Mentalidade

Entenda O Que É Um Cronograma de Estudos e Como se Preparar para a Residência Médica de 2022

Publicado em
13
/
10/2021

Para que você consiga apreender melhor os assuntos para a prova de residência médica, é preciso estudar de maneira qualificada e direcionada.

O cronograma de estudos ajuda a focar no conteúdo que precisa ser estudado, te ajudando a estabelecer uma rotina de estudos. Com ele é possível fazer um planejamento direcionado às suas necessidades.

Você deve montar um cronograma de estudos que se adeque a sua rotina, a sua disponibilidade, para que consiga cumpri-lo conforme planejado.

Ele deve ser organizado também pensando no programa de residência médica que você escolheu, na sua banca - nos assuntos cobrados por ela.

O Que É Um Cronograma de Estudos?

O Que É Um Cronograma de Estudos?

O cronograma de estudos é uma ferramenta utilizada para organizar a sua rotina de estudo, auxiliando a estimular o processo de aprendizagem e a fixar melhor os assuntos.

Ele não só leva em consideração os conteúdos que devem ser estudados, como também considera o tempo que você tem para se dedicar.

Desse modo, te ajuda a saber o que estudar, quando e como, para que você alcance a tão sonhada aprovação na residência médica.

Por isso, é preciso entender de que maneira sua aprendizagem é mais satisfatória e qual o tempo disponível para se dedicar aos estudos antes de montar um cronograma de estudos.

Quais as Diferenças Entre Plano, Ciclo e Cronograma de Estudos?

Cronograma de Estudos

Tabela de Estudos Semanal

Para estudar você precisa de dedicação e disciplina, então o cronograma de estudos te ajuda a organizar o seu tempo, ele otimiza o tempo de estudo.

Utilizando papel e caneta é possível produzir o seu. Mas você pode encontrar vários modelos e baixar o que preferir.

Também é possível montar o cronograma de maneira mais prática através de aplicativos como o ‘Aprovado’ e o ‘Easy Study’.

Plano de Estudos

O plano de estudos é algo mais amplo. Ele engloba não só o cronograma de estudos, mas também define as metas e os objetivos.

Sendo assim, estabelece quais são as etapas necessárias para alcançar determinado propósito.

Ciclo de Estudos

Por fim, o ciclo de estudos leva em conta exclusivamente a sua disponibilidade de tempo. Assim, você determina os conteúdos que irá estudar levando em conta o seu tempo livre.

A exemplo, você tem quatro assuntos ligados à área básica de clínica médica para estudar, mas o seu tempo disponível no dia é de apenas quatro horas, então você terá uma hora para se dedicar a cada conteúdo.

Assim, esse ciclo de 4 horas pode ser completado em um dia, em dois dias ou em até uma semana.

Qual a Importância de Uma Rotina de Estudos?

Qual a Importância de Uma Rotina de Estudos?

Controle de Tempo

Uma rotina de estudos é essencial porque ela ajuda a organizar o seu tempo. Por isso, ao montar o cronograma é importante não esquecer de incluir as pausas necessárias: para descanso, para o lanche e para beber água.

Ela é essencial para que todos os assuntos cobrados pelas bancas sejam estudados e revisados de maneira qualificada.

Concentração

O nosso cérebro funciona por associação, por isso, estabelecer uma rotina de estudos fará com que o foco seja total no conteúdo estudado.

Desse modo, seguir o cronograma de estudos é fundamental para o cérebro apreender as informações de maneira mais precisa.

Prioridades

É preciso definir muito bem quais são as suas prioridades, nos estudos e na vida, visando manter um equilíbrio.

Com um planejamento bem definido de estudos, você não fica perdido sem saber o que estudar ou prioriza um assunto em detrimento de outro.

Sua produtividade aumenta consideravelmente. Além disso, fica mais fácil de se dedicar a outras prioridades não correlatas à prova de residência médica, como ao momento de lazer.

É importante respeitar sempre os seus limites.

Método de Estudos

Manter uma rotina de estudos te ajuda a perceber o tempo dedicado a cada atividade, o que facilita a escolha do método de estudos. Ele deve ser adequado às suas prioridades, aos seus objetivos e à sua rotina.

Isso porque cada indivíduo tem o seu processo de aprendizagem, então alguns preferem estudar por livros, já outros preferem estudar online. Tem pessoas que são mais produtivas estudando escutando música, por exemplo.

Então não tente se adaptar ao cronograma de estudos de outras pessoas, pense nas suas necessidades e planeje a sua rotina com o melhor método para você.

Mais Confiança

A confiança em si mesmo faz total diferença para alcançar a sua tão sonhada aprovação. Com isso, a rotina de estudos te ajuda nessa construção, ela te ajuda a chegar lá, já que você consegue perceber claramente qual a sua evolução no aprendizado.

Desse modo, cada conteúdo estudado, cada simulado realizado, o domínio de assuntos que antes despertavam dúvidas mostra o quanto você é capaz.

A rotina de estudos torna o aprendizado mais prazeroso e te estimula a se dedicar cada vez mais, pois apresenta resultados positivos se for cumprida à risca.

Qual a Melhor Forma de se Organizar Para Estudar?

Defina Seu Objetivo de Estudo

Antes de montar o seu cronograma de estudos é preciso ter o(s) seu(s) objetivo(s) bem definido(s). Isso porque, a organização deve ser feita em cima do que você almeja.

Os nossos sonhos nos motivam a continuar, nos dão força, por isso, escreva-os logo no topo do planejamento, para lembrar sempre o motivo pelo qual você está se esforçando.

Conheça Sua Rotina

Como falado anteriormente, o cronograma é personalizado, é único. Ele obedece aos seus anseios e ao seu dia a dia, tem que ser compatível com a sua realidade.

Desse modo, deve incluir muito mais do que os horários e matérias a serem estudados. Outros pontos como horário do descanso, de lazer, de comer e de dormir também devem ser incluídos.

Para fazer isso é preciso listar todas as atividades cotidianas e, a partir disso, determinar quais aquelas realmente são necessárias - que você não pode abrir mão - e quais aquelas que podem ser deixadas de lado. 

O tempo é o mais importante aqui, então após listar suas tarefas diárias, pense quanto tempo leva para realizar cada uma delas.

Seja honesto com você mesmo, a fim de cumprir tudo aquilo que foi planejado.

Escolha Um Método de Estudo

Existem inúmeras técnicas e métodos de estudo. Eles te auxiliam a sistematizar o que será estudado, aumentando, assim, a sua capacidade de concentração e evitando o esquecimento.

A sua rotina de estudo pode ficar mais fácil se alguns dos métodos existentes forem utilizados. Você pode optar pela regra das cinco horas ou pelo método pomodoro, por exemplo.

Ou ainda, pela técnica da curva do esquecimento.

Regra das Cinco Horas

Com esse método você dedica cinco horas por semana exclusivamente aos estudos. Também pode ser uma hora por dia. Ele não permite distrações, é dedicação total à aprendizagem.

Método Pomodoro

Essa técnica visa melhorar a capacidade de concentração, aumentando a eficiência através da gestão do tempo. Ela consiste em intercalar momentos de estudos, com momentos de descanso.

Assim, diante daquelas tarefas do dia – elencadas no cronograma de estudos - você se dedica ininterruptamente por 25 minutos a matéria estudada e depois descansa por 5 minutos (beber água, vai ao banheiro, escuta uma música).

Depois que completar 4 ciclos desse, o descanso aumenta para 15 – 30 minutos, e outros 4 ciclos se iniciam.

As sequências devem se repetir ao longo do dia até que todas as atividades sejam realizadas conforme o planejado.

Curva do Esquecimento

A nossa capacidade de lembrar do que foi aprendido diminui ao longo dos dias, semanas, meses e anos. Diante disso, esta técnica vai te ajudar a manter sempre os conteúdos fresquinhos na mente.

Por isso estabelece que a cada conteúdo estudado devem ser feitas 3 revisões, em diferentes períodos: uma em 24 horas, a outra em uma semana e a última em um mês.

Para relembrar mais facilmente utilize os resumos que você fez ao longo da sua trajetória. 

Não se identificou com nenhum desses métodos de estudos? Existem outras técnicas de estudos disponíveis para você testar.

Afinal, é preciso encontrar o que se encaixa melhor com o seu perfil.

Tenha Um Ambiente de Estudos

Escolher um ambiente adequado para estudar também é essencial para aumentar o rendimento do seu processo de aprendizagem.

Não adianta montar um cronograma de estudos personalizado se o ambiente não te permite ficar concentrado.

Encontre um lugar para chamar de seu. Nada de ficar mudando de espaço em!? Nem muito menos estudar no sofá ou na cama. Utilize esses ambientes apenas para descansar.

Encontre o Melhor Horário de Estudos

Quanto tempo você tem disponível no dia para se dedicar aos estudos!? Essa é uma pergunta que você deve fazer se baseando na sua rotina. O melhor horário é aquele que se adequa a ela.

Essa escolha é bastante pessoal e leva em conta a sua disponibilidade.

Escolha as Matérias e Defina o Tempo Dedicado a Cada Uma

Depois da montagem do cronograma você saberá quais as horas disponíveis para estudar. Agora é só encaixar os assuntos que devem ser vistos e quanto tempo de dedicação é necessário.

Isso também é algo muito particular. No entanto, começar pela matéria mais difícil é importante, pois você estará mais focado e descansado.

Além disso, você também pode estudar ela por um tempo maior.

Uma outra dica para evitar a exaustão e otimizar a sua aprendizagem é alternar assuntos que você tem mais facilidade, com assuntos mais difíceis.

Conclusão

O cronograma de estudos é elaborado com base no autoconhecimento, sendo ele fundamental para que o planejamento realmente seja cumprido.

Você não pode programar algo que esteja fora da sua realidade, porque os horários e tarefas estabelecidas precisam ser executadas, se você quiser alcançar o seu objetivo.

Escrever os seus sonhos, seus objetivos no topo do cronograma, dentre outras coisas, são fundamentais para você não desistir.

Porque não é fácil, nem vai ser, mas no final será recompensador. Todo o esforço vai valer a pena.

Leia mais:

A forma ideal de revisar para a prova de residência

Técnicas de Memorização: 15 Melhores para Ajudar nos Estudos

Método Robinson: O Que é e como potencializar seus estudos?