Editais
Publicado em
24/2/23

Revalida INEP 2023: Tudo que você precisa saber

Escrito por:
Revalida INEP 2023: Tudo que você precisa saber

Muitos médicos estrangeiros ou brasileiros que cursaram medicina em outros países se perguntam como validar o diploma do exterior no Brasil. É provável que você já tenha ouvido falar no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, mas não o conhece por esse nome. 

Estamos falando do Revalida INEP, mas você sabe o que é, qual o cronograma e como funciona? É sobre isso e muito mais que falaremos neste texto. Vem conferir!

O que é o Revalida INEP?

O Revalida é um Exame Nacional responsável por auxiliar na revalidação do diploma médico emitido no exterior, ou seja, ele ajuda a validar o diploma do exterior no Brasil. Segundo o Ministério da Educação, ele tem como objetivo “avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS)”. 

A prova possui duas edições por ano divididas em duas fases envolvendo as cinco grandes áreas da medicina: Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia, Pediatria e Medicina da Família e Comunidade (saúde coletiva). Ainda conforme a pasta, para participar do Revalida INEP é preciso ser brasileiro ou ser estrangeiro em situação legal no Brasil. Aqueles que estão refugiados no Brasil devem comprovar a sua condição por meio da documentação emitida pelo Conselho Nacional de Refugiados do Ministério da Justiça (Conare-MJ).

O Ministério da Saúde ainda deixa claro que: “as referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional”.

Histórico do Revalida INEP 

A prova, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), teve a sua primeira edição oficial em 2011. Antes disso, os médicos procuravam diretamente as universidades públicas para validar o diploma no Brasil

Cada uma delas possuía as suas próprias regras sobre as provas, análise documental ou até mesmo sobre a necessidade de cursar disciplinas extras.  Sendo assim, o REVALIDA foi criado para unificar e simplificar o processo de revalidação do diploma de medicina.

Para mais, a prova para o reconhecimento de diploma estrangeiro, foi realizada ano após ano desde a edição-piloto em 2010. Contudo, após a edição do ano de 2017 houve uma pausa e o processo só foi retomado em 2020.  Há época, de acordo com o porta-voz do INEP, a suspensão do  REVALIDA 2018 ocorreu por causa da necessidade de “analisar e reavaliar as condições de aplicação do exame”.

Conhecer a banca e entender como funciona as aplicações do Exame são fundamentais para quem quer garantir a aprovação em um curso tão difícil quanto o Revalida INEP. Pensando nisso, confira a correção da prova objetiva da prova do Revalida 2023.1 realizado por nossos professores: 

Confira o cronograma das duas edições de 2023

2023.1

1ª Fase 2ª Fase
Período de Inscrições: 16 a 20/01/2023 Período de Inscrições: 15 a 19/05/2023
Aplicação das provas: 05/03/2023 Aplicação da prova prática: 24 e 25/06/2023
Divulgação de gabaritos: 11/04/2023 Divulgação do gabarito: 28/06/2023
Resultado definitivo: 08/05/2023 Resultado definitivo: 29/09/2023

2023.2

1ª Fase 2ª Fase
Período de Inscrições: 21 a 27/06/2023 Período de Inscrições: 09 a 13/10/2023
Aplicação das provas: 06/08/2023 Aplicação da prova prática: 02 e 03/12/2023
Divulgação de gabaritos: 09/08/2023 Divulgação do gabarito: 06/12/2023
Resultado definitivo: 02/10/2023 Resultado definitivo: 10/02/2024

Como se inscrever?

O valor da inscrição da primeira e segunda etapas são diferentes, assim como as datas. O candidato precisa desembolsar R$ 410,00 na primeira etapa e R$ 3.300,00 na segunda. Cada inscrito deverá informar a sua data de nascimento e um CPF válido com a Justiça Federal, é recomendado que verifique antes da inscrição sua situação, já que pessoas com CPF em situação irregular não poderão realizar as provas, você pode clicar aqui para checar sua situação com a receita.

Ao se inscrever para realizar a prova objetiva e discursiva, os candidatos devem enviar a frente e o verso do diploma, para ser analisado. Mas atenção, ele deve ter os seguintes formatos: PDF, PNG ou JPG, e o tamanho do arquivo deve ter no máximo 2MB. Vale salientar, que o diploma deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação ou pelo órgão que faz o papel semelhante no país de origem do certificado. 

E ainda, o documento deve estar autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, promulgado pelo Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016.

Como funciona o Revalida Inep?

Como dito, o Revalida INEP é aplicado duas vezes ao ano e cada edição é dividida em duas fases. Na primeira etapa, os candidatos farão uma prova objetiva - também chamada de P1 -  composta por 100 questões pela manhã, com duração máxima de 5 horas. Cada questão da P1 vale 1 ponto, assim, o candidato pode obter no máximo 100 pontos nesta prova.

Primeira etapa

A primeira fase possui ainda uma prova discursiva - também chamada de P2 -, composta por 5 questões discursivas onde cada questão vale no máximo 10 pontos. Assim, nessa prova o candidato poderá obter no máximo 50 pontos. Ambas as provas cobram assuntos das 5 grandes áreas da medicina.

O Revalida não possui vagas, todos os candidatos que alcançarem a nota mínima são automaticamente aprovados. Para a primeira edição da prova deste ano a nota mínima  para a aprovação na primeira fase e classificação para a segunda é de 96,635 pontos, ou seja, o candidato terá que acertar quase 65% de toda a prova (somando P1 e P2) para serem aprovados.

Comparativamente, no ano passado a nota de corte das duas edições da primeira fase também ficou em torno de 96 pontos, em 2022.1 a nota de corte foi 99,6 (igual a 2023.1) e 2022.2 foi de 96,21 pontos. Já na segunda fase a nota mínima para ser aprovado foi em 2022.1 e 2022.2 foi 64 e 66,025 pontos respectivamente.

Segunda etapa

a segunda etapa do exame é uma Prova de Habilidades Clínicas. O edital deste ano sobre essa etapa ainda não foi divulgado, mas ela muito provavelmente seguirá o modelo dos anos anteriores. Assim, será uma prova prática, com 10 estações e dois dias de aplicação onde o candidato fará tarefas específicas também das cinco grande áreas da medicina.

Além disso, no ato de inscrição o candidato poderá escolher entre as seguintes cidades para realizar a prova:

  • Brasília/DF;
  • Campo Grande/MS;
  • Curitiba/PR;
  • Porto Alegre/RS; 
  • Recife/PE; 
  • Rio Branco/AC;
  • Salvador/BA; 
  • São Paulo/SP

Confira nossa entrevista com a Drª. Suely Cruz, médica pela Universidade Privada del Valle na Bolívia e revalidada pela Universidade Federal de Pernambuco:

Regras gerais para o Revalida INEP

  • Durante a pandemia de Covid-19 é terminantemente proibido a realização da prova sem o uso de máscara nas cidades onde o uso é obrigatório;
  • O candidato deve portar um documento de identificação oficial com foto, como:  Carteira de Registro Nacional Migratório, Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, declaração de comparecimento etc devem ser guardados no envelope porta-objetos, fornecido pelo chefe de sala;
  • A caneta utilizada deve ser de tinta preta, fabricada em material transparente;
  • O participante pode levar lanches, mas eles devem ser vistoriados e precisam estar em embalagens transparentes, assim como as garrafas. Elas também não podem ter rótulo.

Gabaritos das provas do Revalida 2022.2 e 2023.1

A resolução de questões de provas é essencial para a preparação, por isso confira abaixo os gabaritos das provas anteriores:

2022.2

2023.1

Preparatório para o Revalida INEP

Se você irá fazer a prova do Revalida INEP, saiba que não precisa estudar sozinho. O seu processo de estudo pode ser facilitado com o nosso curso, que é totalmente direcionado para garantir a sua aprovação nesta primeira etapa.

Além de aulas totalmente voltadas para a revalidação do diploma médico, nós contamos com uma inteligência artificial que vai te dizer quais os assuntos que você domina menos, e fará revisões personalizadas levando o seu desempenho em consideração.

Além disso, contamos com apostilas atualizadas, com um banco com mais de 35 mil questões e você ainda pode tirar dúvidas com os professores em tempo real. O acompanhamento psicológico também está incluso no curso, pois sabemos que não adianta só ter o conhecimento, o emocional também é um fator relevante para resolver as questões.

Leia Mais: