Mentalidade

4 perguntas para autoavaliar-se na reta final de preparo

Publicado em
28
/
09/2021

É grande a ansiedade dos alunos pela chegada do final do curso teórico (extensivo ou intensivo) e início do curso de revisão. Esse momento marca o início da reta final, e justamente por isso, o senso de urgência já está batendo na porta.

Entendo a sua ansiedade, mas é também chegada a hora de avaliar até onde você conseguiu caminhar e como serão os próximos passos, pois uma curva errada agora pode te levar a perder a sua chance de aprovação na prova de residência.

Hoje vamos trabalhar uma ferramenta simples, mas bem importante para te ajudar a planejar os seus próximos passos, pois não quero ver ninguém perdido na corrida pela vaga!

O nome da ferramenta é feedback

Tenho certeza que você já ouviu essa palavra muitas vezes, mas talvez nunca tenha utilizado ela como forma de se autoavaliar e como uma ajuda na melhoria do seu processo de estudo.

Costumo usar essa ferramenta com os alunos que acompanho de forma individualizada e geralmente criamos um processo de autoavaliação ao final do acompanhamento para que ele continue caminhando de forma eficaz até a sua aprovação!

E hoje, te convido a fazer a si mesmo 4 perguntas essenciais:

Consegui atingir o objetivo que planejei para ser finalizado nesta época do ano?

Alguns estão estudando há vários meses, outros começaram a pouco tempo e tem também aqueles que estão iniciando agora. 

Mas atenção: não pode ficar se cobrando pelo que não fez - isso não vai ajudar em nada agora!

Não fique preocupado se você não está no primeiro grupo, pois hoje ninguém tem a vaga garantida ainda. Você pode correr atrás do prejuízo e se destacar, pois o objetivo aqui é entender se você está dentro do planejado e se está conseguindo fazer o seu melhor diante do que planejou no início do ano, mesmo que tenha sido iniciar sua preparação neste momento!!!

Se a resposta para a primeira pergunta foi sim, parabenize-se pelo seu esforço, crie estratégias para conseguir continuar motivado e siga com seus planos.

Mas se a sua resposta foi não, chegou a hora de mudar. Acorde e comece a colocar em prática uma nova estratégia, pois não temos muito tempo até a prova e precisamos te ajudar a conseguir a sua vaga.

Leia mais:

O que estou fazendo de errado/deixando de fazer que pode comprometer a minha preparação? 

Chegou a hora de ter uma DR (discussão de relacionamento) com você mesmo e finalmente tomar coragem de fazer o que já deveria ter iniciado.

Este é o momento que nos cobramos, ficamos chateados porque sabemos que poderíamos ter feito mais e melhor. Entendo sua frustração, porém não está na hora de ficar triste… 

Lembre-se de que comecei falando que é a hora de dizer sim para você mesmo e finalmente usar toda a sua energia para ser aprovado.

Existe algo que ainda não coloquei em prática, mas que já percebi que poderia melhorar meu desempenho?

Anote em um papel todas as ideias que surgirem na sua mente e depois pense em estratégias simples para ajudá-lo a colocar tudo em prática.

Como EU posso ser diferente para alcançar melhores resultados?

Perceba que essa última pergunta é a principal! 

Talvez você não tenha percebido até este momento, mas vou te contar um segredo muito importante: TUDO depende única e exclusivamente de você. É o seu desejo de ser aprovado que tem que ser grande o suficiente para tirá-lo da sua zona de conforto e fazer com que você mantenha o foco no seu objetivo.

Todas as outras perguntas você consegue responder de forma fácil, mas essa última é a mais trabalhosa, porque sem sua reação nada será diferente. Por isso chegou a hora de parar de dar desculpas, colocar a culpa nos outros ou mesmo se vitimizar, chegou a hora de tomar a responsabilidade para si e mudar tudo o que for necessário para realizar mais essa etapa da sua vida.

Material e inteligência tenho certeza que você tem mais do que o suficiente, agora só falta aquilo que neste momento só depende de você, aproveite as últimas semanas para focar no que realmente cai na sua prova e conhecer muito bem a sua banca. 

Você sabe exatamente o que precisa ser feito e eu estarei aqui para apoiá-lo a colocar seu nome na lista de aprovados!

Forte abraço, continue se cuidando e, agora  mais do que nunca, foco no objetivo - ele está ao seu alcance. 

Diana Sette | Mentora EMR