Mentalidade

Otimize a organização do seu tempo administrando atividades

Publicado em
03
/
08/2021

São tantas as atividades diárias que muitas vezes pensamos que o ideal seria contar com um dia de 36 horas, não é mesmo? 

Você pensa assim com muita frequência???

Acredito que todos nós desejamos ser mais produtivos e estamos sempre buscando dar conta de várias tarefas ao mesmo tempo. A correria é muito grande, fazendo com que ao final do dia a exaustão tome conta do nosso corpo, nossa mente e o que é pior - na maioria das vezes nem conseguimos fazer tudo o que precisamos ou gostaríamos.

Trabalhar, estudar, resolver os problemas e ainda conseguir um tempinho para descanso é um luxo para poucos, concorda?

Mas fique tranquilo que o texto de hoje é justamente para ajudá-lo a discordar dessa afirmação! 

Vamos trabalhar juntos para que você possa dar conta das suas atividades e consiga então chegar ao final do seu dia com a sensação de satisfação de quem produziu muito - às vezes até mais do que imaginava.

A transformação tem início no nosso aprendizado a respeito da diferença entre a atividade que é importante e a atividade que é urgente, pois dessa maneira você conseguirá listá-las, para em seguida categorizar as suas atividades de forma que facilite a execução e organização das mesmas.

Atividade IMPORTANTE 

É  aquela que precisa ser realizada, ou seja, não é opcional - porém neste caso não estamos falando de prazo. 

Atividade URGENTE

É aquela que também precisa ser realizada, mas de forma rápida, ou seja, independente da sua importância é algo que está em cima do prazo.

Um bom exemplo é o pagamento de uma conta. É algo importante, porém nos dias antes do vencimento não é urgente, pois você tem prazo para realizar o pagamento. Quando você deixa para pagar no dia do vencimento, além de importante, a atividade passa a ser também urgente.

Como este exemplo temos várias atividades no nosso dia a dia. Muita coisa com ou sem importância e urgente ou não. A grande questão é a forma que gerimos nossas atividades e o quanto elas preocupam a nossa mente.

A maior parte das pessoas deixa as coisas para a última hora, portanto correm o risco de não conseguir realizá-las, e mesmo que consigam, terminam atrapalhando outras atividades no processo. 

O seu grande desafio é gerir melhor a forma como você lida com suas atividades e fazer com que o seu dia renda mais.

Leia mais:

Primeiro passo para fazer seu dia ser mais produtivo

É Preciso entender que atividades sem importância (para os seus objetivos) devem ser delegadas, caso seja possível, diminuídas ou deixadas para outro momento. Repense sua rotina e pense nas atividades corriqueiras que podem ser delegadas, minimizadas ou eliminadas, mesmo que seja de forma temporária.

Segundo passo

Entender que as atividades importantes devem ser priorizadas, porém com o cuidado de não serem deixadas para última hora para não virarem urgentes e com isso atrapalhar a organização do seu dia.

Terceiro passo

Criar o hábito de elaborar  uma lista de atividades, onde você coloca tudo o que lembra que precisa fazer e depois vai categorizando como: delegável, não importante, importante/urgente e importante/sem urgência. 

Finalmente, priorize no topo da lista as atividades que são importantes/urgentes e trabalhe a sua semana para sempre evitar que essa situação aconteça, pois o maior ladrão de energia é aquela atividade que fica nos preocupando e vamos deixando para depois até que ela se torne urgentíssima, atrapalhando outros compromissos.

É muito importante que essa lista seja trabalhada para que no seu tempo livre você consiga executar as atividades possíveis, a fim de que elas não entrem na classificação de urgente, você perceberá que terá menos distrações para atrapalhar a sua rotina.

Dicas simples e poderosas são: 

  • Coloque contas em débito automático;
  • Peça ajuda de familiares com atividades corriqueiras que roubam seu tempo;
  • Delegue o máximo de atividades para pessoas qualificadas;
  • Separe um tempo na sua semana para lidar com imprevistos, e 
  • Pare um tempo para pensar em coisas que podem ajudá-lo a economizar seu tempo eliminando atividades sem importância.

Agora pense no seu momento de estudo. Quantas vezes você não conseguiu estudar porque precisava fazer algo urgentíssimo que poderia ter sido feito em outro momento, mas foi deixado para última hora?

Quantas vezes você atrapalhou o seu estudo fazendo atividades simples que poderiam ter sido delegadas para outras pessoas? 

Lembre-se também de quantas vezes você deixou de fazer algo importante porque foi postergando até a última hora - até mesmo esquecendo por completo da atividade - ou precisando adiá-la, devido aos novos compromissos que surgiram mediante sua falta de tempo???

A ideia é deixar a sua rotina mais tranquila, sem tantas atividades urgentes que possam estressá-la, e com isso, conseguindo tempo livre para cumprir com o seu cronograma - principalmente as atividades relacionadas ao seu estudo

Entenda que serão exatamente essas atividades que te levarão a atingir o seu objetivo de ser aprovado!

E para ajudá-lo ainda mais com a sua organização, considere contar com um Acompanhamento Individual de Coaching - juntos podemos otimizar a realização das suas atividades ao máximo, liberando mais tempo livre em sua agenda para ser dedicado ao que realmente importa!  

Para conhecer mais sobre as opções de contratação, marque uma conversa comigo.

Forte abraço,

Diana Sette | Mentora EMR