Estudo
Publicado em
29/3/23

Angiologia: residência médica, rotina e mercado de trabalho

Escrito por:
Angiologia: residência médica, rotina e mercado de trabalho

É comum que o período de residência médica gere algumas questões referentes às especialidades entre os futuros médicos. Na Angiologia, não é diferente! A especialidade é voltada para os tratamentos de doenças relacionadas aos vasos, tanto sanguíneos quanto linfáticos e é imprescindível o conhecimento e a função de um angiologista.

Ela é uma área médica clínica responsável por estudar, diagnosticar, tratar e prevenir doenças vasculares, com atuação sobre as doenças circulatórias periféricas, como as varizes, flebites e as tromboses venosas. Porém, você deve estar se perguntando: “ e a Cirurgia Vascular?” Pois é… Saiba que as duas especialidades já fazem parte de uma mesma residência médica. 

Mas, você sabe qual a diferença entre elas? Além de responder a essas perguntas, é essencial conhecer as principais características da especialidade, do profissional, do funcionamento da rotina da residência médica em Angiologia, além dos estudos e mercado de trabalho que envolvem o sucesso na área. Veja a seguir:

O que é Angiologia?

A Angiologia é a especialidade médica responsável por estudar a estrutura, diagnosticar e tratar diferentes tipos de doenças vasculares ligadas aos sistemas cardiovasculares e linfáticos.

Vale lembrar que os dois sistemas citados acima são os cumpridores do transporte de sangue e linfa pelo corpo humano, além de serem também os protagonistas do sistema circulatório.

Entre alguns dos exemplos de doenças tratadas na Angiologia estão: 

  • obstruções arteriais;
  • varizes;
  • aneurismas;
  • linfedemas;
  • vasculites;
  • trombose venosa profunda (TVP);
  • arteriopatias funcionais;
  • doenças ateroscleróticas;
  • pé diabético entre outras.
A Angiologia tem papel fundamental no tratamento de doenças vasculares. Foto: Reprodução: Foto/Envato
A Angiologia tem papel fundamental no tratamento de doenças vasculares. Foto: Reprodução/Envato

Angiologia e Cirurgia Vascular: qual a diferença?

As duas especialidades atuam no sistema circulatório - elas andam de mãos dadas -  mas uma é clínica e a outra é eminentemente cirúrgica. Assim, pode-se dizer que a diferença entre elas está no modo como é realizado o tratamento e os procedimentos que são feitos.

O médico angiologista tem um papel essencial no tratamento clínico das doenças vasculares, sendo eles responsáveis por orientar os pacientes a manter um estilo de vida saudável, com uma dieta adequada e exercícios físicos regulares. Já o cirurgião vascular pode até muitas vezes cuidar da parte clínica, mas as intervenções cirúrgicas vasculares devem ser realizadas por ele. Este profissional que faz o tratamento cirúrgico de doenças vasculares.

O sistema circulatório como um todo é de sua alçada, exceto aquele que faz parte do sistema nervoso central e cardíaco, que ficam a cargo de outras especialidades. Ainda assim, a separação entre as especialidades é difícil, visto que durante o atendimento o paciente não saberá se vai ser preciso realizar alguma cirurgia. 

Para mais, como mencionado anteriormente, durante muito tempo elas compuseram a mesma especialização, chamada Angiologia e Cirurgia Vascular. É tanto que ainda existe a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Somente a partir de 2006, por meio da resolução CFM Nº 1.763/05, elas foram separadas, passando a ser duas áreas distintas. 

Quais as características de um angiologista?

O médico angiologista é o profissional dedicado a cuidar da saúde dos vasos, mas vale lembrar que o especialista não executa cirurgias, portanto tem papel primordial no tratamento clínico das doenças vasculares.

Contando que é através da primeira consulta que o angiologista irá conhecer mais do seu paciente, é válido considerar algumas das principais características desse profissional. Veja a seguir!

Comunicativo

A anamnese feita na consulta consiste em uma primeira avaliação que envolve conhecer o histórico do paciente e seu estilo de vida. Por isso é importantíssimo que o médico angiologista seja comunicativo, dessa forma, fica mais fácil a identificação de alguma doença vascular.

Questionador

Essa característica para um angiologista tem ligação direta com a citada anteriormente. Questionar para saber profundamente a história clínica do paciente é mais um ponto facilitador para conseguir um diagnóstico preciso. 

Atencioso

Outra característica favorável para o angiologista é a atenção! Durante a consulta vale usar isso tanto para uma aproximação junto ao paciente, quanto para coletar possíveis falas que entreguem e/ou facilitem diagnosticar a doença vascular.

Observador

Ser observador(a) também é mais uma das características interessantes para um profissional angiologista, visto que ao realizar os exames de sangue, angiotomografia, angiografia entre outros, é necessário avaliar de maneira que não haja dúvidas sobre o diagnóstico, evitando repetições de exames.

Como é a rotina de um angiologista?

O angiologista atende em maior número pacientes com varizes. Foto: Reprodução/Adobe Stock
O angiologista atende em maior número pacientes com varizes. Foto: Reprodução/Adobe Stock

A rotina de um angiologista tem possibilidade de se passar em diferentes cenários como hospitais, clínicas médicas e consultórios realizando o diagnóstico precoce de doenças que acometem o sistema circulatório. Por ter formação clínica, na maioria dos casos o médico angiologista lida com doenças de tratamento tipicamente conservador, mas isso não impede que ele também execute cirurgias e procedimentos menos invasivos.

A maior parte dos pacientes procura pelo médico angiologista para o tratamento de varizes, mas você sabia que ele pode fazer o acompanhamento clínico de doenças que atingem membros inferiores como doenças reumatológicas ou endocrinológicas, como o diabetes? Pois é, enfermidades dessas áreas que causem alguma alteração vascular recebem a atenção desse profissional. As obstruções arteriais também são tratadas por ele. 

O médico é responsável por diagnosticar e tratar as mais diversas doenças circulatórias ainda em fase inicial, assim como também atua na prevenção, a fim de evitar a realização de uma possível intervenção cirúrgica. A prevenção e a recuperação é feita nos vasos sanguíneos, e, também, nos linfáticos, por meio da indicação para que o paciente altere a sua rotina, visando manter uma vida mais saudável. 

Como é a residência médica em Angiologia?

A residência médica em Angiologia exige o pré-requisito de inicialmente ter feito a residência em Clínica Médica com duração de 2 anos, ou seja, é de acesso indireto. Ao término desse processo inicial, o futuro residente deverá prestar outra prova para a especialidade de Angiologia.

Para adquirir as competências necessárias, a residência médica em Angiologia capacita o profissional a estar apto para realizar diagnósticos, procedimentos e exames relacionados a diversos tipos de doenças do sistema circulatório.

Sabendo disso, para melhor visualização, separamos as principais e desejáveis competências que o residente deve adquirir através das atividades do programa ao final de cada ano. veja a seguir:

R1

Ao final do primeiro ano da residência médica em Angiologia, o residente terá adquirido domínio em diferentes atividades da especialidade como o registro em prontuário de exames clínicos gerais e angiológicos, anamnese, conhecimento aprofundado sobre a anatomia do sistema circulatório, avaliação pré-operatória de pacientes, entre outras.

R2

Já no término do segundo ano da residência, o médico residente deverá estar apto para avaliar as doenças de média e alta complexidade relacionadas ao sistema circulatório, identificar e indicar tratamentos compatíveis, conhecer a anatomia dos grandes vasos torácicos e abdominais, além do domínio de diversas técnicas.

O que estudar para ser um residente em Angiologia?

Como vimos anteriormente, o profissional de Angiologia é o responsável por se dedicar a estudar a saúde do sistema circulatório. Sabendo disso, já dá para imaginar o que deve fazer parte do estudo. Tudo o que é relacionado ao sistema circulatório faz parte da rotina de estudos de um futuro médico residente em Angiologia. Se dedicar a conhecer aprofundadamente as artérias, veias  e sistema linfático é essencial.

Se você procura um estudo direcionado para otimizar o seu tempo através de uma programação ágil e objetiva, conheça o curso Intensivo R+ Clínica Médica do Eu Médico Residente e foque na sua aprovação.

Além de estudos focados nas estruturas, também é imprescindível buscar o conhecimento sobre a precisão de diagnósticos de doenças que podem acometer artérias e veias e tratamentos específicos. Entre alguns dos assuntos que fazem parte da rotina de estudos de um futuro médico residente em Angiologia estão:

  • Radiologia vascular;
  • Métodos não invasivos de investigação;
  • Pletismografia;
  • Eco-doppler vascular;
  • Métodos gráficos de investigação;
  • Ressonância magnética;
  • Angioscopia;
  • Angioressonância;
  • Linfopatias;
  • Pé Diabético;
  • Arteriopatias degenerativas;
  • Arteriopatias inflamatórias;
  • Trombofilias;
  • Escleroterapia;
  • Insuficiência venosa crônica;
  • Úlceras;
  • Vasculopatias congênitas;
  • Varizes essenciais entre outros.

Mercado de trabalho e salário

Podendo trabalhar em clínicas médicas, hospitais públicos ou particulares e consultórios, o especialista em Angiologia tem amplas possibilidades no mercado de trabalho. Entre algumas das atividades relacionadas a especialidade, segundo o site Salario.com.br estão:

  • Atendimento hospitalar;
  • Administração pública em geral;
  • Atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências;
  • Planos de saúde;
  • Atenção ambulatorial, entre outras.

Ainda segundo o site Salario.com.br atualmente um médico angiologista ganha em média por 23 horas de trabalho semanal R$8.677,20. A faixa salarial fica entre R$6.828,50 com teto de R$20.436,74.

Conclusão

A Angiologia é a especialidade médica dedicada a estudar e tratar doenças relacionados ao sistema circulatório. O angiologista é o profissional responsável clinicamente por realizar os diagnósticos e indicar as melhores opções de tratamento para garantir a saúde dos vasos e artérias do seu paciente.

São diferentes cenários em que o médico tem a possibilidade de atuar e o salário varia dependendo da região e local de trabalho (clínicas e hospitais particulares ou públicos, além de ambulatórios). Assim como outras residências médicas, o estudo precisa ser direcionado. Se você quer garantir a sua aprovação, o Eu Médico Residente pode ser o seu parceiro de estudos e conhecimento aprofundado. Clique aqui e saiba mais!

Leia mais: