em outro horário fazer outra sessão de estudos.

Lembre-se que é normal que o seu segundo ou terceiro momento de estudos não renda tanto quanto o primeiro. Além disso, mais importante do que a quantidade de horas é sua constância nos estudos. Assim, se dedicar aos conteúdos por duas horas e meia todos os dias é melhor do que estudar cinco horas duas vezes na semana. 

Conclusão

Apesar de não ser a métrica mais importante na preparação rumo à aprovação em uma residência médica, é comum surgir a dúvida de quantas horas por dia é melhor estudar para conseguir uma melhor nota.

Para isso, calcule quanto tempo você retém a concentração em uma sessão de estudos e divida o tempo de forma que sempre que parar para estudar você esteja de fato concentrado

Lembre-se de que o tempo máximo médio de concentração é de quatro horas, assim se você consegue estudar de forma eficiente perto desse número está excelente!

Inseguro sobre a sua preparação para as provas de residência médica? Na plataforma EMR trazemos diversas dicas de estudo em nosso blog, além de contarmos com cursos personalizados voltados para as principais bancas de residência médica do país, vem conferir!

Descubro o segredo dos aprovados na residência médica

Um dos inúmeros mitos falados sobre os aprovados na residência médica é em relação ao tempo de estudo. É dito que para ser aprovado precisa-se de muito tempo de estudo, mas muito pelo contrário, o segredo está em usar o tempo de estudo que você tem com qualidade, focando principalmente na resolução de questões. Entenda mais sobre como ser aprovado estudando da maneira correta.

Leia mais: