Carreira
Publicado em
24/3/23

Tudo sobre o novo Mais Médicos

Escrito por:
Tudo sobre o novo Mais Médicos

Na última segunda (20), o Governo Federal anunciou a retomada do programa Mais Médicos, após redução ao longo dos últimos anos. Com a volta, o programa será expandido para profissionais especializados em mais áreas e a prioridade será na contratação de médicos brasileiros - como publicou Paulo Pimenta, Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em rede social.

Ao longo do texto vamos explicar as mudanças ao longo dos anos do Mais Médicos, como ele está atualmente e o que está sendo ofertado aos profissionais, vem conferir!

O que é o Mais Médicos?

O programa Mais Médicos foi uma política, criada em 2013, durante o governo Dilma, de fomento à oferta de assistência médica primária em regiões distantes e periféricas do país. O programa disponibilizava vagas para médicos atenderem na atenção básica em lugares que sofriam com a escassez desses profissionais, proporcionando à população atendimento gratuito pelo SUS e reduzindo casos de doenças evitáveis com a atenção adequada.

O Mais Médicos surgiu com três eixos principais que são:

  1.  Provimento Emergencial: Proporcionando vagas em regiões remotas e nas periferias das metrópoles do país que tinham grande escassez desses profissionais. Segundo o governo, mais de 4 mil municípios de todo o país, e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) são atendidos pelo Mais Médicos atualmente.
  2. Educação: Além de aumentar o atendimento médico no país, a política também buscava aumento nas vagas de graduação e residência médica, oferecendo especialização em Medicina da Família e Comunidade ou Saúde Indígena.
  3. Infraestrutura: Juntamente com os esforços para mais profissionais qualificados, um dos objetivos do Mais Médicos é o aumento do número e da qualidade das Unidades Básicas de Saúde.

Entenda o cenário atual do Mais Médicos

Durante a coletiva de lançamento do programa na última segunda-feira, 20, foi anunciado que cinco mil novas vagas já serão ofertadas ainda no mês de março, em um edital que deve sair até o fim da próxima semana. Além disso, mais 10 mil vagas serão disponibilizadas no segundo semestre - dessa vez em um formato que prevê contrapartida dos municípios.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda destacou que a prioridade no preenchimento das vagas será de médicos brasileiros formados no país. Depois desses, brasileiros formados no exterior e só então estrangeiros.

Para incentivar a permanência e a maior procura do programa, o Governo Federal aumentou o número de benefícios para quem faz o Mais Médicos. Entre alguns deles estão: médicos formados pelo FIES terão até 80% do crédito ressarcido, bônus de 10% a 20% no valor das bolsas para quem ficar pelo menos três anos no programa, possibilidade de especialização e mestrado em até quatro anos.

O novo modelo do Mais Médicos também é interministerial sendo administrado pelo Ministério da Saúde com o Ministério da Educação, que incentivará a formação e especialização médica pelo país: entre outras medidas haverá o aumento das vagas de residência médica em áreas assistidas pelo programa, especialmente em Medicina da Família e Comunidade.

Confira a lista completa de benefícios:

O QUE É COMO ERA COMO FICA
Licença-maternidade Deixa de receber a bolsa durante
o período de licença, passando a
receber auxílio do INSS
Receberá a bolsa para completar o valor do auxílio do INSS durante o período de até seis meses
Licença-paternidade Sem previsão de afastamento
durante esse período
Receberá a bolsa durante o período de até vinte dias
Incentivo de fixação
(ao permanecer pelo
menos 36 meses)
Não há Poderá receber adicional de 10% a 20% da soma total das bolsas de todo o período que esteve no programa, a depender da vulnerabilidade do município.
Receberá o incentivo completo ao final de 48 meses ou poderá antecipar 30% desse valor ao final de 36 meses
Incentivo de fixação
para médico do FIES
(ao permanecer pelo
menos 12 meses)
Não há Poderá receber adicional de 40% a 80% da soma total das bolsas de todo o período que esteve no programa, a depender da vulnerabilidade do município. Será pago em quatro parcelas: 10% por ano durante os três primeiros anos, e os 70% restantes ao completar 48 meses
Incentivo para o médico
do FIES residente de
Medicina de Família e
Comunidade
Não há Serão ofertadas vagas para médicos residentes de Medicina de Família e
Comunidade que foram beneficiados pelo FIES, auxiliando no pagamento total do
valor da dívida
Tempo de Participação
no Programa
Ciclo de três anos, prorrogável por
igual período
Ciclo de quatro anos, prorrogável por igual período
Oferta Educacional Especialização Especialização, Mestrado ou Aperfeiçoamento
Pontuação adicional de
10% na seleção de
programas de residência
Não há Será concedida para os médicos que concluírem a Residência de Medicina de Família e Comunidade
Fonte: Governo Federal 

Como era o Mais Médicos originalmente?

Apesar de sempre ter sido ofertado prioritariamente para médicos brasileiros, o Mais Médicos possuía um acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), pois, segundo o então Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, à época da criação do programa: 

“Desde o começo, o chamamento foi em primeiro lugar aos médicos brasileiros. A primeira demanda foi de cerca de 16 mil médicos. Cerca de 17 mil médicos brasileiros compareceram no edital. Se inscreveram pelo computador -  mais ou menos como aconteceu agora -, mas não se apresentaram nas unidades de saúde. Não foram atender à população”.

Dessa forma, o Governo Brasileiro possuía um acordo com a Opas para a contratação de médicos cubanos para suprir a falta desses profissionais no país.

Alguma das críticas envolvendo o programa vem do fato de que esses profissionais não eram exigidos a revalidação do diploma. Além disso, o Ministério da Saúde pagava cerca de 11 mil reais para cada profissional, mas médicos estrangeiros vindos pelo acordo com a Opas recebiam efetivamente 3 mil, a outra parte do dinheiro sendo dividida entre o governo cubano e a Opas.

Médicos pelo Brasil

Com a mudança de Governo e a divergência a respeito da condução do Mais Médicos, em 2019 o então Governo Federal lançou o programa Médicos Pelo Brasil. A política tinha como proposta a substituição do Mais Médicos com foco inteiramente em profissionais brasileiros. Entenda as diferenças do Mais Médicos até aquele momento com o Médicos pelo Brasil:

MAIS MÉDICOS MÉDICOS PELO BRASIL
Chamamento Público Processo seletivo estruturado
Médico é bolsista durante toda a sua permanência no programa (3 anos prorrogáveis por igual período) Médico selecionado, após especialização em medicina de família e comunidade, passa a ser contratado como celetista da Adaps com expectativa de progressão de carreira
Visa atender municípios de todos os perfis, com representativa parcela de suas vagas, inclusive, em grandes centros urbanos Visa a atender prioritariamente aos vazios assistenciais do Brasil, com vagas em municípios de difícil provimento e alta vulnerabilidade, com descrição estabelecida em lei e maior concentração de vagas no Norte e Nordeste do País
Programa interministerial (Ministério da Saúde e Ministério da Educação) Programa do Ministério da Saúde
Fonte: Governo Federal  

O Médicos Pelo Brasil, no entanto, fez a sua primeira contratação no segundo trimestre do ano passado e nunca chegou a substituir inteiramente o Mais Médicos, que seguiu funcionando.

Garanta a revalidação do seu diploma

Médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior atuarão com Registro do Ministério da Saúde, sendo dispensada a necessidade de revalidação do diploma enquanto estiver atuando pelo Mais Médicos.  Como dito, no entanto, os profissionais só não precisarão revalidar o diploma enquanto estiverem dentro do programa, sendo preciso a aprovação no Revalida caso queiram continuar exercendo a medicina no Brasil.

Apesar de não ser obrigatório, é interessante revalidar enquanto ainda estiver no programa: o Governo Federal anunciou que profissionais do Mais Médicos têm 50% de desconto na taxa de inscrição do Revalida INEP. Além disso, terá o tempo de atuação reconhecido em concursos e provas de título.

Se você pretende aproveitar os novos benefícios do programa e revalidar o seu diploma, estude com a plataforma que é 100% direcionada para o Revalida INEP.  O nosso curso foi pensado para que você obtenha o seu máximo desempenho ao revalidar o diploma. Clique aqui e conheça mais, além de poder fazer  um tour totalmente gratuito no sistema que oferece:

  • Banco de questões com mais de 37 mil questões comentadas em vídeo e texto;
  • Plataforma de métricas e desempenho totalmente personalizável que se adapta às suas necessidades;
  • Simulados Inteligentes e revisões personalizadas para que você se concentre e dedique seu tempo no que realmente cai na prova.

Conclusão

O Novo Mais Médicos vem com um redesenho que oferece mais incentivos para os profissionais que se inscreverem no programa, além de incentivar a formação e especialização médica. Não deixe de aproveitar e garantir a revalidação do seu diploma ainda esse ano.

Leia mais: